johnny-sasaki Escreveu:pois é,a Unidub se saiu muito bem aqui,combinado com o ótimo trabalho recente do filme do Broly.Um grande destaque pro Carlos Campanile,que consegue ter pique pra dublar o Freeza mesmo nessa idade.
E depois daquele escândalo deplorável com os dubladores americanos(que continua rendendo até agora...) precisamos também ficar gratos por nada parecido ter acontecido por aqui...
Única coisa que merece destaque negativo foram as reações sem dublagem até antes do Torneio começar (como o Freeza no episódio 95 ou a Kale no 93), e os textos com o excesso de memes.
Aliás, além do excesso de memes, houveram dois erros de português nos textos do anime. O primeiro que eu sei foi bem grave, e o segundo não foi tão grave assim, mas com mais revisão não deveria ter passado também.
O primeiro no caso foi depois que o Vegeta lança o Final Flash no Jiren, e então ele diz "o mais forte de todos os universos são os guerreiros saiyajins". Quer dizer... eu não sei a quem culpar por algo assim, pois a direção também poderia ter notado que isso tá errado.
E o segundo, foi mais leve, e foi no último episódio. O Goku diz pro Freeza "se eu manter a minha palavra, você também vai manter a sua". É um erro até comum no dia-a-dia dos brasileiros, mas o certo seria "se eu mantiver". Como o japonês falado do Goku pela Masako Nozawa é gramaticalmente errado, eu não me incomodaria caso fosse uma marca do personagem aqui no Brasil falar errado também, mas não é, portanto, embora seja um erro menor que o primeiro, não dá pra perdoar.
Enfim, os textos foram o pior aspecto da dublagem do anime. Isso nem tem o que discutir. Só aquela referência indevida ao Broly já era suficiente pra deixar isso claro.
O estranho é que, o Del Greco costuma errar muito ou acertar muito. Infelizmente DBSuper foi um caso em que ele errou muito, enquanto com Dragon Ball Kai 1.0, que no todo teve uma dublagem muito mais porca e ruim graças à BKS, teve textos dublados muito melhores. Um verdadeiro desperdício. Devia ser o contrário.
Pelo menos o filme do Broly foi um acerto da parte dele.