O Poderoso Chefão - Parte 2
ESTÚDIO:
UniDub
DIREÇÃO:
Márcio Araújo
ELENCO DE DUBLAGEM
Al Pacino (Michael Corleone): Alfredo Rollo
Robert Duvall (Tom Hagen): Sérgio Moreno
Diane Keaton (Kay Adams-Corleone): Clarice Espíndola
Robert De Niro (Vito Corleone): Cassiano Ávila (apenas falas em inglês)
John Cazale (Fredo Corleone): Sérgio Rufino
Talia Shire (Connie Corleone): Thaís Durães
Lee Strasberg (Hyman Roth): Francisco José
Michael V. Gazzo (Frank Pentangeli): Luiz Carlos de Moraes
G.D. Spradlin (Senador Pat Geary): Walter Cruz
Richard Bright (Al Neri): Élcio Sodré
Tom Rosqui (Rocco Lampone): Marcelo Pissardini
Morgana King (Mama Corleone): Lúcia Helena
Dominic Chianese (Johnny Ola): Mauro Gasperini
Joe Spinell (Will Cicci): Henrique Canales
Abe Vigoda (Salvatore Tessio): Carlos Seidl
Muito bem, irei iniciar com o nome que meu pegou muito de surpresa, pois confesso que não me lembrava dele: Lee Strasberg. Isso acabou por me fazer repensar o Abe Vigoda, uma vez mais, e troquei o Chico José pelo Carlos Seidl, que tem uma voz razoavelmente parecida com a do ator. O motivo disso é que eu sinceramente acho que não tenha uma opção in natura para dublar o Strasberg e seu tom leve, calmo e arrastado que não se chame Francisco José. Uma outra opção, mas que descaracterizaria o ator um pouco de mais, seria o Carlos Silveira e olhe lá.
Dito isso, como de costume, o elenco do segundo filme foi mais tranquilo, até por já ter uma base construída. Eu lembro que o De Niro chega a falar algumas coisinhas em inglês, então, como marcado ali no elenco, o Cassiano dublaria apenas essas falas. Eu só vi a dublagem original, com o Marcos Miranda dublando o De Niro com um sotaque italiano bem zoado, e acho que isso acabou sendo o grande destaque negativo daquele trabalho. A redublagem, que não cheguei a ver, acertou em cheio deixando as falas em siciliano no original. Seria o mesmo aqui.
Por fim, esta acaba sendo a despedida do elenco da fase "clássica". No terceiro, terei que pensar praticamente do zero. Diferentemente do que foi feito na redublagem, de forma alguma por aqui o Alfredo teria condições de dublar o Al Pacino dos anos 90, assim como a Clarice e a Thaís na Diane Keaton e na Talia Shire, respectivamente. Vamos ver o que o terceiro filme trará como desafios hehe.