(22-05-2026, 21:15 )Dalygord Escreveu: Campinas é um sub-polo, por que é dentro de São Paulo e usa muito dos mesmos dubladores, a questão maior é que dublagem grande era só RJ-SP por serem os estados mais economicamente desenvolvidos, obviamente com maior concentração de produção, a própria Globo grava as novelas em estudios do Rio.
Se não estou enganado, dos outros 4 polos, 2 são fora do sudeste (Curitiba e Brasília), os outros sendo, obviamente Minas Gerais e Belo Horizonte. Mas Campinas ganhou fama muito rapidamente, MG e BH nunca ganharam tanta fama para o público geral por dublarem produtos menores. Miami é Miami.
Belo Horizonte fica dentro de Minas Gerais. Acho que você esqueceu POA aí, que também fica fora do sudeste. Isso também sem contar estúdios na Paraíba, Pará e Pernambuco. Embora, os estúdios dessas regiões operem full remoto com dubladores de outros lugares do Brasil, ao invés de usarem nomes locais, com exceções dos donos dos mesmos estúdios e pessoas associadas.
