São Paulo ou Rio de Janeiro o que vocês preferem?

106 Replies, 35893 Views

(10-07-2026, 11:59 )Bruna Escreveu: No caso da Eleonora tem a questão dela ter ido pra SP com só 13 aninhos, e da família sempre ter tido o pé no teatro, se apresentavam por todo o Brasil.

Engraçado é que a Alna não teve essa experiência, mas ela também perdeu o sotaque, e acho que tem algo a ver com essa questão de viver com pé no eixo, virou professora e tudo mais, a dicção sempre muito elogiada.

A Zodja é de natal e também desde muito cedo trabalhou no eixo, mas nela eu noto mais sotaque. É diferente pra cada um, e acho que varia com a metodologia de trabalho de cada um.

Curioso que a Zodja morou muito tempo em Recife, assim como a Nair Silva, e foi lá que elas conheceram o Jorgeh Ramos, que posteriormente levou a Nair Silva pra dublagem.
O Pádua é de Alagoas, mas deve morar no Rio desde a década de 60/70 e não vejo sotaque carioca nele não
(10-07-2026, 11:59 )Bruna Escreveu:
(10-07-2026, 09:55 )H4RRY51 Escreveu: Eu sou um tanto agnóstico com relação à sotaques na dublagem. Ao mesmo tempo que acho que um sotaque muito forte pode atrapalhar a experiência, eu também acho que faz parte de uma identidade regional do individuo, e querer apagar isso pode ser um problema. Eu mesmo sou baiano e moro em São Paulo há algum tempo e até hoje sigo com meu sotaque intacto, mas eu sei e conheço pessoas que possuem uma facilidade maior de perder o seu sotaque de origem quando mudam de estado. A Eleonora Prado mesmo é pernambucana e já não tem mais o seu sotaque pernambucano há anos, mas ela não perdeu o seu sotaque pra agradar um mercado e sim por questões de convivência mesmo. Já o saudoso José Santa Cruz vivia há anos no Rio e nunca perdeu o seu sotaque paraibano, e essa era a sua marca registrada na dublagem.
No caso da Eleonora tem a questão dela ter ido pra SP com só 13 aninhos, e da família sempre ter tido o pé no teatro, se apresentavam por todo o Brasil.

Engraçado é que a Alna não teve essa experiência, mas ela também perdeu o sotaque, e acho que tem algo a ver com essa questão de viver com pé no eixo, virou professora e tudo mais, a dicção sempre muito elogiada.

A Zodja é de natal e também desde muito cedo trabalhou no eixo, mas nela eu noto mais sotaque. É diferente pra cada um, e acho que varia com a metodologia de trabalho de cada um.

É isso, com relação à sotaques é tudo muito pessoal e individual. Tenho amigos próximos que se mudaram pra outros estados que nunca perderam, outros que em menos de 6 meses já passaram a falar carioquêxx ou paulistâââno e alguns que até fazem um mix de sotaques rs

No caso da Eleonora eu parei pra ouvir e realmente ela não fala igual um paulistano-médio. Parece algo mais neutro, ou talvez um mix também.
O Sotaque neutro eu percebo que é a Luísa Viotti, Lhays Macedo e Mauro Horta e ambos são cariocas.
(10-07-2026, 18:05 )Herr Aeternum Escreveu: O Sotaque neutro eu percebo que é a Luísa Viotti, Lhays Macedo e Mauro Horta e ambos são cariocas.
os 3 não são cariocas kkkkkk
O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius
(10-07-2026, 18:05 )Herr Aeternum Escreveu: O Sotaque neutro eu percebo que é a Luísa Viotti, Lhays Macedo e Mauro Horta e ambos são cariocas.

O trio é brasiliense
(10-07-2026, 20:42 )Derek Valmont Escreveu:
(10-07-2026, 18:05 )Herr Aeternum Escreveu: O Sotaque neutro eu percebo que é a Luísa Viotti, Lhays Macedo e Mauro Horta e ambos são cariocas.

O trio é brasiliense
Não sabia hahahahah

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)