A Dublagem Carioca Está Morrendo ou Sumindo?

27 Replies, 1443 Views

em menos de 1 ano já vi 4 produções ganharem continuação com todo o elenco paulista trocado por um elenco carioca mesmo o público alvo desses produtos pedindo o elenco anterior
Desde os anos 2000, sempre levantaram essa questão de que a dublagem carioca estaria morrendo ou sumindo. Acho que atualmente está muito melhor do que a geração 2000 se for comparar com essa época.

Só pra se ter uma ideia, animes não era o forte da dublagem carioca, dublava um titulo ou outro e quando dublavam, era mais curioso acompanhar, para ver o resultado. Atualmente estão dublando bastante animes, até títulos de peso.

Além disso as dublagens com o tempo, vem uma geração diferente. Atualmente estamos vivenciando uma 3º geração da dublagem carioca com nomes como Erick Bouglex, Isabella Simi, Renan Vidal, Taís Feijó, Yan Gesteira, Pamela Rodrigues, Hannah Buttel, Bruna Laynes e entre outros. Os citados acima, faziam parte da primeira geração. Tivemos até uma segunda geração com Guilherme Briggs, Alexandre Moreno, Miriam Ficher, Peterson Adriano, Fernanda Barone, Flavia Saddy e varios outros.

Sem falar que estamos vivendo a era das dublagens mistas, com home-studio que estão quebrando a barreira dos polos, com estudios cariocas escalando paulistas como SDVC, Alcateia e outros, assim como estudios paulistas escalando cariocas como a Unidub, Dubrasil e até mesmo a Atma.
Carlit007 Escreveu:em menos de 1 ano já vi 4 produções ganharem continuação com todo o elenco paulista trocado por um elenco carioca mesmo o público alvo desses produtos pedindo o elenco anterior

Bom ponto. Três Espiãs Demais, Betty a Feia, entre outros projetos que foram movidos para o RJ e tiveram trocas. Teve Smiling Friends também, que saiu da Universal Cinergia de SP, migrou para do RJ, e pelo menos mantiveram quase todo o núcleo principal, mas trocaram todo o resto do elenco paulista por carioca.
TheIsackChannel Escreveu:O único estúdio do RJ na NP3 mesmo é a AudioCorp, por exemplo.
Tem vários fatores nisso aí.

E sobre lucro, lembre-se que a dublagem é uma indústria, óbvio que tem gente que vai olhar o que é mais rentável. Um exemplo é a dublagem de Miami, que depois que Miami subiu os preços, reduziu bastante o conteúdo feito lá.

Oi? A MGE e a Media Access (que possui filial carioca) estão no NP3 também.
Sobre Miami, as empresas de lá abriram filiais aqui e estão dando predileção a essas filiais pra dublar em português.
Nossa não...acho que muita coisa vai pro rio, a diferença é que hoje em dia São Paulo tem dublado mais do que animes e filmes b como era de costume, então dá essa impressão..

Além do mais no que se relaciona as vozes consagradas da dublagem do rio, infelizmente muitas já se foram e isso é meio imutável, fora que a maioria dos cariocas veteranos ou estão aposentados ou dublando bem pouco, daí a impressão que as dublagens do rio não são igual antes...

Acho que no Rio a renovação de dubladores já começou a mais tempo por causa disso, ainda mais durante e depois da pandemia...São Paulo também tá entrando nisso de uns anos pra cá.
Maruseru03 Escreveu:Além disso as dublagens com o tempo, vem uma geração diferente. Atualmente estamos vivenciando uma 3º geração da dublagem carioca com nomes como Erick Bouglex, Isabella Simi, Renan Vidal, Taís Feijó, Yan Gesteira, Pamela Rodrigues, Hannah Buttel, Bruna Laynes e entre outros. Os citados acima, faziam parte da primeira geração. Tivemos até uma segunda geração com Guilherme Briggs, Alexandre Moreno, Miriam Ficher, Peterson Adriano, Fernanda Barone, Flavia Saddy e varios outros.

