Thiago. Escreveu:Acho que eles eram relativamente novos quando começaram a dirigir, hoje em dia não.
Mas é sim um problema recorrente no RJ de colocarem gente com pouca experiência pra dirigir, já teve várias críticas sobre isso por parte de dubladores veteranos, exceto quando o tal diretor novato é filho ou sobrinho de dublador conhecido, nesses casos fica todo mundo calado rs
Assim, que eu lembre, eles tinham uns 6 a 8 anos de carreira em média quando começaram a dirigir. Isso inclusive cumpre os requisitos que o SATED em SP (que é 7 anos de carreira) sempre tentou impor. Naquela época talvez essa crítica aos dois fizesse mais sentido, mas hoje em dia não.
Porém, embora isso possa sim ser uma crítica válida, tem dublador veterano também que não consegue dirigir ou ser bom diretor. Pessoalmente, não concordo muito com esse critério, mas no fim das contas, a categoria sabe o que é melhor para si. Mas, claro, quando é parente de nome conhecido dirigindo, aí o pessoal evita tocar nisso. Técnicos de som dirigindo no RJ também são historicamente mais recorrentes, por sinal.
GabrielSa Escreveu:O próprio Briggs tinha 4 anos de dublagem quando pegou o Buzz Lightyear, em 95, e acho que foi o primeiro papel realmente grande dele (e em uma grande produção).
Exato, e em uma dublagem de cinema. Imagina hoje em dia o tratamento que dariam a ele na internet.
"olha, esse novato de 4 anos de carreira pegando um papel grande! como assim? Tinha que ser o André Filho!"
A verdade é que a arte (dublagem inclusa), como parte de humanidades, não tem uma ciência exata ou tempo exato de quando alguém pode estar pronto ou não para fazer um papel grande. Claro que com mais experiência e tempo as pessoas tendem a se aprimorar, mas tem gente que pega o jeito rápido, outros que precisam de mais tempo.