DavidDenis Escreveu:Hoje os fãs de animê gostam destes profissionais que surgiram em Campinas e amam os animes da Atma e DuBrasil com eles, muitos preferindo muito mais estes trabalhos do que os da Som de Vera Cruz do Rio, que repete bem mais elenco. A variedade que estes profissionais trouxeram foi um diferencial para São Paulo conquistar mais fãs e ter mais trabalhos. Lembrando que Gota Mágica, ou mesmo os Tokusatsus da Álamo, sempre trabalharam com muitas vozes novas no mercado (iniciantes mesmo) por dois motivos: o primeiro é animê ser considerado um trabalho menor (e "desenho é mais fácil dublar") e segundo pq a Gota Mágica tinha má fama, primeiro que era um estúdio muito longe e que dava muito problema no pagamento.
Além da antiga Unidub (Unisom/Universidade da Dublagem) e da DuBrasil tem outra escola que deve ser levado em conta, ou melhor, escolas, todas as que a Raquel Elaine teve. Muitos dubladores de Campinas foram formados no Belas Artes/ Áudio Brasil/ ArtWay/ H2D. Além do Senac-SP, com o Figueira Junior e a Marcia Del Monaco ensinando muita gente. Aos poucos Campinas também foi tendo escolas locais na UP Voice.
Eu incluiria a Unidub e a Vox nisso (e a própria TV Group/Media Access paulista, se fizesse mais anime), e não incluiria tanto a Atma assim. Mas, tem algum fundamento.