Reinaldo Escreveu:então acho engraçado essa questão, Netflix no começo não colocava créditos, hj em dia só coloca nos orginais deles ou em produções que já tem créditos finais (Sony, Fox..), mas em séries e filmes europeus mais alternativos que estam no catálogo que eles são os distribuidores no Brasil, não vem créditos e as vezes nem falam o estúdio..Eu acredito (estou apenas chutando) que o estúdio fornece o elenco e a distribuidora insere. Porque, pelo menos num contrato de cessão de direitos que eu tive acesso, existe uma cláusula que fala sobre os créditos de dublagem, que eles serão inseridos e tal, mas que a distribuidora não se responsabiliza se eles forem cortados numa eventual exibição por terceiros etc (na Globo, por exemplo, não me lembro de ter visto crédito de dublagem ao fim de exibição alguma).
da a entender que é cada um por si nesse quesito.. vira e mexe algumas produções que vi da Universal não tem tbem..não fica claro se é o estúdio quem coloca passa os créditos ou o expositor que tem que correr atras disso.
Mas realmente, apesar de constar em alguns contratos (não sei se em todos) e de estar escrito lá na lei do direito autoral, não há um padrão, parece que coloca quem quer, apesar de ter se tornado mais "comum" inserir os créditos de uns tempos pra cá. É bizarro, tem coisa que é seguida mais pela convenção que pela legalidade.
Maldoxx Escreveu:Produções originais da HBO não têm os créditos de dublagem, nem produções dubladas pela UniDub (isso na HBO e no Telecine). Não adianta nada dizer que é lei se não é fiscalizado.Não deixa de ser lei, né, amigo? O problema é que essa não é a única lei que não cumprem relacionada à dublagem (já que é o tema do fórum), mas ainda diria que é uma das menos graves que passam por cima. Enfim, isso é tarefa pra categoria resolver.