Desabafo sobre dublagens

530 Replies, 107942 Views

(17-08-2026, 19:07 )H4RRY51 Escreveu:
(17-08-2026, 19:04 )Duke de Saturno Escreveu:
(17-08-2026, 15:12 )Bruna Escreveu:
(17-08-2026, 00:44 )Duke de Saturno Escreveu: Estava assistindo Pokémon Sol e Lua e percebi uma certa fragilidade na voz do Isaac Bardavid q dublou o Kahuna Pandam (Hala), deve ter sido um dos últimos personagens de destaque q ele dublou, pelo menos em anime
Não entendi o porquê disso ser um desabafo
Te incomodou o trabalho do Isaac?

Não me incomodou não, é que na primeira vez q eu assisti eu não havia notado isso, só depois

Mas esse é um tópico sobre desabafos, vulgo = coisas que não me agradam ou que na minha opinião saturou na dublagem. Não entendi o post também.

Então seria melhor se eu tivesse colocado no tópico das opiniões impopulares (embora eu acho q esse meu post não seja impopular)?
É preciso saber viver! Smile
Vou falar de uma coisa que eu já falei em alguns tópicos, mas que combina com aqui também. Eu confesso que não curti a troca de estúdio da terceira temporada da série O Dono de Kingstown (que começou na Som de Vera Cruz, foi para a Tecniart na segunda temporada, e na terceira foi pra Grupo Macias em SP) principalmente porque trocaram o Marcelo Garcia no Jeremy Renner pelo Ricardo Sawaya, e o Sawaya nele é uma escala que eu nunca curti. Ainda mais que o Marcelo era a escala perfeita
Achou que eu tava brincando?
(17-08-2026, 19:10 )Duke de Saturno Escreveu: Então seria melhor se eu tivesse colocado no tópico das opiniões impopulares (embora eu acho q esse meu post não seja impopular)?
Talvez no tópico de últimos trabalhos de dubladores? Curiosidades sobre dubladores? Acho que tem alguns que caberia melhor.
True love will find you in the end.
Ao rever Fatmagul e Mil e Uma Noites que tinha uma dublagem boa, me faz sentir pena que que muitas outras turcas tenham tido dublagens horríveis fora do eixo, no fim das contas acho bem depressivo.

OBS: Aos 3 Pitbulls do Fórum, por favor não me estralaçar como vocês fazem sempre.
Concordo com Você Daniel, Pelo Menos Cruel Istambul e Guerra das Rosas Tiveram Dublagens Decentes com Dubladores de Verdade e Não Amadores Como os das Novelas Turcas da Record, Dublagem Feita Fora do Eixo Rio-Sampa é uma M...
Viva as Dublagens Antigas
(Este post foi modificado pela última vez em: 02-09-2026, 15:58 por Danilo Powers.)
Tô vendo Junior (com Danny DeVito e Schwarzenegger), tá legal de assistir
Citação:Conversei com um diretor que trabalhou várias vezes com ela e ele me disse que era difícil dirigir a Alexia, por isso não escalava mais ela. Que achava ela uma pessoa muito boa, legal, gentil, educada. Além de pontual, algo importânte no segmento. E acima de tudo, este é um diretor que acredita na importância da inclusão e por isso insistia nela. Mas que era complicado pois ela não atingia o que ele esperava de interpretação, sincronia e resultado final. E além de tudo SUPOSTAMENTE este resultado ainda demorava pra sair. Que ele deixar de escalar a Alexia foi uma questão puramente artística, que não sentia que ela atingia o esperado pelo cliente e pelo estúdio. E que lamentou muito ela não entender isso e parar de falar com ele. Até disse: "Quem sabe em Campinas ou polos alternativos ela teria mais sucesso, lá eles tem mais tempo e mais tolerância com resultados".

Quando a saúde mental frágil, perguntei para um OUTRO diretor sobre isso de forma GENÉRICa, que me disse: "Isso é industria, ritmo industrial, aqui é um negócio, é lucro. Quem tem problema de saúde mental deve ir pro CAPS, procurar um psicologo, um psiquiatra e se tratar. Não é lugar para esta pessoa um ambiente com a cobrança de resultado de forma rápida como a dublagem, não tem outra maneira, tem que mudar de profissão. A dublagem cobra muito e precisa de quem aguenta isso. Isso não vai mudar, mudar seria dar prejuizo."
Trago esse post aqui do fórum pra fazer uma pequena reflexão/desabafo. Escolhi tirar o nome da pessoa pra que ela não se ofenda de eu ter mencionado seu nome ou qualquer coisa parecida.
O apelo que eu gostaria de fazer aos membros do fórum é que usem seu senso crítico quando ouvirem histórias de dubladores que são "difíceis". Acho que esses dois casos, da Aléxia e do Ettore, assim como muitos outros que ocorrem e se repetem o tempo todo, ilustram uma verdade mais complexa: muitas vezes a maior dificuldade que um dublador pode dar a um estúdio ou a um cliente é ser um humano que sofre, pensa, sente, que tem seu próprio ritmo. Tanta gente caiu em cima do Ettore nesses últimos tempos, falando mal mesmo do cara como pessoa, e no fim ele tinha um câncer que nem era público, que a gente não sabia... porque acontece; muita coisa a gente não sabe, e aí julgar fica complicado quando a gente não tem esse conhecimento.

