Esclarecimentos sobre Orlando Gentil (locutor da Dublavídeo nos anos 90)

5 Replies, 536 Views

Esclarecimentos sobre Orlando Gentil (locutor da Dublavídeo nos anos 90)

Olha, já faz um bocado de tempo que eu queria fazer essa postagem em particular, mas vamos logo ao assunto: para todos os membros presentes do fórum, teria alguma forma de vocês autorizarem o uso de inserir o nome de Orlando Gentil nas produções das quais ele trabalhou como locutor da Dublavídeo nos anos 90 (e um pouquinho no início dos anos 2000, antes de sair da casa)?

Eu estou dizendo isso, porque desde que eu descobri o nome dele há muito tempo, especialmente no blog do Jonas Chumber, eu tentei adicionar seu nome nas produções registradas aqui no fórum de todas as formas possíveis, mas sem muito sucesso como o esperado. E olha que já tinham mencionado ele em um comentário de uma das postagens na seção Falando de Dublagem há mais de 10 anos, mas me parece que o link com o áudio dele já expirou faz muito tempo.

Porém, ao estudar a voz dele com mais cautela através de trechos iniciais de filmes e outros arquivos do tipo, eu decidi formar uma lista com as produções onde ele assinou o nome da Dublavídeo nas locuções, assim vocês terão ideia de quem é. Lembrando que não são todas elas, eu pensei mais em catalogar aquelas que estão catalogadas aqui no fórum mesmo, das quais eu consigo me lembrar de cabeça, mas acho que vocês vão entender mesmo assim. Enfim, aqui está:

Filmes

Matar ou Morrer (1952 - 2ª dublagem)
The Rocky Horror Picture Show (1975)
Todos os Homens do Presidente (1976 - 2ª dublagem)
Comboio da Carga Pesada (1977)
O Maníaco (1980)
Rambo: Programado para Matar (1982 - 3ª dublagem)
O Exterminador do Futuro (1984 - 2ª dublagem)
O Nome da Rosa (1986 - 2ª dublagem)
RoboCop: O Policial do Futuro (1987 - 2ª dublagem)
A Dama de Branco (1988)
Um Toque de Sedução (1988)
Inferno Vermelho (1988 - 2ª dublagem)
Condenação Brutal (1989 - 2ª dublagem)
Jornada Mortal (1994)
Assassinos da Estrada (1994)
O Segredo do Fantasma (1995)
Por uma Vida Menos Ordinária (1997)
Newton Boys: Os Irmãos Fora-da-Lei (1998)
Quando o Amor Acontece (1998)
Para Sempre Cinderella (1998)
Como Enlouquecer Seu Chefe (1999)
Nunca Fui Beijada (1999 - 1ª dublagem)
King Cobra: A Cobra Assassina (1999)
Pânico no Lago (1999 - 1ª dublagem)
O Terceiro Milagre (1999)

Animes e OVAs

Golgo 13: O Profissional (1983)
Dragon Slayer: A Lenda de um Herói (1992)
O Segredo da Foca (1992)
Fatal Fury (1992)
Ghost in the Shell: O Fantasma do Futuro (1995)
Bucky (1999-2000)

Desenhos e Longas Animados

Dennis, o Pimentinha (1986-1988 - VHS Flashstar - alguns episódios)
Rahan (1987)
Sonic SatAM (1993-1994 - 1ª dublagem)
Os Quatro Aventureiros (1997)

Seriados e Minisséries

Titanic (1996)

Outras Produções

O Mundo de Beakman (1992-1998 - 4ª temporada, junto com o João Francisco Garcia)

Então, aqui está toda a lista. Como deu pra ver, meu foco maior foram nos filmes, já que ao que tudo indica, foi nesse ramo onde o Orlando mais trabalhou, mas as outras produções também contam, não contam? Afinal, o mundo não é apenas focado no cinema, existem outras artes espalhadas por aí.

Quando pensarem melhor nesse assunto, é só me darem um aviso quando resolvermos o acordo. Até lá, caso eu encontre, eu porei mais outras obras que tenham a locução do Orlando, pro trabalho dele se expandir mais no nosso conhecimento, se é que me entendem.

Espero que tenham compreendido a situação. Uma boa tarde e forte abraço a todos do fórum. Até lá!!!
Mas pq ainda não colocaram o nome dele?
Amar não é pecado! 🍃
Raposita Escreveu:Mas pq ainda não colocaram o nome dele?
Isso é o que eu venho tentando saber nos últimos tempos, pelo menos desde quando me registrei aqui em 2015. É curioso que tinham mencionado ele em um outro tópico daqui, mas nem por isso eles autorizaram o uso de inserir o nome dele nas produções, por isso pensei em fazer esse editorial pra ver se os membros dão a volta por cima, se é que me entende. Quem sabe, eles não pensem melhor na situação, não é?
Raposita Escreveu:Mas pq ainda não colocaram o nome dele?

Porque pessoal ainda tem dúvidas. Nem tem como eu opinar não conheço a voz dele. Quem estava mais inteirado sobre é o Marcelo Almeida.
Reinaldo Escreveu:Porque pessoal ainda tem dúvidas. Nem tem como eu opinar não conheço a voz dele. Quem estava mais inteirado sobre é o Marcelo Almeida.
Eu não estaria muito certo sobre isso, Reinaldo. Sabe, agora pouco, enquanto pesquisava na seção de animações, me deparei com uma adição que o matheus153854 fez no tópico da dublagem lançada pra VHS do desenho Sonic SatAM (aquele dos Guerreiros da Liberdade, sabe qual é?), provando que o Orlando dividiu a locução da série junto do João Francisco Garcia, então isso pode ser algum sinal, não é? Tanto que foi justamente pra isso que eu fiz esse tópico meio inconveniente, mas que pensei que teria sido muito eficaz, no bom sentido, é claro. Mas se você diz que não é todo mundo do fórum que concorda com essa voz (o bom e velho Marcelo Almeida que o diga...), então vou acreditar na sua teoria.
Daniel Cabral Escreveu:Eu não estaria muito certo sobre isso, Reinaldo. Sabe, agora pouco, enquanto pesquisava na seção de animações, me deparei com uma adição que o matheus153854 fez no tópico da dublagem lançada pra VHS do desenho Sonic SatAM (aquele dos Guerreiros da Liberdade, sabe qual é?), provando que o Orlando dividiu a locução da série junto do João Francisco Garcia, então isso pode ser algum sinal, não é? Tanto que foi justamente pra isso que eu fiz esse tópico meio inconveniente, mas que pensei que teria sido muito eficaz, no bom sentido, é claro. Mas se você diz que não é todo mundo do fórum que concorda com essa voz (o bom e velho Marcelo Almeida que o diga...), então vou acreditar na sua teoria.

Olha aceitar resposta não necessariamente quer dizer que quem aceitou conhece/reconhece a voz do Orlando, o fato é que fez locução nos anos 90, não tenho como opinar sobre esses tópicos que creditam ele como locutor

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.061 3.727.870 7 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Dúvidas Gerais sobre Dublagem 2 Bruna' 3.936 583.780 Ontem, 17:44
Última postagem: Yatogam1
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.265 522.517 Ontem, 12:36
Última postagem: Vortex
  Novidades sobre a DC Comics Daniel Felipe 2.228 310.086 Ontem, 06:43
Última postagem: Thiago.
  Curiosidades sobre Dubladores Daniel Felipe 63 31.541 28-08-2025, 22:28
Última postagem: Gabriel

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)