Dublagens de formas "oficiosas"

7 Replies, 238 Views

A questão em discussão eu penso que seja mais relacionada a direitos de transmissão do que à oficialidade da dublagem, propriamente.

Na Wiki, se considera para adição nas tabelas de transmissão, se a transmissão for oficial, e com isso, considera-se que o canal emissor comprou os direitos daquela produção com um distribuidor que tenha adquirido legalmente aquela produção. Por isso que transmissões como as de canais como NGT, TV Diário e cia não entrariam. Os canais em questão - pelo menos considerando o que é dito internet afora, não é uma invenção da minha cabeça - simplesmente teriam pegado os episódios do que exibiram da internet, e botado no ar. Sobre a Rede Brasil especificamente, as exibições de DBZ e CDZ remasterizados há anos atrás, e algumas outras coisas no mesmo período eu sei que foram oficiais, pelo menos.

No caso de streamings como Oldflix, MyFamily e outros, eu sei que existe uma questão bem nebulosa em torno deles. Eu não vou saber discutir com mais detalhes ou muito conhecimento, mas até onde sei ou me falaram, não contam como veículos oficiais de fato. Faço a mesma pontuação sobre a One Filmes.

Eu sei que existem outras questões ainda que definem a questão da "legalidade" ou "oficialidade" de uma dublagem, como o pagamento de direitos conexos a determinadas produções, mas considerando que os contratos dos dubladores já há muitos anos tem cláusulas de cessão de direitos de voz, desde os anos 2000 pelo menos, e que diversos processos nesse âmbito já foram travados ao longo dos anos, com vitórias e derrotas dos dois lados, então talvez seja um ponto menor no debate.

A oficialidade a ser considerada, ou que é considerada pelo menos, na Dublagem Wiki e aqui também, é se uma distribuidora adquiriu aquele produto legalmente, e uma emissora (seja de TV, seja Home-Vídeo, seja streaming) comprou aquela produção com uma distribuidora que detenha os direitos.
(Este post foi modificado pela última vez em: 05-09-2025, 15:20 por SuperBomber3000.)

Mensagens neste tópico
Dublagens de formas "oficiosas" - por DavidDenis - 05-09-2025, 14:54
RE: Dublagens de formas "oficiosas" - por SuperBomber3000 - 05-09-2025, 15:17
RE: Dublagens de formas "oficiosas" - por Bruna' - 11-09-2025, 22:18

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dublagens Abrasileiradas - Parte 2 Danilo Powers 535 87.269 11 horas atrás
Última postagem: Maria Julia Santana
  Dublagens de Minas Gerais SuperBomber3000 136 52.216 11 horas atrás
Última postagem: Davi Barros
  Podcasts Sobre Dublagens Paseven 14 759 12-09-2025, 14:47
Última postagem: Neto34
  Dublagens Perfeitas Dunkinho 1.887 908.595 06-09-2025, 22:50
Última postagem: DubMasterZ
  Dublagens antigas para cinema Bruna' 51 6.019 02-09-2025, 16:39
Última postagem: Nicholas Knupp



Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)