Pra quê tantos dubladores em um só ator ou atriz?

64 Replies, 20667 Views

Esse topico foi feito pra nos refletirmos. Vemos que tantos atores e atrizes tem sido designados a varios dubladores. Bom, e claro que a tendencia e um ator ou atriz ter pelo menos duas vozes (um dublador do Rio e um de Sampa), mas b varios atores e atrizes ja foram dublados por mais de 10 pessoas.

Por causa disso, varias pessoas deixaram de assistir filmes dubladores, ja que veem que a celebridade esta com outra voz num determinado filme que assistem. Vou citar um exemplo: um dia desses, assisti o filme O Mentiroso, com Jim Carrey, na TNT. Jim Carrey era dublado por Francisco Bretas. Todos aqui no i?rum estamos acostumados a ouvir Marco Ribeiro o dublando, nao e verdade? Por isso, quando meu pai parou um pouco para ouvir o filme, nao passou nem 5 segundos e meu pai percebeu que aquela dublagem do Jim Carrey era estranha. Ele disse mais ou menos assim: "Ei, essa voz nao e do Jim Carrey. Fizeram outra dublagem dele.". Ele nao gostou daquela dublagem. E ve que meu pai nem se interessa tanto por dublagem e em pouco tempo percebeu a voz de outro dublador no ator.

Meu pai nao deixou de assistir filme dublado, mas, por outro lado, muitos fazem o contrario e passam a assistir filmes legendados devido i? ma escalacao (de os diretores colocarem um dublador com uma voz totalmente diferente para aquele ator).

Mas o ponto focal desse topico nao e a dublagem ruim; e a quantidade de dubladores em um determinado artista. Varios de nos talvez ate prefira um dublador apenas para aquele artista, que e a voz que achamos ser ideal e a que mais se aproxima do original.

Sabemos que pouqui?ssimos artistas tiveram um dublador apenas, como a recem-falecida Whitney Houston, que teve apenas Mi?nica Rossi como sua dubladora. Mas a maioria dos artistas tiveram varios dubladores. Vou colocar uma pequena lista abaixo com o nome de alguns atores e quantos ja os dublaram:

Jim Carrey - 12 dubladores

Tom Hanks - 12 dubladores

Samuel L. Jackson - 13 dubladores

Robert De Niro - 17 dubladores

Jackie Chan - 20 dubladores

Essa quantidade excessiva de vozes continuara. Levamos em conta que alguns dubladores ficaram bem escalados. Em alguns casos, uma mudanca de voz ocorre porque em determinado filme o ator "ajustou" um pouco sua voz para o seu papel, como foi o caso do falecido ator Heath Ledger no filme Batman - O Cavaleiro das Trevas, que teve Marcio Simoes como dublador devido a que ele fez o papel de vilao, e a voz que ele usou para este se encaixava direitinho na do Marcio. Ou ocorre porque um dublador oficial falece ou mesmo se aposenta de sua carreira.

Mas apesar disso, refaz-se a pergunta: Pra que tantos dubladores em um so ator ou atriz? Se ha apenas 1 voz envolvida, que e a do artista, nao e razoavel 1 dublador apenas, ou 2, ou no maximo 5? Por que 10, 15, 20?

Bom, ja que digitei demais e meus dedos estao cansados, nem sei se ja existe um topico relacionado, b i quero que comentem, nao uma resposta para a pergunta do topico, porque provavelmente nao terao, mas o que pensam sobre isso: se concordam ou discordam das coisas ditas, ja que cada um tem a sua opiniao (o objetivo e questionarem o porque de os diretores fazerem essas mudancas), desde que nao a expresse de modo ofensivo, conforme as regras do i?rum.
Tipo,tem uns dubladores que ficam melhores em seus papeis do que outros,por exemplo,eu gostei

de Marco Ribeiro,mais acho que ficou melhor Tata Guarnieri,e vice-versa

Sobre o Jackie Chan,nao concordo,pois ha gente que tem sua preferencia,por isso acho que devem manter esse sistema,pois sempre devem testar novos dubladores
Gosto do Tata Guarnieri dublando o Jackie Chan. Meu preferido. :

E queria muito que o Steve Carrell fosse so dublado pelo Francisco Bretas, acho que ele fica excelente no ator.
Eu gostei bastante de quando escalaram o Eduardo Ribeiro para o Steve Carrell, se fosse para escolher era ele no rio e o Francisco Bretas em sampa.
Jackie chan podia ser o Tata em sampa e Marcio no rio

Steve Correl podia ser o jorge lucas no rio e bretas em sampa

So que eu nao digo que tem que ser 7 em cada estado,mais pelo menos 2 em cada estado
depende do cliente, do estudio, dos diretores, e do estado.
O problema maior e esse cada um tambem tem a sua preferencia pessoal de que voz se encaixa melhor em certos atores, por exemplo no Seth Rogen a melhor voz para mim e a do Luiz Laffey disparado. Mas se o filme for dublado no rio o Eduardo Borgeth tambem fica muito bom (algumas pessoas citarao o Briggs como preferi?ncia para esse ator), porem se a Nair Silva nao tivesse escalado o Ramon Campos para dublar o Seth Rogen em 50% eu nunca conseguiria perceber que fica muito bom tambem. Enfim, deve haver sim essa relacao de respeito a bonecos, porem inovar, principalmente em atores novos no mercado, para saber qual voz se encaixa melhor nele tambem faz parte.
Sei que a Sigma respeita muito essa coisa de bonecos.

Dos dois filmes do Carrell dublados la, o Francisco Bretas o dublou - Eu, meu irmao e nossa namorada, e Pequena Miss Sunshine (ocasioes na qual gostei demais).

Natalie Portman tambem e outro caso, sempre que algum filme e dublado la na Sigma, a Leti?cia Quinto a dubla. O mesmo acontece com os filmes da Anne Hathaway.

Meryl Streep e sempre a Arlete Montenegro.

Queria que outros estudios fizessem o mesmo. O problema e que alguns diretores (quando sao eles quem fazem a escalacao sem a opiniao chata do cliente) nao procuram algum historico dos artistas dublados.
Luiz L. Bernstein Escreveu:O problema e que alguns diretores (quando sao eles quem fazem a escalacao sem a opiniao chata do cliente) nao procuram algum historico dos artistas dublados.

Quem dera que os diretores de dublagem consultassem o Dublanet, para poderem decidir como serao as escalacoes das producoes.
so digo isso: novos dubladores para atores novos!

SCHR Escreveu:Quem dera que os diretores de dublagem consultassem o Dublanet, para poderem decidir como serao as escalacoes das producoes.

consultar o QD, vc quis dizer, ne? imagina se fossem criar um topico aqui toda vez q quisessem sugestoes d quem dublar o q?! hahahaha!

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Elencos de Dublagem pra Filmes Dublados para Avião Danilo Powers 185 69.120 4 horas atrás
Última postagem: Reinaldo
  Notícias de Dubladores estrangeiros rodineisilveira 304 63.447 11 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Dubladores que estiveram face a face com seus "bonecos" ou que foram elogiados por tais "bonecos" RHCSSCHR 176 126.368 Ontem, 18:56
Última postagem: Moossan
  Lista exaustiva de dubladores da AIC Maldoxx 53 10.875 Ontem, 16:32
Última postagem: GiovanniTav
  Escalações bizarras para dubladores fazerem pais e filhas Daniel Felipe 81 29.869 Ontem, 12:21
Última postagem: Derek Valmont

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)