Nicholas Knupp Escreveu:A redublagem parcial de O Guardião 2 : Retorno às Minas do Rei Salomão , que foi pra Globo . No primeiro filme teve o Élcio Sodré no Noah Wyle e Gileno Santoro no Bob Newhart , no segundo filme eles foram substituídos pelo Affonso Amajone e Carlos Campanille , respectivamente . Mas a Globo fez uma redublagem parcial pro segundo filme , com o Élcio e o Gileno , pra manter consistência com o primeiro . Vi essa dublagem só duas vezes , uma em 2009 (foi a primeira vez que assisti o filme inclusive , quando vi na Tv à cabo com outras vozes até estranhei ), e outra por volta de 2010/2011 . Já falei dessa dublagem aqui no Fórum uma vez , mas a moderação , acho que foi o Reinaldo , ñ lembro com certeza , disse na Globo passou com a dublagem do Amajones e do Campa . Eu sei que eu assisti o filme na Globo duas vezes , e em ambas eram as vozes do Élcio e do Gileno . Infelizmente ñ existe trecho dessa redublagem parcial em canto nenhum pra provar minha história . Lembro que até cheguei à gravar o filme em VHS , na segunda exibição , mas essa fita se perdeu quando meu último videocassete morreu há mais de 10 anos
Se houve redublagem parcial foi em reprise, porque o segundo filme passou numa sessão da Tarde com elenco diferente do primeiro, mudaram voz do Noah e os outros dois atores que reprisaram papel..