Só Falta o Comediante Felipe Neto do Canal Não Faz Sentido do You Tube Começar a Dublar
Esse cara é um "social influencer"!? Ai meu Deus do céu, tem cada tipo de coisa ultimamente que eu não sei onde vamos parar, como dizia o Seu Madruga brilhantemente: "Se isso é o futuro, então acho que então vamos voltar pra Idade Média".
Mas quero lembrar que esse cara e o que ele representa não é algo novo na sociedade e muito menos na dublagem em si. Só uma figura pública "menos envernizada" que outras que temos aqui no Brasil, e que muitas participaram das dublagens, só que antes era uma coisa mais elitista, hoje a coisa foi pro mais popular, pra aqueles que não tinham chance de aparecer nos veículos da mídia.
Não é novidade, é substituição, antes eram os "globais", também desprovidos de qualquer tipo de talento e sem qualquer noção do que é arte, hoje são os youtubers, amanhã serão outros que estão ainda a serem criados pela máquina de publicidade que está em voga.
Por isso e somente por isso acho errado meter o pau nesse pessoal, temos que lembrar que desde os anos 90 pra cá, a dublagem se transformou nisso. Antes, geralmente o pessoal que trabalhava em Tv e que dublava, sabia o que estava fazendo, eram atores que faziam tv, mas que transitavam por diversos meios, assim como os atores que dublavam, eram atores que faziam dublagem, mas eram acima de tudo artistas de primeira grandeza, era o pessoal que interpretava por gostar de interpretar. Não havia tanto glamour (na dublagem nunca houve), dinheiro e todas essas alvíssaras que a fama pode trazer. Traz e atrai todo tipo de "abutre" que quer se satisfazer com esse tipo de coisa...
Isso não é o fim, o fim já começou faz tempo, isso faz parte do processo de sofisticação, ou melhor, de "evolução" do mercado, desse tipo de produto. Afinal temos que reconhecer, dublagem acima de tudo é produto mesmo. Produto da Indústria Cultural. E esse tipo de situação permite que tenhamos certeza de que não passa disso. Um dia talvez se confundiu com arte, mas acho que essa confusão acabou. Doce era a minha ilusão, e o que era doce se acabou, faz tempo.
E pensar que um dia eu gostei de dublagem, fui um grande admirador e defensor, hoje estou reticente em relação a tudo isso. Vejo com distância as coisas acontecerem e assim é que pretendo me manter.
Isso deveria estar no tópico "Famosos na Dublagem", não? Tudo bem que para muitos de nós alguns "famosos", sejam anônimos e tal...
Isso é um verdadeiro "tapa na cara" do pessoal que faz teatro e um curso de dublagem para entrar na área.
[video=youtube;buBCVONZXrc]https://www.youtube.com/watch?v=buBCVONZXrc[/video]
[video=youtube;JLRzVMV2P4E]https://www.youtube.com/watch?v=JLRzVMV2P4E[/video]