Pantera Negra e "dubladores negros"

67 Replies, 30786 Views

Na versão francesa, escalaram muitos dublaores afro-descendentes (mais ou menos 9) pro filme.
SuperBomber3000 Escreveu:Dos dubladores dos personagens principais, além da Carol Crespo, o Pierre Bittencourt também não é negro? O Yuri Chesman também tá no elenco se não me engano, e ele é pardo/mulato até onde eu saiba.



Já chegamos a ter inclusive um primeiro ministro mulato, na época do Império. No caso, o Barão de Cotegipe. Mas isso não é ensinado nas escolas.
Curiosamente, o cara foi contra a o fim da escravidão por aqui, mas quem quiser saber mais, pode procurar internet afora.



Veja bem, a história original do filme foi criada por um branco, num país onde a maioria da população até então é branca (EUA). E o próprio país onde esse filme se passa é uma nação fictícia, que é uma monarquia absolutista e inclusive fechada em termos de imigração (o que vai totalmente contra certas ideologias). Sinceramente, eu não entendo porque logo um filme desses foi usado como fonte de representatividade, não que isso seja ruim, mas existem outros filmes mais apropriados pra tal.
Sim, embora o fórum não seja para falar de política acho que em casos como esse podemos fazer exceção, sim é claro que não vão ensinar isso nas escolas afinal eles (o atual governo) precisam manter o controle sobre a população, mas estamos na era da internet onde as informações estão a nossa disposição. A grande maioria dos países africanos é e sempre foi autoritária, democracia lá e em outras regiões é coisa rara. Os próprios africanos são racistas uns com os outros. As brigas entre tribos e reinos, escravidão, colonização, apartheid, e situação atual. Ninguém lá é santo, os africanos já foram escravizados por diferentes povos. Esse termo é até mesmo errado, já que a África tem uma variedade enorme de etnias que NUNCA conviveram pacificamente umas com as outras.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_c..._na_África
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_co..._in_Africa
Não adianta botar a culpa no colonialismo pois antes dos europeus chegarem já era reino contra reino. O continente africano junto com Haiti estão em uma situação deplorável, e os seus governos são uma verdadeira porcaria (prefiro não usar palavrões aqui) a gente reclama da corrupção e de outros problemas mas é porque não olhamos esses lugares, o governo não está nem aí pro povo nesses lugares, só nos resta orar pra que as vitimas desses conflitos estejam com Deus porque pedir por uma melhora parece perda de tempo pois a Bíblia diz que no fim dos tempos as coisas só iriam piorar.
Mas voltando ao foco, essa galerinha que paga de justiceiro social na internet além de ser hipócrita é extremamente chata com seu politicamente correto, eu achei ridículo essa confusão toda que fizeram, demonstram que não entendem nada de dublagem, se acharam ruim vejam legendado e sem choro só falta agora redublarem o filme por causa dessa turminha chata.
Tommy Wimmer Escreveu:Na versão francesa, escalaram muitos dublaores afro-descendentes (mais ou menos 9) pro filme.
Fizeram por talento ou representividade ?
Reinaldo Escreveu:como comentaram a voz que é a protagonista na dublagem, se fosse pra escolher "pelo ator" ou aparência por trás da voz, com certeza muita gente talentosa como o Borges de Barros, Waldyr Sant'anna, Márcia Gomes, Paulo Flores e outros dubladores negros não teriam espaço.ou mesmo no caso de beleza alguns não fariam galãs e beldades por exemplo ...

sobre o mercado é difícil ter um parâmetro concreto, talvez a questão monetária influencie em se firmar no meio. mas também tem casos de gente que batalhou muito pra ter seu espaço como o Caio César que veio de uma comunidade do Rio de Janeiro e era negro, a Sarito Rodrigues, Carol Crespo, Pamella Rodrigue, Carlos Gesteira, Luiz Laffey, Ângela Couto.. isso os que os que lembrei agora.




não entendi o que você quis dizer. não foi dito nada de racismo




eu li por alto o que aconteceu alguém perguntou porque não haviam dubladores negros no filme, o dono chegou a fazer uma postagem a respeito. no elenco de dubladores principais só a Carol Crespo é afro-descendente.

a penúltima postagem - https://www.instagram.com/p/BfOM_VWFAro/...dadublagem

Desculpe. O equívoco. Foi mal. A parte do racismo ja tirei. Agora do mimimi não
Etnia e cor de pele não quer dizer nada. Só porque o elenco de dublagem tem negro quer dizer o quê com isso? Não importa se o cara for Preto, Branco, amarelo, Verde. Isso nunca importou em nada e nunca vai importar.
Tenho uma opinião sobre isso já faz algum tempo, mas só vou postar depois de ter visto o filme, pra não falar merda.


