SuperBomber3000 Escreveu:A ideia geral tá correta. E existem muitos mais outros nomes além desses que passam por uma situação parecida. Gente de 5, 10, 15, 20 anos de carreira que não são tão conhecidas do grande público. Até mesmo pros ditos "fãs de dublagem" que só conhecem Wendel, Briggs e meia dúzia. Caras como o Marcos Hailer, Miriam Lins, Heitor Goldflus, Jorge Cerrutti e outros mais, por exemplo.Olha, dentre esses quatro que você citou, eu não conheço nenhum e isso não me torna menos apreciador de dublagem do que ninguém. São centenas de profissionais atuando só no eixo Rio-SP, é impossível saber o nome desses mais "undergrounds", a menos que você tenha assistido produções que eles participaram. Tem uma dubladora que eu sou muito fã, mas só a conheço por causa de um anime que ela fez em meados dos anos 90. Não que ela não tenha feito mais coisa grande, mas a maioria foi numa época onde eu não era nascido ou muito pequeno. Você é um cara que assiste muito anime, e como a grande maioria foi dublado em São Paulo desde os anos 90 até recentemente, tanto por profissionais de escalões maiores quanto menores, é natural que você "conheça mais desconhecidos".
Aliás, até alguns nomes que nos deixaram recentemente, como o Ednaldo Lucena e o Leonel Abrantes, poderiam ter sido mais aproveitados do que foram durante a carreira.
Porém, que eu lembre, dos nomes que você citou, o Romeu fez algumas coisas grandes na Herbert Richers (já protagonizou uma série de Power Rangers por exemplo) e o Jorge Júnior fez algumas coisas grandes recentemente, mas... em Miami, hoje ele dubla lá.
De resto, é uma ideia que faz sentido.
Mas será que você conhece os incontáveis contratados pela Herbert que dublavam "figurantes" nas novelas mexicanas do SBT, e que sumiram ou ficaram meio sumidos do mercado depois? Provavelmente não.