SuperBomber3000 Escreveu:Mas é. Ter alguns temas especificamente mais maduros não torna a obra adulta. É uma série de livros/filmes que foi feita, primariamente, para crianças.Os filmes? Os filmes na verdade suavizaram bastante alguns dos temas mais pesados dos livros, como a questão dos elfos domésticos que é expandida bastante nos livros mas nos filmes meio que se resume ao Dobby.
Talvez mais adequado seja dizer que é infanto-juvenil. Uma criança de 3 anos obviamente não é o público alvo, mas sim pessoas ali com 7, 8 para cima.
Os filmes foram ganhando tons mais escuros e algumas situações mais pesadas na história conforme ela foi avançando, mas basicamente para acompanhar o público que assistiu criança e cresceu.
Nos livros, por exemplo, o Dobby é tratado como um elfo que quer ser livre porque ele é "estranho", tem todo um sub-plot onde uma elfa é demitida (libertada) e vira uma alcóolatra que constrange os outros elvos de Hogwarts, porque sem trabalhar como uma elfa doméstica ela não vê sentido na vida. O motivo disso ser pesado é que... bom, os elvos são basicamente escravos, e nos livros são referidos como uma raça que gosta de ser escravizada e.... ãhm... isso é meio estranho.
Enfim... em questão do público alvo, como você disse, os livros foram maturando em temas junto das crianças que leram na época do lançamento original, então não sei se dá pra dizer que é tudo pra criança, mas também não é pra adulto.
True love will find you in the end.