Eu confesso que não tenho tanto medo da IA, e sei que muita gente fala da IA "acabar" com a dublagem humana e tudo mais, mas é preciso entender que a mesma mentalidade que quer clonar as vozes dos dubladores e tirar o emprego deles, é a mesma que já, na atualidade, não poupa esforços pra tomar qualquer atalho possível: o mínimo pagamento possível pelo máximo de horas possível, tudo "pra ontem", corta ligações com quem fala muito alto o que todo mundo pensa... é assim que funciona.

A máquina não vai parar, não vai pedir licença, e a IA é só a ponta do Iceberg.
True love will find you in the end.
(05-09-2026, 22:03 )Bruna Escreveu:
Citação:Conversei com um diretor que trabalhou várias vezes com ela e ele me disse que era difícil dirigir a Alexia, por isso não escalava mais ela. Que achava ela uma pessoa muito boa, legal, gentil, educada. Além de pontual, algo importânte no segmento. E acima de tudo, este é um diretor que acredita na importância da inclusão e por isso insistia nela. Mas que era complicado pois ela não atingia o que ele esperava de interpretação, sincronia e resultado final. E além de tudo SUPOSTAMENTE este resultado ainda demorava pra sair. Que ele deixar de escalar a Alexia foi uma questão puramente artística, que não sentia que ela atingia o esperado pelo cliente e pelo estúdio. E que lamentou muito ela não entender isso e parar de falar com ele. Até disse: "Quem sabe em Campinas ou polos alternativos ela teria mais sucesso, lá eles tem mais tempo e mais tolerância com resultados".

Quando a saúde mental frágil, perguntei para um OUTRO diretor sobre isso de forma GENÉRICa, que me disse: "Isso é industria, ritmo industrial, aqui é um negócio, é lucro. Quem tem problema de saúde mental deve ir pro CAPS, procurar um psicologo, um psiquiatra e se tratar. Não é lugar para esta pessoa um ambiente com a cobrança de resultado de forma rápida como a dublagem, não tem outra maneira, tem que mudar de profissão. A dublagem cobra muito e precisa de quem aguenta isso. Isso não vai mudar, mudar seria dar prejuizo."
Trago esse post aqui do fórum pra fazer uma pequena reflexão/desabafo. Escolhi tirar o nome da pessoa pra que ela não se ofenda de eu ter mencionado seu nome ou qualquer coisa parecida.
O apelo que eu gostaria de fazer aos membros do fórum é que usem seu senso crítico quando ouvirem histórias de dubladores que são "difíceis". Acho que esses dois casos, da Aléxia e do Ettore, assim como muitos outros que ocorrem e se repetem o tempo todo, ilustram uma verdade mais complexa: muitas vezes a maior dificuldade que um dublador pode dar a um estúdio ou a um cliente é ser um humano que sofre, pensa, sente, que tem seu próprio ritmo. Tanta gente caiu em cima do Ettore nesses últimos tempos, falando mal mesmo do cara como pessoa, e no fim ele tinha um câncer que nem era público, que a gente não sabia... porque acontece; muita coisa a gente não sabe, e aí julgar fica complicado quando a gente não tem esse conhecimento.

Eu confesso que não tenho tanto medo da IA, e sei que muita gente fala da IA "acabar" com a dublagem humana e tudo mais, mas é preciso entender que a mesma mentalidade que quer clonar as vozes dos dubladores e tirar o emprego deles, é a mesma que já, na atualidade, não poupa esforços pra tomar qualquer atalho possível: o mínimo pagamento possível pelo máximo de horas possível, tudo "pra ontem", corta ligações com quem fala muito alto o que todo mundo pensa... é assim que funciona.

A máquina não vai parar, não vai pedir licença, e a IA é só a ponta do Iceberg.

Eu concordo em gênero, número e grau! Dubladores não são máquinas pra fazerem tudo de forma acelerada, são seres humanos com qualidades e defeitos. E como já dizia aquela frase: "a pressa é inimiga da perfeição"
É preciso saber viver! Smile
(Este post foi modificado pela última vez em: 06-09-2026, 00:02 por Duke de Saturno.)
Eu concordo mas tipo a dublagem se tornou desse jeito, muitos dubladores reclamaram desse tipo de direção e exigência, a finada Iara Rica reclamava disso em 2018 e 2019 e bom isso não mudou.
Pelo Visto do Elenco Principal do Desenho Capitão Planeta Só Restaram a Marisa Leal (Linka), o Oberdan Júnior (Mati) e a Lina Rossana (Gaia) e Nem Vou Falar dos Dubladores dos Vilões que Só Piora.
Viva as Dublagens Antigas

Usuários navegando neste tópico: 2 Convidado(s)