Novidade sobre Dublagem

9049 Replies, 3705480 Views

SuperBomber3000 Escreveu:Talvez a surpresa e falta de costume da voz dele no ator tenham gerado toda essa repulsa inicial de alguns, com o tempo, isso pode melhorar.
IuryG Escreveu:a maior questão é a mudança da voz que acostumamos ouvir, isso sempre vai gerar estranheza.
ficar batendo nesse ponto num fórum de dublagem eu acho pouco válido, aqui não eh o dublagembra que a maioria da galera só aceita o "boneco" do ator e foda-se as outras escalas, muita gente aqui gosta de boas escalas, até mesmo de escalas de ator q só foram feitas uma vez, as vezes até preferem escala de ator q não eh o boneco oficial, vou dar dois exemplos: Roberto Macedo no Robin Williams e Carlos Seidl no Billy Bob Thorton

o Roberto só fez o Robin Williams uma vez e consenso geral eh de q foi uma ótima escala, já o Seidl não foi quem mais fez o Billy Bob Thorton e numa enquete aqui do fórum ele venceu como a melhor escala do ator, ainda consigo pensar no Mário Jorge no Chris Rock que só fez em 3 filmes e muita gente adora essa escala, gostariam q fosse a oficial, mesmo o Marco Ribeiro e Maia tendo feito o ator pacas

então não eh somente estranheza, eu mesmo dei vários argumentos do pq achei a escala do Dláigelles ruim e tenho ctz que uma parte da galera deve concordar com alguns pontos ou até conseguem trazer seus próprios pontos do pq n curtiu

Bruna Escreveu:Cara...

Eu já falei antes em resposta ao DL e vou falar de novo: dublagem é arte, e arte é subjetiva e vai ir do gosto, sensibilidade e critério artístico de cada um.

Só que assim, eu posso não gostar de um filme e achar ruim, você gostar e achar bom, beleza, gosto pessoal. Mas aí digamos que a gente decida discutir o porquê de um achar bom e o outro ruim, e a gente coloque nas balanças vários fatores referentes ao filme: atuações, direção, fotografia, roteiro, efeitos, história... enfim, todas essas coisas que existem no mundo real, que são tangíveis e nós podemos usar pra chegar num consenso, num acordo, sobre a qualidade do filme, mesmo que seja ainda algo subjetivo.

Imagina o quão POBRE seria discutir filmes se tudo acabasse com "é gosto pessoal, totalmente subjetivo, se não gosta não vê, você não sabe como foi nos bastidores pro filme sair assim". É importante falar das circustâncias ao redor da realização de uma obra de arte, e as vezes pode até mudar o jeito que nós enxergamos aquilo, e como eu disse várias pessoas aqui tentaram entender através de pura dedução o que pode ter acontecido, só que chegou o diretor e falou que é algo que está fora do nosso alcance, que tem contrato prevenindo que essa informação saia, aí o que a gente vai falar? Nada? Que deve ser a vontade de Deus que o Dláigelles tenha dublado o The Rock? Eu não sei cara, que porra de discussão bizarra essa sobre o mérito do público discordar de uma escala e achar que dava pra fazer melhor.
mandei o meu texto na mesma hora q o seu e concordo totalmente
SEE YOU SPACE COWBOY ...
Nossa, só agora que eu vi o quanto essa discussão desenrolou. Não sei se o Diego Lima ainda vai ler algum comentário, mas eu ainda acho bom eu dar minha opinião sobre a escolha do Dlaigelles no The Rock. No geral, eu não achei uma escolha ruim, pra mim ficou no mediano, não torna o filme inassistível por causa da escolha de voz, só achei que a escolha do Dlaigelles parece ter sido muito mais levando em conta o lado "brutucu" do The Rock, o que dependendo do filme não seria uma escolha ruim, mas para esse filme específico que parece que vai ser um filme de ação + comédia, o mais adequado seria um dublador que conseguisse conciliar também o lado cômico. No mais, agradeço ao Diego por ter o trabalho de explicar um pouco pra gente como é feito o processo de escolha de voz de algum dublador.
Nós que estamos do lado de fora do mercado, não temos condições de mensurar variáveis que são importantes no processo de dublagem. Por isso q a gente não pode dizer, "vai ser assim", pq pode ser q não seja do jeito q nós estamos pensando.

Há muitos anos, quando escalaram o Simões no Heath Ledger, no filme do Batman, outros membros, deste mesmo fórum, tiveram uma reação bem semelhante (ou talvez até mais forte) que essa de agora. Aconteceu muito isso.

E hoje é uma escala que muita gente acha que deu certo, que foi legal. Mas na época, era considerada uma escolha impensável. Teve membro querendo aposentar (isso mesmo), aposentar o diretor de dublagem do filme.

Quer dizer, vamos com calma. Não sejamos apressados em julgar.
taz Escreveu:Nós que estamos do lado de fora do mercado, não temos condições de mensurar variáveis que são importantes no processo de dublagem. Por isso q a gente não pode dizer, "vai ser assim", pq pode ser q não seja do jeito q nós estamos pensando.

Há muitos anos, quando escalaram o Simões no Heath Ledger, no filme do Batman, outros membros, deste mesmo fórum, tiveram uma reação bem semelhante (ou talvez até mais forte) que essa de agora. Aconteceu muito isso.

E hoje é uma escala que muita acha que deu certo, que foi legal. Mas na época, era considerada uma escolha impensável. Teve membro querendo aposentar (isso mesmo), aposentar o diretor de dublagem do filme.

