Miguel Liza Escreveu:Vendo o que está sendo escrito recentemente nesse tópico, dá pra ver que essa ideia de cooperativa de dublagem parecia ser boa, mas depois virou um desastre. Parece que das cooperativas que existiram de dublagem durante os anos, só a MAGA conseguiu "sobreviver", pelo fato de que a empresa acabou somente quando o seu fundador (o Maga) faleceu, em 1995. E essas mensagens monstram também que não se deve endeuzar dubladores, porque eu vejo muitas pessoas endeuzando o Gastaldi, mesmo com suas práticas que chegavam, de vez em quando, serem duvidosas. Ainda bem que os dubladores do Rio de Janeiro esqueceram dessa ideia rápido, porque, pelo que eu sei, só teve uma cooperativa no Rio, que foi a Combate (que durou apenas dois anos). Também é engraçado saber que as pessoas que eram responsavéis por essas cooperativas paulistas eram as mesmas que lideraram a Greve de 1978, que criticava as condições de trabalho dos dubladores e o salários baixos que eles recebiam na época. Parece que com o passar do tempo essas pessoas (o Maga, o Osmiro e o Felipe) foram corrompidos pelo dinheiro, chegando ao ponto de fazer práticas piores que os donos de estúdio que eles tanto criticavam nos anos 70. Desculpe pela mensagem longa, é porque eu quis desabafar mesmo sobre o assunto.
Existe alguma prova disso, ou só boatos?