Crepúsculo
ESTÚDIO:
Dublavídeo
DIREÇÃO:
Arakén Saldanha
ELENCO DE DUBLAGEM
Kristen Stewart (Bella Swan): Luciana Baroli
Robert Pattinson (Edward Cullen): Diego Lima
Billy Burke (Charlie Swan): Alexandre Marconato
Peter Facinelli (Dr. Carlisle Cullen): Wendel Bezerra
Elizabeth Reaser (Esme Cullen): Angélica Santos
Cam Gigandet (James): Marco Aurélio Campos
Ashley Greene (Alice Cullen): Kate Kelly Ricci
Christian Serratos (Angela Weber): Tatiane Keplmair
Anna Kendrick (Jessica Stanley): Priscila Franco
Nikki Reed (Rosalie Hale): Priscilla Concepcion
Taylor Lautner (Jacob Black): Robson Kumode
Kellan Lutz (Emmet Cullen): Silas Borges
Jackson Rathbone (Jasper Hale): Reinaldo Rodrigues
Michael Welch (Mike Newton): Felipe Zilse
Gil Birmingham (Billy Black): Luiz Antônio Lobue
Justin Chon (Eric Yorkie): Alex Wendel
José Zúñiga (Sr. Molina): Leonardo Camillo
Rachelle Lefevre (Victoria): Raquel Marinho
Edi Gathegi (Laurent): Figueira Júnior
Sarah Clarke (Renee Dwyer): Vanessa Alves
Gregory Tyree Boyce (Tyler Crowley): Ailton Rosa
Ned Bellamy (Waylon Forge): Sidney Lilla
Ayanna Berkshire (Cora): Letícia Quinto
Catherine Grimme (Bella criança): Gabriela Milani
Este "experimento" foi encomendado pelo Earthquake, usando a metodologia de sempre. Eu achei, ao final, mesmo tendo o desafio de ser um elenco de época (2008), simplesmente impressionante a quantidade de mudanças em relação ao elenco original da Álamo. Uma coisa que me chamou a atenção é como, especialmente ouvindo com atenção às vozes dos atores nas entrevistas da época e em algumas cenas do filme, houve várias discrepâncias bizarras não apenas à voz, como também à idade dos atores. Marcelo Pissardini no Billy Burke, Alfredo Rollo no Kellan Lutz, Marli na Elizabeth Reaser, Wellington Lima no Edi Gathegi (escala claramente feita devido ao biotipo) e principalmente, Márcia Regina na Nikki Reed (que tinha 20 anos na época, com voz obviamente bem mais jovem que a da Márcia). Também mostrou que sim, Wendel no Pattinson era uma situação evitável.
A voz da Kristen engrossou rápido com o tempo, ficando bem parecida com a da Luciana Baroli. Neste filme, parece um pouco mais com a da Samira nessa época, mas em uma entrevista de Eclipse (de 2010) ela já está com a voz de hoje. Por conta disso, optei por deixar a Luciana mesmo. Ainda que a voz da Samira também tenha ficado bem mais madura com o tempo, a voz da Kristen Stewart é muito parecida com a da Luciana, como já dito. No Kellan Lutz, eu acho que o Thiago Longo (quem mais se encaixa no ator) ainda não tinha encorpado o suficiente, então escalei o Silas como segunda opção (que nessa época já tinha um certo grave).
Por fim, uma coisa que achei bacana foi a oportunidade de usar alguns dubladores ativos nessa época e que depois pararam de dublar, como o Reinaldo Rodrigues e o Alex Wendel. Como foram personagens de certa forma importantes, creio que eles seriam reprisados por ambos sem problemas, abrindo "exceções", portanto.