Fábio Escreveu:Essa parte que ela fala que o poder do diretor de escolher elenco diminuiu muito é complicado demais. O cliente acaba escolhendo todas as vozes.Infelizmente eu não vejo isso melhorando não, pelo contrário, acho que a dublagem vai cada vez ficar mais robótica e menos artística, porque o cliente vai querer que tudo seja o mais próximo do original e mais padronizado; nem acho tão maluco o que alguns tipo o Fábio Lucindo que falam que a inteligência artificial vai substituir os dubladores, porque o fato é que no momento que as distribuidores puderem fazer isso, simplesmente pegar a voz original e "transformar" em português ou qualquer coisa desse tipo, eles farão e não pensarão antes de removerem da equação os dubladores que não cooperarem.
E eu nem digo essas coisas necessariamente como algo ruim, porque muito da "artisticidade" da dublagem sempre veio das limitações; o produtor lá de fora queria exibir seu produto em outros países de forma acessível pra faturar, as distribuidoras/emissoras daqui queriam ser as que exibem o produto (pra faturar), só que não dá pra chamar os gringos e pedirem pra eles se dublarem em várias línguas distintas, aí você paga alguns radio-atores pra botarem suas vozes em cima do original e tentarem se aproximar ao máximo do original, adaptação e tradução? Na época da AIC era "se vira", hoje em dia o cliente se envolve mais.
Enfim, é meio isso, dublador sempre teve que se virar muito e isso é boa parte do charme do trabalho, mas vai ter uma hora que não vai mais ser sustentável, porque dublador é trabalhor, quer direitos, quer ser apropriadamente remunerado pelos seus serviços, aí o que muitas distribuidoras fazem já hoje em dia é mandar pra estúdios que cobram menos, só que no futuro, se a gente chegar no patamar em que as máquinas consigam fazer esse trabalho, seja numa qualidade inferior, mas por muito menos dinheiro e muito menos complicações legais, a maioria desses clientes vão querer isso.
Eu acho que o jeito é ir pensando nas nossas próprias animações, do nosso país, porque o trabalho nessas vai ter uma validade muito maior.
Enfim, desculpa se eu meio que viajei total no sci-fi, acordei agora.
True love will find you in the end.