Comunidade DublaNET - O espaço mais tradicional pra quem ama dublagem!
DVD virou 'tóxico' e definha no Brasil, mas fãs buscam manter a chama viva - Versão para impressão

+- Comunidade DublaNET - O espaço mais tradicional pra quem ama dublagem! (https://www.dublanet.com.br/comunidade)
+-- Fórum: Off-Topic (https://www.dublanet.com.br/comunidade/forumdisplay.php?fid=8)
+--- Fórum: Fala Povo! (https://www.dublanet.com.br/comunidade/forumdisplay.php?fid=23)
+--- Tópico: DVD virou 'tóxico' e definha no Brasil, mas fãs buscam manter a chama viva (/showthread.php?tid=43023)



DVD virou 'tóxico' e definha no Brasil, mas fãs buscam manter a chama viva - Paseven - 04-01-2024

DVD virou 'tóxico' e definha no Brasil, mas fãs buscam manter a chama viva


Há dez, 15 anos, o costume de dar filmes de presente ainda era comum. As locadoras, mesmo que já estivessem minguando, eram um oásis para os cinéfilos. Essa história acabou. Neste começo de 2024, DVDs e Blu-rays de longas-metragens e séries praticamente sumiram das casas dos brasileiros, enquanto os grandes estúdios deixaram de vender a mídia física por aqui.

Decretar a morte da mídia física para vídeo é tentador, ainda que o formato continue existindo no setor de games. Seria a repetição de um artigo publicado pela Variety em 2006, que noticiou o "falecimento" do velho VHS. Alguns dos mesmos sinais podem ser encontrados no atual momento.

Grandes estúdios, como Disney, Warner Bros. e Universal Pictures, se retiraram do mercado de discos no Brasil e na América Latina nos últimos anos. Hoje é quase impossível encontrar os blockbusters mais recentes em DVD.

Existem apenas empresas menores, independentes - como Versátil, Obras-Primas do Cinema e Classicline - que lançam títulos mais antigos, chamados de "catálogo". Não se engane: essas empresas apenas embalam no Brasil, deixando a fabricação para o exterior. As tiragens são pequenas, muitas vezes de 500 unidades, e preços de "lançamento" que partem de R$ 60 no DVD e R$ 100 no BR.

Praticamente não há mais a venda em lojas físicas, enquanto muitos dos varejistas online não repetem as ações de marketing ou a disponibilidade do passado. Livrarias como Cultura e Saraiva, que eram ótimos pontos para encontrar os discos, foram engolidos por suas próprias crises. As locadoras? Salvo raríssimas exceções, não existem mais. Já os tocadores de Blu-ray novos à venda são uma raridade.

......

Matéria Completa: https://www.uol.com.br/splash/colunas/na-sua-tela/2024/01/04/fim-dvd-blu-ray-colecionadores-locadoras.htm


DVD virou 'tóxico' e definha no Brasil, mas fãs buscam manter a chama viva - Dunkinho - 04-01-2024

É meio triste pensar na queda da mídia física porque a variedade de conteúdo era muito maior. Hoje somos reféns apenas do que está disponível no streaming ou para alugar, e caso alguma obra não esteja disponível, a opção ou é piratear ou não assistir. Por outro lado mídia física é terrível para a natureza


DVD virou 'tóxico' e definha no Brasil, mas fãs buscam manter a chama viva - Duke de Saturno - 04-01-2024

A Livraria da Travessa no Barra Shopping ainda vende DVDs


DVD virou 'tóxico' e definha no Brasil, mas fãs buscam manter a chama viva - Danilo Powers - 05-01-2024

Pior, Sempre Fazem Isso aos Mais Pobres, Esse Monte de Filmes de Streamings São Lançados, Comentados, Mas Depois São Esquecidos, Enquanto Isso os Clássicos Ainda São Lembrados Cada Vez Mais, Precisa Acabar com Essa Desigualdade Social no Mundo da Cultura Pop.