Dublagem Wiki

105 Replies, 37669 Views

Isso da galerias é estranho mesmo. As vezes um personagem importante ou um ator que é boneco do dublador não está mas a pontinha em um anime ou um desenho de 1-2 loops tá lá entre as fotos e as vezes no meio dos primeiros…
(21-06-2026, 23:27 )Gabriel Escreveu: Isso da galerias é estranho mesmo. As vezes um personagem importante ou um ator que é boneco do dublador não está mas a pontinha em um anime ou um desenho de 1-2 loops tá lá entre as fotos e as vezes no meio dos primeiros…

O problema não é nem a galeria em si - quer dizer, é sim parte do problema, mas o argumento de que "o server decidiu que vai ser assim" é uma parte ainda maior. São usuários que nem moderadores são, evocando a si mesmos uma autoridade para, sem fundamentação real em grande parte das vezes, desfazer edições alheias. E isso realmente desanima, mesmo.

O Gai não é uma pontinha pro Amajones, é um personagem grande sim, mas não é "O" maior fixo que ele já fez na carreira inteira dele, acho que qualquer um com bom senso vai concordar que Stan, Aragorn, Booth e mais alguns são papeis sejam no mínimo, um pouco maiores, são protagonistas, o Stan o Amajones dubla há 20 anos mesmo ininterruptamente, o Gai ele nem fez por completo em Naruto Shippuden. Só que a molecada naruteira do server discorda e quer impor que não é bem assim.

Aí você some isso com aquilo de dubladores editando as próprias páginas por conveniência (removendo informações no caso), que foi até discutido em outros tópicos aqui no Fórum, e que eu entendo até que é uma coisa que não dá pra resolver (porque os dubladores em questão vão chorar na Fandom se alguém discordar deles, ou mesmo eles vão fazer guerrinha de edição)... são situações chatas.
(21-06-2026, 21:41 )SuperBomber3000 Escreveu:
(19-06-2026, 10:47 )Thiago. Escreveu: Me incomoda como cada um faz a tabela do jeito que quer, especialmente dos atores

Eu lembro que pra isso de tabelas tinha uma formatação específica, não? Acho que até vi o Thagner reclamar sobre isso outro dia, ou posso estar enganado.

E eu não queria falar disso, mas de verdade, tá cada vez mais chato a molecada do server achando que é moderação paralela. Eu lembro que lá por 2021 o pessoal aqui do Dublanet num outro tópico zoou e criticou o fato de galerias de dubladores estarem com personagens de anime no topo, indiscriminadamente. Eu lembro de comentários da Bruna e do Kevinkakaka aqui no Fórum (em outro tópico) zoando com o fato de "Dracule Mihawk" e "Shaka de Virgem" estarem nos topos das galerias do Ettore e do Marcus Jardym - e com razão, porque era bizarro mesmo, afinal, o critério deveria ser o dos personagens mais importantes dos dubladores, coisa que o Shaka não é pro Marcus Jardym. - Só que agora isso tá voltando e numa roupagem diferente, porque os otakus que lá editam se organizaram como um "conselho" de "users especiais" no server do Discord da Wiki.

A última foi colocarem o Gai de Naruto no topo dos personagens fixos (logo abaixo dos atores recorrentes) do Amajones, acima de produções como American Dad! e Bones. Não que o Gai seja um papel pequeno, não é, mas claramente não é o maior fixo da carreira dele, só que assim foi colocado e com a justificativa de "ain, o server disse que vai ser assim, geral achou paia se não for assim". Ou seja, a molecada de lá simplesmente criou uma "moderação paralela" pra deliberar sobre como páginas (ou galerias no caso) serão editadas. E que fique claro: problema nem é simplesmente a edição da galeria em si ou a discordância sobre o tamanho de um personagem na carreira de um dublador; o problema de fato, é o argumento de "o server decidiu", como se o server fosse um "moderador etéreo" com competência pra impor regras aos outros usuários.

Eu já falei isso lá inclusive, minha posição sobre a postura do server de lá não é novidade. Só que é realmente chato e desanima, e eu não sou o único a sentir isso. Qualquer coisa que o grupinho do server não goste não vale. Eu não sou moderador mas eles também não são. Daqui a pouco o Gai vai ser movido pro topo da galeria do Amajones acima do Van Damme, e ninguém vai poder desfazer isso porque "O server disse que não pode".

Complicado mesmo ter que aguentar isso.
É complicado mesmo. A ordem deveria ser da questão do quão boneco aquele ator/personagem é de tal dublador, em questão de frequência/importância.
Eu lembro que na página de um dublador bem famoso faltavam vários atores que ele dublou mais de 10 vezes, mas tinha um personagem minúsculo (quase figurante) de um desenho bem famoso. Depois eu fui lá e acabei adicionando os atores e outros papéis dele, papéis importantes.
(Este post foi modificado pela última vez em: 22-06-2026, 07:36 por Gabriel.)
(22-06-2026, 07:36 )Gabriel Escreveu: É complicado mesmo. A ordem deveria ser da questão do quão boneco aquele ator/personagem é de tal dublador, em questão de frequência/importância.
Eu lembro que na página de um dublador bem famoso faltavam vários atores que ele dublou mais de 10 vezes, mas tinha um personagem minúsculo (quase figurante) de um desenho bem famoso. Depois eu fui lá e acabei adicionando os atores e outros papéis dele, papéis importantes.

Tipo o Robalo na galeria do Guilherme Lopes (enquanto faltam atores que ele dublou muitas vezes), que ele só fez em um único episódio de Bob Esponja. Se tratando de Bob Esponja, talvez fizesse um bocadinho de sentido ter o Larry também (que ele fez na primeira temporada), mais abaixo, mas não o Robalo.

