São Paulo ou Rio de Janeiro o que vocês preferem?

106 Replies, 35883 Views

SP disparado
Sempre que tem filme com mais de uma dublagem em diferentes estados, eu acabo preferindo as versões cariocas. Eu achava que todo mundo pensava assim antes de ver os comentários do Dublando e Redublando. Talvez eu tenha essa preferência porque sou carioca.
(09-07-2026, 13:41 )GuigaMarvel Escreveu: Sempre que tem filme com  mais de uma dublagem em diferentes estados, eu acabo preferindo as versões cariocas. Eu achava que todo mundo pensava assim antes de ver os comentários do Dublando e Redublando. Talvez eu tenha essa preferência porque sou carioca.
Eu também pensava assim. Eu sou mineiro e sempre preferi as cariocas em sua maioria
Achou que eu tava brincando?
Pra mim a dublagem paulista e carioca são boas ,embora eu goste mais do que a carioca do que a paulista ,mais sou carioca ,e ambas as dublagens usam o sotaque neutro ,pra mim ,me incomoda são as dublagens dublada em outros polos ,por exemplo as dublagens de Campinas e Miami pra mim não são boas e de outros polos em outros estados do Brasil e fora do Brasil .
(08-07-2026, 18:08 )H4RRY51 Escreveu:
(08-07-2026, 17:46 )Hades Escreveu: Victinho e H4RRY, podem parar aí (obrigado a quem me avisou sobre isso). Acho q, pro bem ou pro mal, as pessoas têm direito a não gostar do trabalho de determinada praça ou não curtir certo sotaque, porém, tbm há aqueles q vão além da questão de mero gosto pessoal e começam a ver como absoluta sua visão sobre arte. Não conheço o Victinho pra saber se o H4RRY tá certo sobre ele, mas não vejo como um grande pecado o comentário q começou td, embora discorde dele - então não vou tomar partido nessa questão, só peço pra não ficarem se agredindo por isso. Pessoalmente acho q dá pra demonstrar preferências sobre local de dublagem sem levar pro mal caminho; só acho q seria mais cabível incluir outros estados nesse debate, msm q a maioria vá preferir um dos dois polos principais. Até pq, começar já com "RJ ou SP?" tende a agitar mais os ânimos do q "Qual sua praça favorita?".
Mas é só o q eu acho.

Apenas se dê o trabalho e veja o tom e quantidade de vezes que ele já fez esse tipo de comentário aqui no fórum. Eu posso ter exagerado no termo “xenofóbico”, mas o bairrismo está mais do que escancarado aí. E eu achava que pra ter uma opinião você precisava de um argumento sólido acompanhado, dizer que a dublagem do Rio é melhor porque o sotaque soa “mais natural” é uma completa idiotice bairrista e está longe de ser uma preferência, certamente o cidadão é carioca e acha que o Brasil é só sobre o Rio de Janeiro. Aliás, não tinha uma regra no fórum proibindo comentários bairristas há anos atrás? Enfim…
sou do interior do RN, obviamente cresci vendo os dois polos, isso fez com que eu formasse opinião sobre o assunto, em nenhum momento falei sobre a dublagem de SP ser ruim, a trilogia Senhor dos Anéis é top 5 dublagens brasileira para mim, a versão paulista de SEVEN é perfeita, mas no fim, eu apenas disse que preferia a do Rio, justamente por ser um cidadão fora do eixo, e sentir que a atuação dos dubladores cariocas soa mais natural, mas não é unânime. o que me espanta é você discordar de uma opinião e já querer imputar um crime por eu achar que "soa mais natural" e outro falando sobre "questões de banimento". estão vendo onde chegamos? enfim, Deus abençoe vocês e tenham um ótimo dia.
Eu sou um tanto agnóstico com relação à sotaques na dublagem. Ao mesmo tempo que acho que um sotaque muito forte pode atrapalhar a experiência, eu também acho que faz parte de uma identidade regional do individuo, e querer apagar isso pode ser um problema. Eu mesmo sou baiano e moro em São Paulo há algum tempo e até hoje sigo com meu sotaque intacto, mas eu sei e conheço pessoas que possuem uma facilidade maior de perder o seu sotaque de origem quando mudam de estado. A Eleonora Prado mesmo é pernambucana e já não tem mais o seu sotaque pernambucano há anos, mas ela não perdeu o seu sotaque pra agradar um mercado e sim por questões de convivência mesmo. Já o saudoso José Santa Cruz vivia há anos no Rio e nunca perdeu o seu sotaque paraibano, e essa era a sua marca registrada na dublagem.

(10-07-2026, 09:53 )Victinho Escreveu:
(08-07-2026, 18:08 )H4RRY51 Escreveu:
(08-07-2026, 17:46 )Hades Escreveu: Victinho e H4RRY, podem parar aí (obrigado a quem me avisou sobre isso). Acho q, pro bem ou pro mal, as pessoas têm direito a não gostar do trabalho de determinada praça ou não curtir certo sotaque, porém, tbm há aqueles q vão além da questão de mero gosto pessoal e começam a ver como absoluta sua visão sobre arte. Não conheço o Victinho pra saber se o H4RRY tá certo sobre ele, mas não vejo como um grande pecado o comentário q começou td, embora discorde dele - então não vou tomar partido nessa questão, só peço pra não ficarem se agredindo por isso. Pessoalmente acho q dá pra demonstrar preferências sobre local de dublagem sem levar pro mal caminho; só acho q seria mais cabível incluir outros estados nesse debate, msm q a maioria vá preferir um dos dois polos principais. Até pq, começar já com "RJ ou SP?" tende a agitar mais os ânimos do q "Qual sua praça favorita?".
Mas é só o q eu acho.

