taz Escreveu:Achei interessante essa colocação. Eu tbem acho as vozes do Christopher Lee e do Allan Lima parecidas. Sobre essa questao de baritono. Nao sei se da pra usar essa mesma classificacao em dublagem. Vejo q o pessoal q trabalha com voz usa muito.
Mas é uma coisa mais voltada pra musica. E mais usada mesmo com rigor na musica erudita.
Mas transpondo o uso dessa classificação pra dublagem, eu diria o seguinte, o Allan Lima dublou o Alan Rickman, que tem um grave profundo, por que ele nao poderia dublar o Christopher Lee?
E outra coisa, baritono nem é a voz mais grave dessa classificação. É uma voz intermediaria. E o proprio Allan Lima pode ser também um baritono. Nao vou afirmar aqui pq nao sou um profissional dessa area de voz. Mas o alcance da voz de um baritono é razoavel.
E existem tambem tipos diferentes de baritonos. Alguns q alcancam tons mais graves e outros agudos. Alguns tem 'espectro vocal' mais limitado. Outros mais amplo. Nao é tao simples como parece ser.
E outra se essa classificacao for usada tao ao pe da letra. Acho q nem o Jonas Mello poderia dublar o Christopher Lee. Ja q ele é baritono. E o Jonas Mello tá mais pra baixo q pra baritono.
A voz do Allan Lima é (aliás era) grave. Pode nao ser tao grave quanto do Christopher Lee, mas é grave. Tao grave ao ponto dele ter sido escolhido pra dublar o Alan Rickman. Acho q essacescolha ja fala por si. Se nao fosse grave o suficiente, ele jamais teria sido escalado pro papel.
Ah e Taz, já que vc está aqui, o que achou dos meus elencos ?