Luiz2812 Escreveu:Mas eu acho justamente que ele dá tom cômico na versão do personagem em que isso não funciona.
E bom, eu valorizo sim os atores encontrarem a sua própria voz e interpretação pro personagem, porquê dublagem não é só imitar o que o cara faz lá.
Eu listei três coisas e você responde como se eu tivesse dito uma. A voz do Yoda é caricata falando em tom sério, sereno, cômico, o que for. O Briggs só deixou uma caricatura mais próxima ao original.
E sim, dublagem não é SÓ imitar, mas ambas as abordagens são validas, é absurdo falar que respeitar o tom original é necessariamente inferior que mudar, é uma hierarquização arbitrária.
Lembrando também que o Briggs foi o único a fazer os todos os filmes em que o personagem aparece, ele, assim como o Frank Oz, precisava manter a continuidade entre as interpretações diferentes que ele perpassa na saga. E é 100% válido você querer se nortear pela voz original, já que é o que funcionou antes.
Sabe alguém que eu achei que tinha tudo pra fazer um PUTA trabalho e me decepcionou? O Sérgio Fortuna no Vader. Ele tem uma fala muito insossa, como se só o tom de voz desse conta. Faltou ele ser dirigido melhor. Porque no Rebels ele tá perfeito, mas ai no Rogue One fica sem sal de movo.
Respondendo a sua pergunta, Dunkinho, pensei no Marcelo Salsicha.