Apenas se dê o trabalho e veja o tom e quantidade de vezes que ele já fez esse tipo de comentário aqui no fórum. Eu posso ter exagerado no termo “xenofóbico”, mas o bairrismo está mais do que escancarado aí. E eu achava que pra ter uma opinião você precisava de um argumento sólido acompanhado, dizer que a dublagem do Rio é melhor porque o sotaque soa “mais natural” é uma completa idiotice bairrista e está longe de ser uma preferência, certamente o cidadão é carioca e acha que o Brasil é só sobre o Rio de Janeiro. Aliás, não tinha uma regra no fórum proibindo comentários bairristas há anos atrás? Enfim…
sou do interior do RN, obviamente cresci vendo os dois polos, isso fez com que eu formasse opinião sobre o assunto, em nenhum momento falei sobre a dublagem de SP ser ruim, a trilogia Senhor dos Anéis é top 5 dublagens brasileira para mim, a versão paulista de SEVEN é perfeita, mas no fim, eu apenas disse que preferia a do Rio, justamente por ser um cidadão fora do eixo, e sentir que a atuação dos dubladores cariocas soa mais natural, mas não é unânime. o que me espanta é você discordar de uma opinião e já querer imputar um crime por eu achar que "soa mais natural" e outro falando sobre "questões de banimento". estão vendo onde chegamos? enfim, Deus abençoe vocês e tenham um ótimo dia.

Você literalmente disse isso e a forma como você milita a favor da dublagem do Rio é suspeita. Mas enfim, a discussão já passou do limite e desvirtuou o objetivo do tópico, se você diz que não é, tudo bem...
(Este post foi modificado pela última vez em: 10-07-2026, 10:02 por H4RRY51.)
(10-07-2026, 09:55 )H4RRY51 Escreveu: A Eleonora Prado mesmo é pernambucana e já não tem mais o seu sotaque pernambucano há anos, mas ela não perdeu o seu sotaque pra agradar um mercado e sim por questões de convivência mesmo.

Jorgeh Ramos também era pernambucano, assim como eu, Eleonora Prado, Ana Lúcia Menezes, Gutemberg Barros, Walter Breda, Raimundo Duprat. Dublou em SP e no RJ e curiosamente ele não tinha muito sotaque tbm.

EDIT: Curioso que ele não tinha sotaque nem de Pernambuco nem dos dois polos que dublou.
(Este post foi modificado pela última vez em: 10-07-2026, 10:05 por GabrielSa.)
(10-07-2026, 09:57 )Gabriel Escreveu:
(10-07-2026, 09:55 )H4RRY51 Escreveu: A Eleonora Prado mesmo é pernambucana e já não tem mais o seu sotaque pernambucano há anos, mas ela não perdeu o seu sotaque pra agradar um mercado e sim por questões de convivência mesmo.

Jorgeh Ramos também era pernambucano, assim como eu, Eleonora Prado, Ana Lúcia Menezes, Gutemberg Barros, Walter Breda, Raimundo Duprat. Dublou em SP e no RJ e curiosamente ele não tinha muito sotaque tbm.

EDIT: Curioso que ele não tinha sotaque nem de Pernambuco nem dos dois polos que dublou.

No caso da Ana Lúcia ela se mudou pro Rio ainda criança, então era esperado ela não ter o sotaque pernambucano. Mas além disso, como falei, é normal até na fase adulta algumas pessoas perderem o sotaque espontaneamente. Isso é algo muito individual. O problema é querer "esconder" o sotaque pra agradar um mercado, como alguns profissionais até em outras áreas tentam fazer.
Eleonora Prado também não fala como uma paulistana.
(10-07-2026, 09:55 )H4RRY51 Escreveu: Eu sou um tanto agnóstico com relação à sotaques na dublagem. Ao mesmo tempo que acho que um sotaque muito forte pode atrapalhar a experiência, eu também acho que faz parte de uma identidade regional do individuo, e querer apagar isso pode ser um problema. Eu mesmo sou baiano e moro em São Paulo há algum tempo e até hoje sigo com meu sotaque intacto, mas eu sei e conheço pessoas que possuem uma facilidade maior de perder o seu sotaque de origem quando mudam de estado. A Eleonora Prado mesmo é pernambucana e já não tem mais o seu sotaque pernambucano há anos, mas ela não perdeu o seu sotaque pra agradar um mercado e sim por questões de convivência mesmo. Já o saudoso José Santa Cruz vivia há anos no Rio e nunca perdeu o seu sotaque paraibano, e essa era a sua marca registrada na dublagem.
No caso da Eleonora tem a questão dela ter ido pra SP com só 13 aninhos, e da família sempre ter tido o pé no teatro, se apresentavam por todo o Brasil.

Engraçado é que a Alna não teve essa experiência, mas ela também perdeu o sotaque, e acho que tem algo a ver com essa questão de viver com pé no eixo, virou professora e tudo mais, a dicção sempre muito elogiada.

A Zodja é de natal e também desde muito cedo trabalhou no eixo, mas nela eu noto mais sotaque. É diferente pra cada um, e acho que varia com a metodologia de trabalho de cada um.
True love will find you in the end.

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)