DVD virou 'tóxico' e definha no Brasil, mas fãs buscam manter a chama viva

3 Replies, 397 Views

DVD virou 'tóxico' e definha no Brasil, mas fãs buscam manter a chama viva


Há dez, 15 anos, o costume de dar filmes de presente ainda era comum. As locadoras, mesmo que já estivessem minguando, eram um oásis para os cinéfilos. Essa história acabou. Neste começo de 2024, DVDs e Blu-rays de longas-metragens e séries praticamente sumiram das casas dos brasileiros, enquanto os grandes estúdios deixaram de vender a mídia física por aqui.

Decretar a morte da mídia física para vídeo é tentador, ainda que o formato continue existindo no setor de games. Seria a repetição de um artigo publicado pela Variety em 2006, que noticiou o "falecimento" do velho VHS. Alguns dos mesmos sinais podem ser encontrados no atual momento.

Grandes estúdios, como Disney, Warner Bros. e Universal Pictures, se retiraram do mercado de discos no Brasil e na América Latina nos últimos anos. Hoje é quase impossível encontrar os blockbusters mais recentes em DVD.

Existem apenas empresas menores, independentes - como Versátil, Obras-Primas do Cinema e Classicline - que lançam títulos mais antigos, chamados de "catálogo". Não se engane: essas empresas apenas embalam no Brasil, deixando a fabricação para o exterior. As tiragens são pequenas, muitas vezes de 500 unidades, e preços de "lançamento" que partem de R$ 60 no DVD e R$ 100 no BR.

Praticamente não há mais a venda em lojas físicas, enquanto muitos dos varejistas online não repetem as ações de marketing ou a disponibilidade do passado. Livrarias como Cultura e Saraiva, que eram ótimos pontos para encontrar os discos, foram engolidos por suas próprias crises. As locadoras? Salvo raríssimas exceções, não existem mais. Já os tocadores de Blu-ray novos à venda são uma raridade.

......

Matéria Completa: https://www.uol.com.br/splash/colunas/na...adoras.htm

Mensagens neste tópico
DVD virou 'tóxico' e definha no Brasil, mas fãs buscam manter a chama viva - por Paseven - 04-01-2024, 15:22

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  25 Anos Sem Marcelo Gastaldi - A VOZ de Chespirito no Brasil RHCSSCHR 24 10.194 01-08-2024, 11:11
Última postagem: Bruna'
  Petição da publicação do livro Destin animé no Brasil Maria Julia Santana 4 1.420 23-05-2024, 19:09
Última postagem: Maria Julia Santana
  Noveleiros: O que vocês achariam de uma fusão entre SBT Vídeos e VIX Brasil? Danilo S. 1 549 27-01-2023, 01:39
Última postagem: Duke de Saturno
  Big Brother Brasil 2023 Thiago. 11 1.426 26-01-2023, 22:56
Última postagem: Duke de Saturno
  Entrevista FanDublando Brasil : Léo Junior ari007 0 1.468 02-07-2012, 14:58
Última postagem: ari007



Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)