Bruna Escreveu:Então, querido, peço desculpas por ter me expressado de tal forma que deu abertura pra essa leitura, como se eu estivesse sendo combativa ou lhe antagonizando de propósito; a minha intenção é sempre de ser educada e clara, mas nem sempre é possível passar isso nas mensagens, principalmente quando é algo que pode ter um significado emocional – pra mim é o caso dessas dublagens paulistas antigas. Eu, ainda criança, participava de comunidades dedicadas à "descobrir" e compartilhar essas dublagens raras, esquecidas, e, do meu jeitinho, contribuí pra sites como o Tela de Cinema, que tornaram acessíveis inúmeras dessas grandes dublagens que podem não ser as mais famosas, mas ainda merecem reconhecimento.
A minha frustração teve dois motivos, e nenhum deles teve a ver com a sua educação nem tom. A primeira questão foi que você entendeu a "minha lógica" de forma incorreta e, dali, extrapolou pra uma conclusão que eu nunca defenderia; admiro muito a Marli e gosto do trabalho dela nas dublagens originais dos filmes, mas seria péssimo ela na Christina Ricci adulta. A segunda frustração é justamente essa questão de nós sermos fãs de dublagem, e sabermos de coisas que os "casuais" esquecem. Então, quando eu fico irritada com alguém por só mencionar o Chico José, é muito porque eu vejo tanto mérito nos outros como nele; é CLARO que o público vai conhecer mais as dublagens do Chico e do Bardavid, mas isso não quer dizer que é inválido que eu cobre um pouco mais de conhecimento dos membros daqui, que são, como eu, fãs de dublagem. Aí, é claro, tem o argumento de que a dublagem é carioca, aí supostamente não faria sentido falar do LC ou do Carlinhos... o problema é que o Chico José é paulista, começou a dublagem em São Paulo e, por mais que tenha feito boa parte de sua carreira no Rio, é atualmente um dublador paulista, atuante em São Paulo, então não existe diferença no momento nesse quesito.
Enfim, como eu disse, não é só que o Chico fez o Fester na dublagem carioca do primeiro filme, mas ele também é o dublador que mais fez o Christopher Lloyd, e eu estava simplesmente esclarescendo que o LC tem só uma produção a menos em relação à ele, e fez antes do Chico o filme. No caso da Adriana é a mesma coisa, ela é de longe quem mais fez a Christina Ricci e fez ela na dublagem "clássica" carioca. É isso, não disse que o Chico não deveria ser homenageado, mas que o LC e o Carlinhos merecem estar na conversa também, por mais que você possa apelar pra um consenso público de pessoas que viram mais a carioca do que a paulista — por que isso é importante? Um grande trabalho como o do LC é um grande trabalho, não importa em que mídia foi lançado.
#paz e amor
Não esperava que um comentário meu causaria tudo isso, peço desculpas caso eu tenha passado uma tal impressão e de não ter considerado o LC e o Carlinhos (eu sei que ambos dublaram o ator, só não sei se a MGE chamaria um dos dois pra dublar o ator), só citei o Chico obviamente por conta da dublagem carioca (pois sabemos que o Bardavid infelizmente não tem como), mas mesmo assim melhor esperar até Agosto ou Setembro pra saber quem dublou o ator.
Novamente, peço desculpas pelo o que resultou essa conversa.