Por enquanto só digo que: Pelo menos o Luiz Laffey podia ter feito o Forrest Witthaker. Ele foi trocado no Saw Gerrera no Star Wars Rebels pelo Thiago Zambrano, então pode ser que ele seja mais uma das baixas de dubladores que trabalham pra Disney.
A dublagem a voz não tem cor,raça,credo É etc. Uma voz pode dublar branco,negro,Índio,árabes, judeus e etc. Essa palhaçada tem que acabar. Tipo de escalassem só negros pra negros poderia ser interessante mas tem muitos que iam perder por isso tipo o Marcos Souza,Carol Crespo e Jorge Lucas dubla brancos eles iam perder só pra dublar negros isso ia ser um perda para seus bonecos. Eu acho assustador que a justiça social chegue até aqui na dublagem. De fato de querem mais dubladores negros eu não sei porque não tem muitos mas cursos e cursos estão aqui vai ter uns que vão se interessar
pra refletir: imaginem como seriam as dublagens de filmes asiáticos se fizessem "escolhas biotípicas" para os dubladores, só daria Robson Kumode, Ricardo Sawaya, Alex Minei, Luciana Minei, Guilherme Teruya, Vivian Takahashi, Vyni Takahashi dublando... (devem ter mais descendentes de asiáticos mas só vieram esses a mente) e todos em SP diga-se.

Arthur Henrique Escreveu:o renan freitas também é

sim foram alguns exemplos só. tem outros claro como Marcelo Sandryni, Morgana Bernabucci, Thiago Fagundes, Sônia Ferreira, Rodrigo Antas, Indiane Christine, Rita Lopes, Rita Almieda, Roberta Nogueira, Celso Alves, Nair Silva, Edson Montenegro, Dirce Couto, Thiago Keplmair, Vanderlan Mendes, Vagner Santos, Marcos Souza...


SuperBomber3000 Escreveu:Dos dubladores dos personagens principais, além da Carol Crespo, o Pierre Bittencourt também não é negro? O Yuri Chesman também tá no elenco se não me engano, e ele é pardo/mulato até onde eu saiba.

quando postaram no FB só tinha a Carol.

posso estar falando bobeira mas não sei se colocaria o Yuri nessa lista como afro-descendente, digo porque tem o caso do Thiago Keplmair e da Tati eles são irmãos ele é considerado afro-descendente e ela não por causa do tom de pele. essas questões biológicas me lembra o pensamento dos americanos "de que não é vc e sim os seus antepassados" que definem sua raça. se eu fosse branco filho de índio eu seria índio pra eles.
Neo Hartless Escreveu:Tenho uma opinião sobre isso já faz algum tempo, mas só vou postar depois de ter visto o filme, pra não falar merda.


Por enquanto só digo que: Pelo menos o Luiz Laffey podia ter feito o Forrest Witthaker. Ele foi trocado no Saw Gerrera no Star Wars Rebels pelo Thiago Zambrano, então pode ser que ele seja mais uma das baixas de dubladores que trabalham pra Disney.

O Luiz Laffey ta morando nos EUA, não sei se isso tem algum impacto.
Reinaldo Escreveu:pra refletir: imaginem como seriam as dublagens de filmes asiáticos se fizessem "escolhas biotípicas" para os dubladores, só daria Robson Kumode, Ricardo Sawaya, Alex Minei, Luciana Minei, Guilherme Teruya, Vivian Takahashi, Vyni Takahashi dublando... (devem ter mais descendentes de asiáticos mas só vieram esses a mente) e todos em SP diga-se.

Não dá pra comparar a população negra do Brasil com a asiática né? E é diferente um filme com atores de certa etnia de um filme SOBRE uma etnia, as situações que esse povo passa, e especificamente uma etnia que é uma das maiores demografias no Brasil. Eu não acho que precisa ter paridade 100% de dublador/ etnia, senão não teriamos, digamos, o Jorge Lucas dublando o Ben Stiller que eu adoro.

Mas eu acho que, nas raras ocasiões de um filme que fala sobre a condição negra, das dificuldades de viver num mundo cheio de preconceito e desumanização, eu acho que um pais com 54% de população preta ou parda deveria ter contingente negro para dublar um filme, até pra dar uma credibilidade à mensagem que o filme quer passar. Ou pelo menos dar uma variada nos costumeiros Marcio Simões, Wellington Lima, Carla Pompílio etc. (NÃO ESTOU FALANDO MAL DOS DUBLADORES QUE DE FATO TIVEMOS. Sem ter visto o filme e olhando estritamente no quesito capacidade e talento do elenco, eu acho que tá acima da média).

Eu acho que é uma questão muito mais ampla , mas segunda feira, assim que eu ver o filme, eu falo tudo que eu penso, vai que o filme me faz mudar de ideia.

Mugen Escreveu:O Luiz Laffey ta morando nos EUA, não sei se isso tem algum impacto.
Ai complica. Não IMPOSSIBILITA, mas complica.
(Este post foi modificado pela última vez em: 17-02-2018, 03:38 por Neo Hartless.)

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Notícias de Dubladores estrangeiros rodineisilveira 304 63.311 3 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Dubladores que estiveram face a face com seus "bonecos" ou que foram elogiados por tais "bonecos" RHCSSCHR 176 126.269 8 horas atrás
Última postagem: Moossan
  Lista exaustiva de dubladores da AIC Maldoxx 53 10.824 11 horas atrás
Última postagem: GiovanniTav
  Escalações bizarras para dubladores fazerem pais e filhas Daniel Felipe 81 29.825 Ontem, 12:21
Última postagem: Derek Valmont
  Curiosidades sobre Dubladores Daniel Felipe 63 31.528 28-08-2025, 22:28
Última postagem: Gabriel



Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)