DLucas av Escreveu:Vocês já repararam que toda a produção mandada para São Paulo e que tenha algum ator(triz) cuja voz oficial é carioca, eles escalam (na maioria das vezea) para irem até lá e dublá-los. Agora, quando é o contrário, o pessoal do Rio nunca chama os dubladores paulistas e geralmente os substituem. Um exemplo disso são os filmes Gente Grande e Gente Grande 2! Porém, quando o caso foi A Hora do Rush 1, os dois dubladores eram paulistas, e no 3, (que também foi dublado em São Paulo) já não eram mais eles e sim os dubladores cariocas (já que o público havia se acostumado com a voz deles).
Se eu bem sei, no caso de Gente Grande, as vozes cariocas gravaram do Rio mesmo, na Dublamix.
Mas eu já vi o oposto do que você afirma acontecer, no caso em Os Mercenários 2, a Delart chamou o Armando Tiraboschi pra dublar o Jason Statham.
E sobre a tal reciprocidade (SP chama os cariocas, mas o contrário não), na maioria das vezes acontece porque o mercado de dublagem em SP de uns anos pra cá anda bem mais aquecido, então acaba havendo espaço e penetração pra esse tipo de coisa, mas no RJ nem tanto, embora a Delart chame dubladores paulistas as vezes.