Paseven Escreveu:olha, existe sites que pesquisam o histórico de dubladores e que eles não necessariamente focam em descobrir datas de nascimento, mas sim o percurso que eles tiveram na carreira de atores/atrizes ao longo de suas vidas e um deles é a casa de dublagem, o antigo blog da aic e talvez a infantv. as Informações de idade feitas por eles acredito que estejam 100% corretos, pois na sua maioria conversam com parentes para ter base na vida dessas pessoas e vão utilizando entrevistas da época para preencheras lacunas.
Do mesmo jeito que você desmerece as informações de quem costuma pesquisar, talvez, tenho o direito de discordar das suas informações por não ter colocado fonte, o que garante que a vera miranda tinha uma idade próxima a esses dubladores que você citou? vários dubladores começaram juntos e possuem uma idade digamos bem desproporcional entre eles, vide o caso do ricardo rossatto, marcio dondi e o persy que podem ter a msm idade e que o persy começou alguns anos antes que os outros dois.
sobre o newton da matta. por acaso você já viu a foto do Shaun Weiss anos atrás?? por acaso você diria que ele tem 43 anos (n sei a idade dele na época da foto)? então, pegue a foto dele e de uma pessoa de 43 anos, o que você irá pensar ? que Shaun Weiss tivesse 60, 70 ou mais anos e sabe pq ? Shaun Weiss é um ex usuário de drogas e se não me engano um ex alcoólatra e isso lhe custou muito caro, pois o seu corpo foi envelhecendo chegando a um ponto que vc não dá a idade que ele possui (isso também acontece quando você trabalha muito e tem uma doença muito grave) e isso pode perfeitamente ter acontecido com o newton da matta e vários outros dubladores. então foto ou pessoalmente não quer dizer nada sobre a idade de uma pessoa quando você não conhece o seu histórico
Por fim, pra mim os melhores e mais confiáveis fontes de informação e principalmente de data de nascimento são os sites que informei anteriormente e datas vindas de outros locais são informações no estilo wikipedia, ou seja, informações pegadas em qualquer lugar sem que haja uma checagem só para ficar bonito na foto.
só uma última informação (vou deixar o texto em branco) pegamos o melhor exemplo do falecimento da christiane louise, vc sabe qual foi a data de seu falecimento? tenta pegar a informação na net e verá que existem várias datas.
O que eu quero reforçar aqui é o seguinte: Alguém sabe de fato quando Da Matta e Vera Miranda nasceram? Se não sabem porque divulgar uma informação quando não se tem certeza? Eu não sei quando eles nasceram e tenho sérias dúvidas pra acreditar nessas datas aí descritas e disse os meus motivos; As informações que eu tenho, são as informações que todo muito tem, basta ir no google que vc encontra tudo isso daí.
EDIT: Tem também uma questão de coerência, tu acha mesmo que o Newton Da Matta seja mais novo que o Júlio Chaves, e que a Vera Miranda seja mais velha que os dois?
EDIT 2: Respeito quem pesquisa dublagem no Brasil. Dentre os quais, eu sou um deles. Mas temos que reconhecer que não existe pesquisa formal sobre dublagem no Brasil. Eu pesquiso dublagem há tanto tempo, me considero amador. E ainda estou aprendendo. Não é desmerecer reconhecer isso. Se de fato não fossemos tão amadores, certamente teriamos a certeza sobre as datas de nascimento dos dubladores, e no entanto não temos, a gente faz o que pode, mas como amadores, não temos as ferramentas adequadas pra pesquisar, e quando temos ainda falta interpretar e analisar os fatos adequadamente.