As dublagens do
Marcelo Gastaldi no Jerry Lewis.
Bem antes do Nelson Batista se eternizar no Jerry Lewis, Gastaldi era quem o dublava (na verdade, foi seu primeiro dublador). Os filmes foram: O Biruta e o Folgado, Os Malucos do Ar, O Rei do Laço, O Delinquente Delicado, O Professor Aloprado (1963) e Boeing Boeing.
Todos dublagens perdidas, feitas na antiga Odil Fono Brasil, no início da década de 70.
A Brascontinental, distribuidora dos filmes da Paramount (incluindo esses filmes de Jerry Lewis) na época e que era cliente da Odil, além de não preservar direito os áudios, simplesmente DESTRUIU as dublagens quando a Brascontinental encerrou suas atividades. As dublagens da Odil acabaram sendo redubladas na década de 80 para a Globo, com Nelson Batista no ator (já vinha dublando o ator desde o final da década de 70, na Álamo, dublagens estas da Álamo que também se perderam; há até quem diga que foi a Globo quem exigiu o Nelson Batista nas dublagens da Herbert Richers).
As dublagens da Odil se perderam pra sempre. O que temos por aí são trechos de colecionadores.
Fonte: Augusto Bisson e Cláudio Caparica (este último se tornou dublador há algum tempo), grandes conhecedores de dublagens antigas.
____________________
Outra raridade é a animação infantil
As Letrinhas Mágicas. É uma animação infantil bem bobinha, que era exibida no canal TV Escola. Eu cheguei a assistir aguns episódios lá pra 2004- 2005. O vilão era o Jorge Vasconcellos e o Lápis era o Duda Espinoza.
A dublagem foi feita na Alcateia. Foi a 1a vez que tinha ouvido falar desse estúdio.
______________
A dublagem pra avião de Autor em Família, com Osmiro Campos no Al Pacino.
A dublagem clássica de
O Poderoso Chefão, feita na Álamo no final da década de 70, e exibida na Band. Segundo Augusto Bisson, elenco foi: Gastão Malta no Marlon Brando, Francisco José no Robert Duvall, Luiz Pini no Richard Conte e Mário Jorge Montini no Lenny Montana. Contou ainda com Nelson Batista no Al Pacino e provavelmente Marcos Miranda no James Caan.
A dublagem original de
Crepúsculo dos Deuses, feita na Odil Fono Brasil. O elenco foi: Waldir de Oliveira no William Holden, Dulcemar Vieira na Gloria Swanson, Líbero Miguel no Erich von Stroheim e Nair Silva na Nancy Olson. Direção de Líbero Miguel.
Fonte: Augusto Bisson e Nair Silva
A dublagem original de
Assim Caminha a Humanidade, feita na Herbert Richers na década de 70, com Waldyr Sant'anna no Rock Hudson, Nelly Amaral na Elizabeth Taylor e Rodney Gomes no James Dean. E provavelmente Pádua Moreira no Rod Taylor.
O filme
Vidas Amargas, também com James Dean, também foi dublado na época, mas não se têm certeza se foi o Luis Manoel nele.
Fonte: Augusto Bisson
E o filme
El Profe (O Professor) de 1971, com Cantinflas,chegou a ser dublado no Brasil. Segundo algumas pesquisas que fiz um tempo atrás, esse filme foi dublado junto com o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, também de 1971. Ambos foram dublados em 1973, nos estúdios da Technison, com direção de Telmo de Avelar. A dublagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate da Technison tá disponível até hoje, mas a de El Profe não. A única coisa que se sabe é que Mário Monjardim dublou o Cantinflas. Curiosidade: Ramón Valdés e Angelines Fernandez (o Seu Madruga e a Dona Clotilde de Chaves) fazem uma participação no filme.
Mais informações aqui -
https://delart.com.br/dublagem-brasil-cr...iosidades/