Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro?

258 Replies, 53170 Views

Reinaldo Escreveu:Pelo que dá a entender nas matérias feitas, o sindicato fez por conta própria e vários dubladores reclararam da decisão depois que saiu na mídia. Deve ter rolado muito $..

Pelo visto deve sair um sub-sindicato disso (se é que isso existe)...

Dunkinho Escreveu:Um monte de referências podem ser perdidas com essa adaptação porque não há historicamente um fluxo migratório de argentinos para o Brasil do mesmo nível que há do México pros Estados Unidos (embora agora isso possa vir a acontecer). E de qualquer forma, o jogo não se passa no Brasil

Se bem que estúdios de dublagens como a All Dub não ligam pra esse tipo de (in)consistência quando se trata de fazer uma dublagem "engraçadinha". Quem entendeu, entendeu.
Locução comercial cada vez mais está indo para o saco, isso é algo que eu tenho notado com muita frequência, cada vez mais é possível ouvir locuções feitas por IA por aí.
Queria saber a opinião do pessoal aqui do fórum... Vocês realmente acreditam que a IA pode extinguir a profissão de dublador?

Eu confesso que tô começando a acreditar.
Thiago. Escreveu:Queria saber a opinião do pessoal aqui do fórum... Vocês realmente acreditam que a IA pode extinguir a profissão de dublador?

Se empresas grandes começarem a usar, tem chances de acontecer, não acredito que todas vão ter cacife pra só utilizar vozes em IA.
Thiago. Escreveu:Queria saber a opinião do pessoal aqui do fórum... Vocês realmente acreditam que a IA pode extinguir a profissão de dublador?

No presente momento, não.

No médio prazo, talvez não (vamos botar aí, uns 10-15 anos).

Acredito também que ainda haverá muita pressão por parte dos profissionais de voz, no Brasil e no mundo em geral, então isso pode gerar um efeito contrário.

Mas no longo prazo, eu acho que sim, como muitas outras profissões provavelmente virão a acabar também. Sinceramente, acho difícil ver nossos netos e bisnetos convivendo com o conceito de dublagem do jeito que convivemos na infância e até hoje. E não somente a dublagem, se olhar outras áreas da arte, não duvido de termos teatro com hologramas e coisas do tipo ao invés de atores reais, por exemplo.

Não estou dizendo que goste dessa perspectiva, mas a acho possível sim.
SuperBomber3000 Escreveu:No presente momento, não.

No médio prazo, talvez não (vamos botar aí, uns 10-15 anos).

Acredito também que ainda haverá muita pressão por parte dos profissionais de voz, no Brasil e no mundo em geral, então isso pode gerar um efeito contrário.

Mas no longo prazo, eu acho que sim, como muitas outras profissões provavelmente virão a acabar também. Sinceramente, acho difícil ver nossos netos e bisnetos convivendo com o conceito de dublagem do jeito que convivemos na infância e até hoje. E não somente a dublagem, se olhar outras áreas da arte, não duvido de termos teatro com hologramas e coisas do tipo ao invés de atores reais, por exemplo.

Não estou dizendo que goste dessa perspectiva, mas a acho possível sim.

Amigo, achei você bem positivista no médio prazo.

Os próprios SAG e o WGA vão ter que renegociar tudo daqui 2/3 anos.
Thiago. Escreveu:Amigo, achei você bem positivista no médio prazo.

Os próprios SAG e o WGA vão ter que renegociar tudo daqui 2/3 anos.

Sim, posso ter sido. Mas realmente imagino que vá haver pressão contrária a isso, o que pode esticar esse prazo de 2-3 anos. É algo que vem sendo debatido no mundo todo, querendo ou não.
Ces viram esse abaixo-assinado?

Algumas páginas que falam sobre dublagem (tipo aquela Dublagem Brasileira) tão divulgando nas redes sociais.

https://twitter.com/dublagembra/status/1...Z5VAqAyRTg

https://www.change.org/p/protect-dubbing...re_initial
Será que Terão que Apelar para o Governo Federal?
Danilo Powers Escreveu:Será que Terão que Apelar para o Governo Federal?

Se fizerem algo será não só pra Dublagem em si mas pra profissionais que usam a voz como cantores, radialistas e outros que também podem ter suas vozes substituídas por IA

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dublagem de Boruto e retorno de Naruto Shippuden (?) SuperBomber3000 1.724 348.134 20 minutos atrás
Última postagem: The Starman
  Registros perdidos ou raros da dublagem brasileira SuperBomber3000 3.284 1.282.784 1 hora atrás
Última postagem: Johnny
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.051 3.714.732 2 horas atrás
Última postagem: Austin
  dublagem com papeis invertidos joselito de oliveira 750 55.664 4 horas atrás
Última postagem: Julius Rock
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.264 520.029 Ontem, 22:27
Última postagem: Toomy_Shelby044

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)