Ficaria legal o Cassius Romero nele
Achou que eu tava brincando?
Bruna Escreveu:Então Diego, primeiramente, muito obrigada pela educação e paciência ao me responder. Não era nem necessário você engajar com os meus pontos mas fico feliz que você tenha se disposto a fazê-lo.
O meu maior problema com o seu post original é que você mencionou "vários motivos" pra escalação ter ocorrido ao mesmo tempo que frisa que não pode revelá-los, aí fica no ar essa sensação de que existem tantos processos envolvidos na escala que criticá-la como consumidor necessariamente vai envolver uma ignorância dos tais processos, porque nós obviamente não podemos saber o que ocorre, e que as nossas opiniões vão ter um peso, uma credibilidade menor do que a de pessoas com cargos mais importantes por isso.
E eu não acho que isso é necessariamente verdade, você diz que parece que a crítica é por "birra", não vejo dessa forma, inclusive acho que a maioria aqui se portou de forma educada e inclusive tentou, na medida do possível, entender de onde se originou uma decisão que pra muitos de nós não pareceu fazer sentido. O pessoal aqui estuda dublagem, muitos a fundo, discute tendências de mercado – pode parecer até engraçado ver alguns falando "ah, tá com cara de tal estúdio" ou "tal escala parece ser tal estúdio com tal direção", mas acho que é difícil negar que essas especulações exigem um nivel de cuidado, de estudo e familiaridade que pode ser visto como lisonjeiro, a gente quer entender esses tais processos misteriosos, sabe? E especular é legal quando você sabe do que tá falando, mesmo que de um ponto de vista de consumidor atento e não de alguém envolvido ali nos bastidores.
Por fim eu queria comentar que obviamente não existe uma ciência exata pra determinar qualidade de escala, porque mesmo escalar um filme ou escolher sujeitos para um teste é um processo artístico e que vai da sensibilidade e critério de cada um, e todas essas discussões que nós propomos aqui e em outros lugares são tentativas de chegar num consenso sobre o que faz uma dublagem ser boa, o que faz uma escalação ser boa, por que o Dláigelles talvez não tenha ficado tão bom no The Rock? Quem ficaria melhor no The Rock? Como chegar numa opção melhor quem sabe? É difícil falar isso quando a dublagem já até deve ter acontecido, mas não deixa de ser não só um direito nosso, mas até um dever, acho que você concordaria que dublagem seria um negócio bem mais "chocho" se todo mundo aceitasse qualquer coisa sem feedback honesto.
Enfim, é isso, talvez tenha ficado alguma coisa que eu queria falar de fora desse texto, mas espero que tenha ficado compreensível e chegado ao ponto, mesmo que só depois de 3 ou 4 longos parágrafos rsrs
Bruna, eu respondi de coração mesmo. Sua primeira resposta teve sim um "deboche" que eu peguei no ar. Sobre não revelar os motivos, isso deveria até ser elogiado sabia? Por conta do meu compromisso com o documento que assinei, com os processos que estou envolvido na direção de um produto desse calibre e em relação a minha conduta profissional. Porém, mesmo com tudo isso, vim aqui e tentei dar outro panorama para gente conversar sobre.
Eu continuo concordando com você, pra sua surpresa. Processos artísticos estão ligados ao abstrato, ao imaterial e ao intangível. Já pensou se eu venho aqui fora do tom e dou aquela carteirada desnecessária e tosca? Isso faria com que o debate virasse um pastelão. Não concorda comigo?
O exercício que eu indico é colocar no original e comparar as vozes. Sobre os debates e opiniões bem fundamentadas, mesmo de um prisma muito distante do meu, eu sempre vou apoiar. Claro que a gente se preocupa e faz com muito carinho para que o público goste, para que a cópia dublada alcance os lares de brasileiros que necessitam de acessibilidade e não se esqueçam desse detalhe: para que tenhamos mais e mais trabalho. Assim, vamos edificar uma dublagem diversa e com muita qualidade. Posso garantir pra vocês, a busca é sempre pelo melhor sempre, independentemente do cenário que estamos.
Agora, eu não vou deixar meu colega receber nenhum tipo de ataque, e reafirmo, não vi vocês fazendo isso. Vocês tem todo o direito de reclamar, de contestar, de apontar o que acreditam e tudo mais, mas não podemos nos esquecer que do outro lado temos pessoas que podem ser prejudicadas com qualquer faísca de ódio. Estou errado?
E gente... vou nessa pois tenho muita coisa pra escalar aqui kkkkkk.
Em breve apareço aqui. Ah e aproveitando, quando for boneco meu, quero essa mesma energia defendendo a minha manutenção hein? Nada de ficar fazendo campanha pra quem nunca dublou o ator.
