Maruseru03 Escreveu:Dublagem carioca em animes era muito incomum, só uma vez ou outra aparecia um anime dublado no Rio na década de 90/2000. Por isso que é normal o povo, principalmente da geração Manchete, Locomotion e Animax ter uma certa estranheza com animes dublado no Rio e até mesmo recentemente com dubladores cariocas participando de dublagens paulistas de anime.
Eu tenho que discordar. Essa escassez de dublagem carioca na verdade gerou uma valorização, ao passo que até dublagens cariocas fracas chegaram a ser momentaneamente elogiadas, como exemplo, o filme da Bayonetta e os animes da Sentai na All Dubbing, que é um estúdio bem pior que a média carioca. Até o Ninja Kamui na Sérgio Moreno Filmes recentemente também, o elenco tem ótimos nomes, mas a dublagem tem uns problemas que só foram aumentando conforme a série foi andando (se bem que o próprio anime também foi piorando conforme os episódios avançaram).
Na minha opinião pelo menos, a dublagem carioca era melhor que a paulista lá nos anos 2000, à parte de alguns estúdios de excelência em SP como a Álamo, Sigma e Dublavídeo, e mesmo esses estúdios as vezes faziam algum trabalho ruim por causa de sobrecarga de trabalho ou outros fatores. Nos anos 2010, isso já se inverteu com a entrada de estúdios como a Unidub e a TV Group no mercado. Mas, hoje em dia, já na década de 2020, ainda mais com o remoto, diria que o nível é o mesmo, tem estúdios excelentes, bons, medíocres, ruins e horríveis em ambos os estados.
E por sinal, o remoto trouxe algo que, discordando de você, também sempre foi visto de forma excelente por fãs de anime, que foi trazer dubladores cariocas como participações em dublagens paulistas (e vice-versa também). Isso sempre foi algo valorizado, não desprezado.