Também teve o caso da tier list do Briggs, onde a molecada lá fez uma votação internamente no server, e bizarrices como retirar o Dimitri de Anastasia da galeria, ou colocar Petelguese do Re:Zero e outros bonecos equivalentes acima de Dagget, Babão, Sawyer de Lost, Ross do Friends e outros personagens muito mais antigos e importantes da carreira dele foram feitas. Depois pelo menos abriram uma votação geral e saiu um resultado mais coerente.

Claramente a molecada do server de lá tem um problema de achar que o que eles assistem, ou o que é comentado na bolha de Twitter deles, é automaticamente mais relevante que qualquer outra coisa, e que o que eles não conhecem, não existe. Isso explica eles pensarem que Petelguese (e outras coisas que o Briggs fez depois da década de 2010) é um personagem maior na carreira do Briggs do que o Dimitri, o Ross ou o Dom Aço, porque os pirralhos sequer eram nascidos quando Anastasia, Friends ou Lost foram lançados, entre outras bizarrices que já fizeram em outras galerias lá.

É vale ressaltar que é uma energia desnecessária sendo gasta nesse tipo de coisa, enquanto ainda existem pendências muito maiores lá (como páginas incompletas, desformatadas de filmes, séries e desenhos antigos, de dubladores, etc), que requeririam uma melhor atenção.

(22-06-2026, 05:37 )matheus153854 Escreveu: Complicado mesmo ter que aguentar isso.

Como eu falei antes, se fosse algo partindo da moderação, eu tentaria argumentar se discordasse de algo, mas aceitaria a decisão final, ou mesmo se fosse uma votação pública (acessível aos demais usuários) como já aconteceu antes. Agora, o moleque não é moderador (e os amigos dele no server também não são) vir querer posar de autoridade em cima de outros usuários para desfazer edições deles, no mínimo, cansativo de lidar.
(Este post foi modificado pela última vez em: 24-06-2026, 20:19 por SuperBomber3000.)
A questão é que a própria moderação não parece muito interessada em resolver esse problema, então acaba sendo murro em ponta de faca, o que vai acarretar numa guerra de edições apenas.

Quanto a moderação em si, sempre que tenho uma demanda e peço, resolvem lá, mas é chato ficar pedindo toda hora pra resolver as bagunças que rolam por lá.
Assim é Difícil Pegar os Elencos Desse Site, os Caras Como no Site Casa da Dublagem do Gerson Ferreira Montam os Elencos Assim:

Personagem - Ator - Dublador

Porquê Não Fazem o Estilo do Site IMDB?
(22-06-2026, 21:10 )Thiago. Escreveu: A questão é que a própria moderação não parece muito interessada em resolver esse problema, então acaba sendo murro em ponta de faca, o que vai acarretar numa guerra de edições apenas.

Quanto a moderação em si, sempre que tenho uma demanda e peço, resolvem lá, mas é chato ficar pedindo toda hora pra resolver as bagunças que rolam por lá.

Só para constar, a moderação resolveu a questão da galeria do Amajones ao menos e colocou um pouco de bom senso no meio, o que eu agradeci e agradeço.

Sobre a moderação em si eu acho ela boa no geral, o espaço lá ser minimamente funcional se dá por conta de algumas ações que moderadores já fizeram e estabeleceram no passado, do contrário, hoje teríamos usuários otakus criando páginas para personagens de Naruto e outras inutilidades que nunca fariam ou fizeram sentido estarem lá. Mas sim, não dá para ficar pedindo toda hora para resolverem tudo, até porque as pessoas tem vida fora da Wiki e toda atividade desempenhada lá, seja de quem gosta de contribuir, seja de quem modera, é puramente voluntária. O meu problema é só com o server especificamente e certos usuários dentro dele, que não têm o posto de moderador mas agem como se tivessem porque têm um grupinho junto.

E vale ressaltar que o mesmo usuário que queria empurrar o Gai pro topo da galeria dos fixos do Amajones, também andou editando outras galerias com critérios para lá de estranhos e que já foram mencionados (vide personagens secundários e coadjuvantes de por exemplo, Baki, alguns personagens que tiveram mais de 2 ou 3 vozes de outros dubladores na franquia em questão, acima de protagonistas ou papeis muito mais importantes desses mesmos dubladores em outros projetos), mas aí se eu for lá arrumar ou melhorar as edições do dito usuário, ele vai ficar fefoso, vai fazer guerrinha de edição e usar o apoio dos demais moleques do server que pensam como ele como um escudo pra validar o gosto pessoal dele. Mas eu quero evitar a fadiga. Enfim, é o que eu já falei e é isto, só espero que o monstro não cresça o suficiente, mas ele já existe.

(25-06-2026, 14:38 )Danilo Powers Escreveu: Assim é Difícil Pegar os Elencos Desse Site, os Caras Como no Site Casa da Dublagem do Gerson Ferreira Montam os Elencos Assim:

Personagem - Ator - Dublador

Porquê Não Fazem o Estilo do Site IMDB?

Porque o formato não é o mesmo do IMDB, mas sim derivado da Doblaje Wiki e da Dubbing Wiki, que já existem na fandom. Nesse mesmo formato você coloca imagens dos personagens. É basicamente isto.
(Este post foi modificado pela última vez em: 27-06-2026, 16:01 por SuperBomber3000.)
Eu normalmente posto informações sobre dublagens raras.
Faz bem, até porque isso é uma carência de lá também (mais do que galerias, com certeza).

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)