Abração e para mais debates: é só ir no meu instagram @diegolima
Bjo
Uma escala que eu gostaria era o Cassiano Ávila no The Rock, acho que combinaria bem. Como passou por testes e todo mundo aqui sabe que sempre há a possibilidade de uma obra específica cair em algum polo que não estávamos acostumados (desde que seja um polo como RJ e SP, tá tudo tranquilo), que pelo menos saia com uma dublagem boa. Realmente difícil equilibrar todos os pratos e ocorre a particularidade por produção, estúdio, casting e quaisquer outros motivos.
diegolimadub Escreveu:Quanto aos famigerados bonecos, quantas vezes tivemos trocar de bonecos, de elencos inteiros de uma temporada pra outra, de vozes consolidadas nas duas praças e polêmicas de qualquer ordem? Este não será nem o primeiro, muito menos o último exemplo disso. Enfim, vamos aguardar quando o filme for lançado e vamos olhar sem preconceito. Numa dessas dá pra se divertir, curtir a piada e a escalação de um ou de outro vai passar desapercebida diante de tantas variáveis. tô errado?
Creio que seja bem por aí mesmo. Agradeço a atenção e a paciência. Seu discurso foi bastante esclarecedor.
sim, é um grupo para discutir dublagem, porém quando se critica uma troca de dublagem de uma produção que não faz parte do gosto pessoal dos usuários que se acham donos do fórum aí não pode, ao invés de rebaterem com argumento, rebatem com sarcasmo e arrogância, alguns que estão criticando essa troca de voz do The Rock são os mesmos que defenderam, talvez por bairrismo, trocar todo o elenco de dubladores de uma novela e ainda debocharam de quem criticava a troca.
Carlit007 Escreveu:sim, é um grupo para discutir dublagem, porém quando se critica uma troca de dublagem de uma produção que não faz parte do gosto pessoal dos usuários que se acham donos do fórum aí não pode, ao invés de rebaterem com argumento, rebatem com sarcasmo e arrogância, os mesmos que estão criticando essa troca de voz do The Rock são os mesmos que defenderam, talvez por bairrismo, trocar todo o elenco de dubladores de uma novela e ainda debocharam de quem criticava a troca. Foram usados argumentos, se você ao menos lesse a conversa, saberia. E que caralhos que novela tem a ver com não gostar do Dláigelles no The Rock (que foi quase um consenso geral). A maioria dos que comentaram sequer fala uma palavra sobre novelas
Próximo...
O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius
Yukihira Escreveu:Uma escala que eu gostaria era o Cassiano Ávila no The Rock, acho que combinaria bem. Como passou por testes e todo mundo aqui sabe que sempre há a possibilidade de uma obra específica cair em algum polo que não estávamos acostumados (desde que seja um polo como RJ e SP, tá tudo tranquilo), que pelo menos saia com uma dublagem boa. Realmente difícil equilibrar todos os pratos e ocorre a particularidade por produção, estúdio, casting e quaisquer outros motivos. Esse comentário só prova o ponto do Diego de que a maioria das opiniões aqui trata-se de gosto pessoal. Para mim a escala do Dláigelles não é ruim, melhor que Cassius e Raul na minha opinião, a maior questão é a mudança da voz que acostumamos ouvir, isso sempre vai gerar estranheza.
IuryG Escreveu:Esse comentário só prova o ponto do Diego de que a maioria das opiniões aqui trata-se de gosto pessoal. Para mim a escala do Dláigelles não é ruim, melhor que Cassius e Raul na minha opinião, a maior questão é a mudança da voz que acostumamos ouvir, isso sempre vai gerar estranheza.
Sim, é opinião pessoal. E o conjunto de opiniões geral não gostou da escala
O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius
IuryG Escreveu:Esse comentário só prova o ponto do Diego de que a maioria das opiniões aqui trata-se de gosto pessoal. Para mim a escala do Dláigelles não é ruim, melhor que Cassius e Raul na minha opinião, a maior questão é a mudança da voz que acostumamos ouvir, isso sempre vai gerar estranheza. Cara...
Eu já falei antes em resposta ao DL e vou falar de novo: dublagem é arte, e arte é subjetiva e vai ir do gosto, sensibilidade e critério artístico de cada um.
Só que assim, eu posso não gostar de um filme e achar ruim, você gostar e achar bom, beleza, gosto pessoal. Mas aí digamos que a gente decida discutir o porquê de um achar bom e o outro ruim, e a gente coloque nas balanças vários fatores referentes ao filme: atuações, direção, fotografia, roteiro, efeitos, história... enfim, todas essas coisas que existem no mundo real, que são tangíveis e nós podemos usar pra chegar num consenso, num acordo, sobre a qualidade do filme, mesmo que seja ainda algo subjetivo.
Imagina o quão POBRE seria discutir filmes se tudo acabasse com "é gosto pessoal, totalmente subjetivo, se não gosta não vê, você não sabe como foi nos bastidores pro filme sair assim". É importante falar das circustâncias ao redor da realização de uma obra de arte, e as vezes pode até mudar o jeito que nós enxergamos aquilo, e como eu disse várias pessoas aqui tentaram entender através de pura dedução o que pode ter acontecido, só que chegou o diretor e falou que é algo que está fora do nosso alcance, que tem contrato prevenindo que essa informação saia, aí o que a gente vai falar? Nada? Que deve ser a vontade de Deus que o Dláigelles tenha dublado o The Rock? Eu não sei cara, que porra de discussão bizarra essa sobre o mérito do público discordar de uma escala e achar que dava pra fazer melhor.
True love will find you in the end.
|