O Hobbit - Uma Jornada Inesperada
ESTÚDIO:
IDF
DIREÇÃO:
Diego Lima
ELENCO DE DUBLAGEM
Martin Freeman (Bilbo Bolseiro):
Renato Soares
Ian McKellen (Gandalf):
Luiz Carlos de Moraes
Richard Armitage (Thorin Escudo de Carvalho):
Marco Antônio Abreu
Ken Stott (Balin):
Carlos Silveira
Graham McTavish (Dwalin):
Guilherme Lopes
James Nesbitt (Bofur):
Rogério César
Stephen Hunter (Bombur):
Roberto Leite
Dean O'Gorman (Fili):
Henrique Reis
Aidan Turner (Kili):
Wilken Mazzei
John Callen (Oin):
Carlos Campanile
Peter Hambleton (Gloin):
Mauro Ramos
Jed Brophy (Nori):
Luiz Amorim
Mark Hadlow (Dori):
Walter Breda
Adam Brown (Ori):
Sérgio Rufino
Ian Holm (Velho Bilbo Bolseiro):
Luiz Nunes
Elijah Wood (Frodo Bolseiro):
Vágner Fagundes
Hugo Weaving (Elrond):
Armando Tiraboschi
Cate Blanchett (Galadriel):
Marli Bortoletto
Andy Serkis (Gollum):
Nelson Machado
Sylvester McCoy (Radagast, o Castanho):
Alexandre Soares
Barry Humphries (Grão-Orc):
Eudes Carvalho
Bret McKenzie (Lindir):
Ricardo Sawaya
William Kircher (Tom, o Troll):
Júnior Nannetti
Mark Hadlow (Bert, o Troll):
Gilmar Lourenço
Peter Hambleton (William, o Troll):
Élcio Sodré
Stephen Ure (Grinnah):
Francisco Freitas
Timothy Bartlett (Sr. Worrywort):
Marcelo Pissardini
Muitos atores desconhecidos, dos quais eu não tinha a menor ideia de como soavam. Escutar a voz de cada um deles foi até gratificante no fim hehe. Coincidentemente, o elenco ficou muitíssimo variado em relação à trilogia original, realmente não esperava tanto. Tive que rever o dublado e ver a cena no legendado para diferenciar os trolls, foram os "menos identificáveis", por assim dizer, haha.
Agora, o ponto que me trouxe mais dúvida: a cena, claramente para agradar os fãs, em que o Frodo aparece. De aparência, o Elijah Wood não mudou (me surpreendeu pacas quando vi o filme pela primeira vez), agora a voz sim, não tanto, mas mudou, não está tão jovial quanto era em O Senhor dos Anéis. Preferi colocar o Vágner então, pensando nisso. Todavia, pode ser que, por questões da mais pura consistência, fosse adequado escalar o Renato Cavalcanti de novo, mesmo com a voz do Elijah soando diferente, e muito mais em linha com a do Vágner em O Hobbit. Pode ser que eu esteja pensando demais para uma única cena, que nem é tão longa, e talvez eu esteja mesmo hahaha.
Coloquei o Carlinhos Silveira em um novo personagem, e creio que não faça mal. O Rei dos Mortos em O Retorno do Rei era quase uma ponta, de qualquer forma.
E estou imaginando este elenco no IDF mesmo, tal como antes. Imaginemos que, a fim de comemorar os 20 anos do lançamento do primeiro filme de O Senhor dos Anéis, um box especial fosse lançado com todos os 6 filmes, com uma redublagem também paulista para a trilogia original, e uma versão paulista (embora mais atual) de O Hobbit. Essa seria a historinha por trás.
Enfim, o elenco do primeiro filme tá aí. Depois monto os dos outros dois.