Reinaldo Escreveu:creio que a decisão seria feita pelos acordos entre as partes, não tem muita lógica estúdios de uma mesma região/cidade terem valores e modos diferentes de se trabalhar... conhecia esse lance de ser 20 loops/aneis por hora - mas fica a dúvida se não conseguem terminar os loops a tempo como fica a coisa? já que cada profissional tem ritmo diferente e talz.
vi uma tabela de dublagem de uma novela e tinham dubladores que faziam as partes em menos de meia hora não lembro agora se recebiam o valor integral de 1hora ou valor correspondente ao tempo estipulado pelo horário..
Assim, o que eu já vi de concreto de pessoas reclamando em Campinas é sobre a UP Voice. Lá realmente falam que as condições de trabalho são ruins, até nem só pela questão do pagamento, mas também pelo fato do estúdio não usar papel e os dubladores não poderem marcar suas falas, e tudo mais.
Na Dubbing Company, eu nunca cheguei a ler reclamações necessariamente sobre isso. O único ponto que eu confirmadamente sei que eles não cumprem do acordo é a questão do tempo de profissão pro dublador começar a dirigir, visto que o Renan Alonso com menos de 2 anos de carreira já dirigia lá. Quanto ao resto, eu realmente não sei. Há quem diga que eles tentam cumprir os requisitos de forma informal, mas eu não sei.
Sobre essa tabela, acredito que os dubladores recebam sim dentro do tempo estipulado ainda que façam de forma otimizada, ao menos em RJ e SP. Até porque, os loops também contam. Por outro lado, parece que também recebem o mesmo se fizerem menos loops do que esse limite de 20. Ao menos é o que pareceu pra mim quando eu li sobre.