3a geração? rpz, acho que vc misturou gerações e certeza que a dub. carioca não tá na 3a geração.
Eu acho que esse tópico faria mais sentido em 2005-2010, quando não havia streaming, e a TV paga e o home video davam larga predileção à dublagem paulistana.
LuizTemp12 Escreveu:Nossa não...acho que muita coisa vai pro rio, a diferença é que hoje em dia São Paulo tem dublado mais do que animes e filmes b como era de costume, então dá essa impressão..

Inclua reality shows e documentários da TV Paga aí.

Kevinkakaka Escreveu:Eu acho que esse tópico faria mais sentido em 2005-2010, quando não havia streaming, e a TV paga e o home video davam larga predileção à dublagem paulistana.

Estenderia isso até 2015 mais ou menos, mas concordo. Problema é mais implicância do Danilo mesmo. Outro dia ele citou uma publicação da Zayra Zordan em redes sociais, que eu não vi, mas segundo ele, estaria dizendo que estava sem trabalho, e aí ele disse que ela estaria sendo preterida por "moleques de anime", como se ela concorresse com dubladores masculinos jovens pelos mesmos personagens.

A própria Disney começou a mandar mais conteúdo relevante, pensando justamente na linha do MCU, Star Wars e blockbusters de cinema e geral para SP já no início da década passada. A TV Group já dublava para cinema para a Disney ali por volta de 2011/2012, não começaram agora como alguns aqui parecem pensar.
Sim Danilo, a dublagem carioca está morrendo. Nunca vai ter dubladores como os de antigamente, só a geração nutella.
Quando a barreira é muito espessa, a faca não passa.
Eu acho que hoje em dia a distribuição de trabalhos é mais equilibrada. Antigamente era RJ dubla mais filmes blockbusters e séries. SP dubla mais animes e documentários. Desenhos eram mais meio à meio.
Hoje em dia o RJ dubla bastante animes, e SP dubla vários blockbusters. Antigamente quando vinham as exceções, como Death Note no RJ e O Senhor dos Anéis em SP, era legal acompanhar só pra ver o resultado.
Mas agora, o que é acho que é um problema sério da dublagem do RJ nos últimos anos, é que ela perdeu muitos nomes. Seja pq muitos foram morar em SP; como Mauro, Ettore e Grinnan, ou pq muitos dubladores mais idosos, faleceram. Nos últimos anos, perdemos muitos dubladores mais idosos, infelizmente, e a maioria era do RJ. Dário de Castro, Júlio Chaves, Carmen Sheila, José Santa Cruz, etc. Perdemos todos eles, e mais alguns outros, em um espaço muito curto de tempo. Por isso, vozes idosas no RJ, está algo super escasso, e até repetitivas.
Acho que fica mais entre o Alfredo Martins e o Élcio Romar. Temos o José Santana, que ñ é tão escalado quanto deveria, e o Pádua, que se restringe mais à dirigir na Delart.
O Márcio Seixas, coitado, é tão raro escutar ele, que quando escuto, tomo até um susto. A Delart bem que podia cancelar esse veto que eles tem contra o Márcio. Ele foi vetado, na época, por causa da Disney, e ela já ñ trabalha mais com a Delart há muitos anos.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dublagem do novo jogo de South Park SuperBomber3000 172 15.093 2 minutos atrás
Última postagem: DavidDenis
  Dublagem de Boruto e retorno de Naruto Shippuden (?) SuperBomber3000 1.723 346.847 5 minutos atrás
Última postagem: SuperBomber3000
  Retorno da dublagem de Digimon (?) Duke de Saturno 59 6.453 8 minutos atrás
Última postagem: SuperBomber3000
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.263 517.764 2 horas atrás
Última postagem: Luizzs
  dublagem com papeis invertidos joselito de oliveira 748 54.669 3 horas atrás
Última postagem: Julius Rock

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)