Reinaldo Escreveu:Segundo o Lionel foi corroborado pelo Hélio Vaccari que essa versão existe, se não fosse isso pra mim não estaria listado.
Bruna Escreveu:Mas o Vaccari corroborou os dubladores que fizeram tais personagens? Porque a dublagem existir a gente já sabia, tem até materia de jornal da época que comprova.
Reinaldo Escreveu:Pelo que entendi o Hélio disse em alguns lugares que o Orlando Viggiani escalou o Nelson no Michael não sei se falou mais nomes do elenco.
Essa matéria é com nomes de dubladores ou só falando que passou dublado na tv no final dos anos 70 (época que o Bisson dia ter visto o filme)
Só para esclarecimento:
O Bisson fez um post em 2013, no grupo A História da Dublagem, falando sobre a estreia do filme na Band, que ocorreu em 78 - seis anos depois do filme ser lançado. Nele, na ocasião, o Bisson dizia que achava que o Nelson tinha sido feito pelo Pacino, confirmou que o Mário Jorge Montini tinha feito o Luca Brasi, que o Duvall tinha sido feito pelo Francisco José, Gastão Malta tinha sido o Marlon Brando, e que o Richard Conte tinha sido Luiz Pini. O post recebeu vários comentários com o passar dos anos. E em um deles, o Hélio Vaccari confirmou dizendo que o Pacino tinha sido mesmo o Nelsinho, e que o Orlando Viggiani havia escalado-o, mas "não sabia se ele tinha dirigido". Ok. Eu também achei uma transcrição de um post do Orlando Viggiani, feita pelo Carlos Amorim, relembrando essa escalação que ele fez do Nelson no Pacino, nessa versão perdida de O Poderoso Chefão.
Ai mandei uma mensagem para ele (Bisson) para saber se ele descobriu algo mais e tal, já que tinham se passado dez anos. Ele me disse que não. Mas foi categórico no Montini e no Pini, e disse pra mim que o Marcos Miranda também esteve na dublagem (essa informação foi dada pelo Francisco José a ele).
Agora, não existe registros dessa versão por dois motivos:
1) Não existia VHS nessa época e;
2) Segundo um comentário do Bisson no mesmo post, o Michael Stoll, dono da Álamo, tinha um funcionário encarregado de destruir as dublagens feitas no seu próprio estúdio. E por isso que muita coisa feita na Álamo, foi redublada pela Herbert na década seguinte.