Reinaldo Escreveu:sobre o Newton tem essa matéria do Estadão. segundo eles ele teria 60 anos em 2006 (1935-36, o ano de nascimento). as informações obtidas por eles diz que ele começou a dublar nos anos 60 - por volta dos 25 anos no Rio de Janeiro e que teria começado prodigio em tratro e radio rádio já nos anos 40-50. de fato tem uma diferença entre essas informações do Gerson e as do Jornal, talvez se tivesse algum parente pudesse ajudar a solucionar isso, mas nem sei se é viável.
Morre o ator e dublador Newton da Matta (estadao.com.br)
da Vera só tem essa matéria que você colocou e um video entrevista com ela mas sem informações de como começou, ainda é um mistério saber sobre ela. se ela na metade dos anos 1980 e 40tonas em 199o já dublava atrizes com vozeirão eu diria que já tinha 30-35 anos no mínimo nessa época. talvez só parentes tbem pra ajudar nessa sobre a Vera.
Matéria do Estadão tá disponível só pra assinantes. Não consegui acessar.
Sobre os dados do Gerson, as informações sobre a carreira são confiáveis. Só não sei quanto à data de nascimento. Como eu disse, esses elencos de peças, datas de estreia, tudo isso é publicado nos jornais (e em revistas tbem). E estão disponíveis no acervo da biblioteca nacional pra consulta online. E ele sempre cita como fonte jornais antigos, e é de uma dessas fontes as informações sobre a carreira do Da Matta.
Um detalhe é q ele também é creditado nesses elencos de rádio-teatro, como Milton da Matta e também como Nilton da Matta, já vi dos dois jeitos. Mas existem muitos registros dessa atividade dele no rádio teatro, em livros sobre o assunto, blogs antigos q também falavam sobre o assunto.
Sobre familiares do Da Matta, eu sei que ele tinha uma irmã, se eu não me engano o nome dela é Marília. Mas não a conheço, nunca tive contato, e nem sei nada a respeito do paradeiro dela.
Em relação a Vera Miranda. Esses vídeos não tem data, mas o vídeo q parece ser mais recente, feito pela Tv Alterosa de Minas, ela dubla sozinha. Provavelmente foi feito já na época em q se começou a dublar sozinho. E isso foi no final da década de 90. 1998 ou 1999, eu acho, não tenho certeza especificamente quando foi. Mas sei que foi nesse período, final da década de 90, que se começou a dublar sozinho. Por isso acho q esse vídeo foi realizado nesse período. Mas isso é só uma suposição e não uma certeza,
No outro vídeo, ela aparece ao lado do Júlio Chaves, creio q esse seja mais antigo.
Não conheço parentes da Vera Miranda. Aliás nem os dubladores falavam muito sobre ela. Lembro q certa vez perguntaram ao Marco Antônio Costa, nos tempos do orkut, ele disse q não tinha muito contato com ela, q não poderia falar a respeito.
Dos dubladores, na internet, naqueles tempos do orkut ainda, a que mais falava sobre ela era a Sumára Louise. Aliás os últimos trabalhos da Vera, que eu conheço, foram todos na Wan Macher. Não tenho contato com a Sumára, e nem sei se é fácil entrar em contato com ela também. Pelo q sei ela anda revoltada com os fãs de dublagem, enfim...
Outro q parece q deu um depoimento sobre ela foi o Ricardo Schnetzer. E eles começaram mais ou menos na mesma época. O Ricardo foi no final da década de 70.
E outra dubladora, que declarou q foi levada pra dublagem pela Vera Miranda, foi a Isabela Quadros, pode ser q ela saiba alguma coisa. Mas também não tenho contato. Nem sei também se é fácil entrar em contato com ela, se ela está nas redes sociais, enfim, esse tipo de coisa, né.
Bom essas são algumas coisas q eu sei a respeito.
Sobre a idade que a Vera começou na dublagem. Pode ter sido entre 30-35 realmente. Mas não dá pra ter certeza. No início dos anos 90 ela ainda fazia atrizes mais jovens, como em Twin Peaks (aliás o núcleo de jovens principais, era mais ou menos esse: Marisa Leal, Miriam Ficher, Monica Rossi, Guilene Conte e ela).