Sim, mas todos têm o direito de criticar quando acham uma escolha ruim (o que é o caso). Não entendi porquê estão tratando as críticas dessa maneira exclusivamente nesse caso
O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius
Luiz2812 Escreveu:Sim, mas todos têm o direito de criticar quando acham uma escolha ruim (o que é o caso). Não entendi porquê estão tratando as críticas dessa maneira exclusivamente nesse caso

OK divergir, são questões de ordem pessoal, particulares. Acontece. Agora, não se deve (e nem se pode), transformar essas questões (divergências) em 'campo de batalha'. E assim, qdo opinamos sobre determinado assunto, é importante q sejamos cautelosos, pq nós podemos estar errados. É isso.
taz Escreveu:Nós que estamos do lado de fora do mercado, não temos condições de mensurar variáveis que são importantes no processo de dublagem. Por isso q a gente não pode dizer, "vai ser assim", pq pode ser q não seja do jeito q nós estamos pensando.

E hoje é uma escala que muita gente acha que deu certo, que foi legal. Mas na época, era considerada uma escolha impensável. Teve membro querendo aposentar (isso mesmo), aposentar o diretor de dublagem do filme.

Pois é, taz, mas é que eu sinto que foi criado um espantalho da reação que o povo teve aqui, não vi ninguém dizer que tem que ser de um jeito, que VAI ser de um jeito, inclusive o DL veio aqui pra tratar de questões que ele mesmo admite que o povo daqui nem tocou (por exemplo, criticar o profissional em questão num ambito individual), e houveram algumas coisas que foram meio que exageradas demais.

Eu, você, todo mundo aqui já criticou dublagens e escalas apaixonadamente, as vezes a gente passa dos limites até, faz parte do nosso hobby, nós pensamos entender e baseado no que pensamos entender a gente critica, porque no fim a gente quer que o produto seja o melhor possível, assim como o Diego Lima e o povo envolvido na dublagem do filme do The Rock (que a esse ponto eu até esqueci porque essas ultimas páginas do tópico foram uma montanha russa) quer, eu imagino.

E o meu ponto todo é que, embora seja uma questão pessoal, a gente ainda pode ter uma discussão legal, embasada, e pode apresentar argumentos com tanto mérito artístico e profissional quanto o de um diretor de dublagem, porque ser artista, entender de arte ou simplesmente enteder do que se gosta como consumidor de arte, essas coisas não são coisas que a gente precisa necessariamente assinar uma carteira que diz que nós somos aquilo. Eu sou artista, a minha vida inteira fui, sempre serei, e ganho a vida na medida do possível com a minha arte, mas eu não me julgo mais competente em falar de música ou escrita do que alguém que estuda essas coisas, eu acho que a escuta nesse caso é muito mais enriquecedora, conhecer a contradição, o ponto de vista diferente, e entender que as vezes não é nem necessariamente uma contradição, as vezes acaba virando um complemento ao seu próprio entendimento, sabe?
True love will find you in the end.
Bruna Escreveu:Eu, você, todo mundo aqui já criticou dublagens e escalas apaixonadamente, as vezes a gente passa dos limites até, faz parte do nosso hobby, nós pensamos entender e baseado no que pensamos entender a gente critica, porque no fim a gente quer que o produto seja o melhor possível, assim como o Diego Lima e o povo envolvido na dublagem do filme do The Rock (que a esse ponto eu até esqueci porque essas ultimas páginas do tópico foram uma montanha russa) quer, eu imagino.

O tempo passa, Bruna, a gente amadurece, os gostos vão mudando. Muita coisa q eu acreditava tempos atrás, hoje eu não concordo mais. Acontece. E hoje, eu reconheço q errei muito nessas ocasiões.
taz Escreveu:OK divergir, são questões de ordem pessoal, particulares. Acontece. Agora, não se deve (e nem se pode), transformar essas questões (divergências) em 'campo de batalha'. E assim, qdo opinamos sobre determinado assunto, é importante q sejamos cautelosos, pq nós podemos estar errados. É isso.

Não transformamos. Era um dia como qualquer outro de críticas. O diretor que veio defender a escolha dele
O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius
Luiz2812 Escreveu:Não transformamos. Era um dia como qualquer outro de críticas. O diretor que veio defender a escolha dele

OK. É um direito dele, e acho q ele, inclusive, defendeu muito bem seu ponto de vista.
taz Escreveu:O tempo passa, Bruna, a gente amadurece, os gostos vão mudando. Muita coisa q eu acreditava tempos atrás, hoje eu não concordo mais. Acontece. E hoje, eu reconheço q errei muito nessas ocasiões.
Também amadureci Pedro, vim pra esse fórum eu tinha 11 anos de idade, hoje sou uma mulher adulta com ideias muito diferentes, mas não deixei de me importar com as coisas que eu amo, dublagem é uma dessas coisas.
Mas quem sabe mais uns 10 anos e eu fico fria e indiferente em relação ao mundo de vez, vai saber, a vida pode ser brutal e eu já senti esse gosto.
True love will find you in the end.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Retorno da dublagem de Digimon (?) Duke de Saturno 54 6.325 8 minutos atrás
Última postagem: Taiko Aranha
  Dublagem de Boruto e retorno de Naruto Shippuden (?) SuperBomber3000 1.722 346.550 2 horas atrás
Última postagem: SuperBomber3000
  Dublagem de Novelas 2025 Thiago. 246 20.695 4 horas atrás
Última postagem: Moon Knight
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.260 517.278 5 horas atrás
Última postagem: Julius Rock
  Dublagem para Fanfics Danilo Powers 19 10.543 Ontem, 17:14
Última postagem: DubMasterZ

Usuários navegando neste tópico: 3 Convidado(s)