Saga de Hades: uma fandublagem autorizada

2 Replies, 172 Views

Em 2003 muitos fãs de animes queriam ser dubladores. Dois exemplos eram o Victor Cassoni e o Sérgio Moura. Victor estudava teatro, se formou no Macunaíma e fez outros cursos. Juntos fundaram o fandub GMStudios, nome que homenageava a Gota Mágica.

O maior projeto da GMStudios foi a Saga de Hades, uma fandublagem que nasceu autorizada e virou um enorme problema.

Em um primeiro momento o Luiz Angelotti, da Angelotti Licensing, licenciador de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil, autorizou a fandublagem, para ser exibida em eventos, como o Anime Friends 2003 e o Animecon 2003. Mas posteriormente a dublagem passou a ser vendida em lojas da liberdade, em VHSs e DVDs piratas e rolou ameaça de processo, com o Victor e o Sérgio indo nas lojas pedirem para pararem de vender.

Victor convidou um dos seus professores de teatro, Douglas Guedes para dirigir a dublagem. E passou a convidar colegas para dublarem. Esta era um diferencial do GMStudios, muitos fandubers dublavam com cada pessoa em sua casa, em seu microfone, sem direção. A GMS dublava no home studio do Douglas, na casa dele no Largo do Arouche, com direção presente do Douglas.

Victor fazia estágio no Parisi Vídeo, em que dublava vozes adicionais em animes como Pokémon. Passou a convidar dubladores profissionais (Marli, Figueira) e iniciantes, como eu (David Denis Lobão), Samira, Heber Souza e Eduardo Sonsin. Todos que andavam pela Parisi na época. Também levei meu namorado da época, o Odair, que estudava teatro comigo, e que também tinha DRT. Ou seja, um elenco em que praticamente todo mundo era ator com DRT, tinha curso de teatro e/ou dublagem.

Seguem alguns nomes que eu lembrava daquele elenco:

Seiya de Pegasus - Victor Cassoni
Shiryu de Dragão - Douglas Guedes
Mú de Aries - Sérgio Moura
Afrodite de Peixes - Heber de Souza
Shion de Aires - David Denis Lobão
Shun de Andromeda - Odair Stefoni (Link Geminis)
Shun (possuído por Hades) - Ricardo Vasconcelos
Pandora - Marli Bortoletto
Máscara da Morte - Marcelo Akira
Saga de Gêmeos - Eduardo Sonsin
Saori / Atena - Samira Fernandes
Doku de Libra (idoso) - Victor Cassoni
Doku de Libra (jovem) - Figueira Junior
Direção de dublagem: Douglas Guedes

Posteriormente teve o filme de "Escaflowne" em que a Hitomi era a Samira, o Van era o Douglas e a Adna Cruz era a Dilandau Albatou. Este filme foi exibido em eventos.

Também dublaram quase inteira "Kamen Rider Decade", em que o Kaitou e o Tsukasa eram o Sérgio Moura e o Victor Cassoni. E o Wataru Kurenai (Kamen Rider Kiva) foi o Charles Emmanuel.

Da Saga de Hades foram dublados 10 episódios, entre 2003 e 2004, mas apenas 8 foram editados e lançados "oficialmente" em eventos e posteriormente vendidos ilegalmente, primeiro em lojas da Liberdade e depois em ambulantes da Sé.

Infelizmente o Victor Cassoni faleceu durante a pandemia de Covid. Meu ex-namorado, o Link, foi pros EUA e chegou a trabalhar como ator nos parques da Disney.

Casado, pai
Jornalista diplomado - MTB 55.172/SP
Assessor parlamentar
Estudante de direito
Ator - DRT 29.837/SP
Criador do @sitecultureba
Esse Marcelo Akira é parente do Antônio Akira? E essa fandub é lost media?
É preciso saber viver! Smile
(16-08-2026, 16:28 )Duke de Saturno Escreveu: Esse Marcelo Akira é parente do Antônio Akira? E essa fandub é lost media?
Não são parentes 

Eu diria que é midia arquivada. Está por aí...
Casado, pai
Jornalista diplomado - MTB 55.172/SP
Assessor parlamentar
Estudante de direito
Ator - DRT 29.837/SP
Criador do @sitecultureba

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)