Bruna Escreveu:Engraçado que quando o seu post era só a questão do filme Conta Comigo eu até ia concordar, mas aí você a começa a falar merda sobre dubladoras fazendo meninos em ANIMES e realmente fica complicado.
Primeiro que é puramente arbitrariedade idiota limitar a 5 anos, puberdade pra meninos geralmente só começa lá pelos 10 anos, a lógica de uma mulher fazendo um menino é óbvia, pois uma voz feminina na maioria das vezes abaixa em tom muito menos do que vozes masculinas, tem várias dubladoras e seiyuus cujas vozes são as mesmas desde que elas eram pré-adolescentes, e se elas precisam fazer um menino um pouco mais velho, elas podem tranquilamente apenas engrossar a voz.
Segundo que mesmo pra meninos mais velhos, quando você fala de anime é diferente, e em anime tem outros motivos pra escalar uma seiyuu com voz feminina pra fazer um menino: primeiro que simplesmente pode combinar mais com o estilo em que o anime é desenhado, e segundo que o problema de vozes infantis masculinas é que elas engrossam, e se for um desenho onde o personagem fica eternamente na mesma porra de idade, simplesmente faz mais sentido uma voz cuja mudança vai ser mínima enquanto o desenho passar. Mesmo em animações ocidentais, você tem casos como Gumball onde no original Darwin e Gumball tiveram 4 vozes cada, isso não aconteceria com uma boa dubladora de meninos, e mesmo aqui no Brasil teve um momento em que a voz do Dudu Drummond não rolou mais, e pra mim o Yago Machado também ficou meio zoado bem rapido nas últimas temporadas, mas seria problemático provavelmente substituí-lo tão tarde, but I digress.
É legal que tenham dubladores com voz masculina que consigam também fazer, eu citei o Cleonir dos Santos e o Zezinho Cútolo de antigamente em um tópico por aí e o Bomber respondeu com nomes atuais, o Carloz Magno principalmente pra mim é incrível, eu literalmente achei que ele era um homem trans (ou seja, que a voz dele era naturalmente feminina) de tão convincente que ele ficou fazendo o Lev de TLOU2, só que isso não é tão comum, e não é sempre que vai ficar legal em meninos pré-pubescentes por exemplo, porque existe uma diferença entre esses e adolescentes.
É por aí. A questão principal é que animações costumam demorar, o personagem nem sempre cresce, e é bom ter pessoas capazes de reproduzir vozes infantis por longos períodos de duração. Um homem conseguir isso com naturalidade é difícil, mulher nem tanto. Tanto que são raros os casos de homens que conseguiram se manter em seus personagens depois de crescerem, como o Thiago Farias no Timmy Turner ou o Yuri Chesman em alguns papeis, fora outros como o Carloz Magno que você citou novamente. Mas no geral, é mais fácil uma mulher conseguir fazer.
Kevinkakaka Escreveu:O engraçado é que realmente ficou off a substituição no menininho, mas tá melhor que certas dublagens tão idolatradas pelos boomers com homens adultos dublando crianças, como a versão original de Conta Comigo.
Aliás, o curioso é que um jovem Wendel também participa e é um dos poucos que convencem.
Aliás, isso me lembra de outra coisa: essa história de mulher dublando meninos acima de 5 anos havia sido enterrada fazia um tempo, e infelizmente voltou com tudo de uns anos pra cá. Ainda mais em anime.
Ainda bem que Dragon Ball Z foi dublado em 1999, porque se fosse hoje, COM CERTEZA iam solicitar uma mulher com voz grave pra fazer o Goku, pra emular o original.
Caso a Toei realmente decida renovar o elenco de DB, já que renovaram CDZ e o Wendel fez um vídeo sobre essa eventual possibilidade em Dragon Ball, espero que realmente escalem alguém como o Ítalo Luiz, que o Wendel "escolheu" numa troca hipotética.
O Ítalo Luiz eventualmente poderia ser um Goku interessante caso o elenco seja renovado, não sei, mas espero que não levem a sério o resto das escalações que o Wendel propôs naquele vídeo, muita coisa ali seria completamente disfuncional e de quebra incorreria em repetições desnecessárias.
Se Dragon Ball fosse dublado hoje eu não creio que seria necessário uma mulher fazer, mas um homem com uma voz aguda pelo menos e que talvez conseguisse emular alguns maneirismos do original com a voz. A voz do Wendel tem a vantagem de não ser tão pesada, e ainda mais em 99 era bem levinha, ele soube captar bem o espírito do personagem.