(06-06-2025, 17:50 )Thiago. Escreveu: Estou assistindo a série legendada por enquanto.
Porém, fui dar uma olhada nas redes e até que as reclamações estão bem menores do que achei que estariam, inclusive vi algumas pessoas falando que não tá tão e que da pra assistir. Mas claro que as críticas negativas estão bem maiores.
Eu vi uns trechos por fora mesmo. O Bruno Heder é muito fraquinho, mas uns 50% do elenco é uma galera de Campinas/São Paulo, nomes que inclusive dublam bem, como o Rafael Quelle, o Alexander Vestri, o Gustavo Vergani e a Mari Guedes, entre mais alguns, uns 25% do RJ (tipo o Fox Pereira e o Luciano Lira), e o restante de polos alternativos daqui de dentro do Brasil, como Curitiba e outros lugares, além de um ou outro de Buenos Aires em si (que dubla presencialmente lá), como o próprio Bruno.
Como falei antes, e minha impressão se mantém pelo que pude ver. É a qualidade mais ou menos parecida com a de uma dublagem de musicais atuais da Disney (algumas nem musicais são, mas contam com os mesmos elencos), com dubladores de carreira mesclados à atores de teatro inexperientes que não dublam tão bem assim. Obviamente não é excelente nem realmente bom, mas não é o estupro auditivo que se imaginou que seria, pelo menos no seu todo. Tirasse o Bruno Heder e botasse um cara melhor que ele dublando o Pablo Cruz, ficava no nível de alguns trabalhos mais razoáveis do próprio eixo, de verdade.
Inclusive, considerando que o Bruno Heder já foi ator juvenil/apresentador da Disney ali nos anos 2000, e inclusive já se dublou em uma novela onde ele atua em espanhol, acho que era Sou Luna, é perfeitamente possível imaginar uma realidade paralela onde ele tenha virado um dos atores-cantores que dublam para a Disney hoje em dia.
Certamente esse seriado merecia uma dublagem melhor, não vou discordar disso. Mas como falei acima, está melhor do que a expectativa geral inicial, feliz ou infelizmente.