Bruna Escreveu:Aqui nesse site tem alguns trabalhos do Ênio:
https://discografiabrasileira.com.br/fon...%20santos/
20 anos antes da dublagem de Pinóquio, claramente "escurecendo" seu timbre e projetando mais a voz, cantando mais alto mesmo, provavelmente na época ainda se usava microfones antigos onde se gravava junto de uma orquestra e o cantor tinha que cantar mais alto, até por isso que eram mais populares os tenores, quando os microfones começaram a ser personalizados, houve uma certa "ressurgência" dos barítonos, como Frank Sinatra por exemplo. Ênio era claramente um tenor e, mesmo nessas duas canções onde a voz soa mais encorpada, existem alguns momentos de mais suavidade onde dá pra reconhecer o tom que ele deu na música do Grilo.
Outro detalhe é que ele seguia diretamente a versão de Cliff Edwards do original, o cantor brasileiro (provavelmente Ênio) não só segue a técnica do cantor original, mas também é interessante notar que ele não poderia ter pedido para que o tom da música fosse abaixado, onde provavelmente se sentiria mais confortável pra cantar do jeito que estava acostumado.
Enfim, é meio complicado, eu concordo, mas me sinto apta a falar sobre isso porque tenho bastante experiência com música e principalmente com análise vocal, já fiz pesquisas extensivas sobre a técnica vocal de cantores como Elis Regina, aliás perdoem o jabá, só mostrando as credenciais. :lol:
Também como disse o paseven, o João Persson também faz o Príncipe na segunda dublagem de Branca de Neve.
Legal, não conhecia essa faceta do trabalho do Ênio Santos. Ele seguia muito o estilo de canto q se usava naquela época, do qual o maior expoente era o Orlando Silva. Vou editar lá no tópico.