Novidade sobre Dublagem

9049 Replies, 3705367 Views

O problema não é novato dublar papéis importantes e sim ser diretor, a ex dublsdora carioca Krysna Dias teve a imagem queimada por conta disso.

Faustek Escreveu:Coitadinho do Daniel Felipe, fala merda sobre coisas que ele não viu nem conhece e põe palavras na boca dos outros e depois fica chateado quando criticam ele.

Você não sabe se eu não vi, eu vejo essas séries Star Wars e da Marvel, eu sou nerd caralho claro que vi
Daniel Felipe Escreveu:Você não sabe se eu não vi, eu vejo essas séries Star Wars e da Marvel, eu sou nerd caralho claro que vi
Só que não é só dessas séries que você fala merda.
Quando a barreira é muito espessa, a faca não passa.
O Ettore Zuim postou isso no Instagram dele :/[ATTACH=CONFIG]87765[/ATTACH]
Daniel Felipe Escreveu:O problema não é novato dublar papéis importantes e sim ser diretor, a ex dublsdora carioca Krysna Dias teve a imagem queimada por conta disso.

Sim, ela ficou queimada mesmo, até porque a dublagem de Flash que passou na mão dela ficou bem capenguinha e ela nitidamente não tinha controle sobre o que entregava. Agora, se as pessoas se lembrassem, por exemplo, que o Wellington Lima começou a dublar ali no meio dos anos 90 (95 ou 96) e começou a dirigir Dragon Ball Z por exemplo ali em 99 para 2000, que foi na Saga do Cell na Álamo, qual seria a reação delas? Assim, casos de dublador começar a dirigir com relativamente pouco tempo de carreira (e pouco tempo mesmo, neste caso) também já aconteceram no passado. Os exemplos citados no comentário anterior valem aqui também.

Faustek Escreveu:Só que não é só dessas séries que você fala merda.

Nesse ponto, ele já chegou a criticar até Avatar, que sejamos justos, de todas essas dublagens de blockbusters da Disney, foi uma que recebeu um elenco normal, só porque ele não conhecia algumas das vozes e não queria que fossem paulistas.

Reinaldo Escreveu:acho que pesou pra muitos na época sobre o Rafael e o Sílvio é já pegarem de cara Animes e alguns famosos logo de cara - o que não é muito recorrente. Questão dos SATEDs é mais de cada estado, cada estado tem seus critérios, SP e RJ como maiores polos fazem alguns acordos em conjunto mas mesmo assim tem casos diferentes, SP por exemplo alguns diretores do Rio não estariam aptos a dirigir mesmo com anos ou drt de direção.

Sim, e aí no fim ficam duas entidades batendo cabeça (em SP são o SATED e o Sindcine), o que é uma pena.
No caso do exercício da dublagem em si isso é bem estabelecido até por lei, há o DRT e seja no eixo RJ-SP ou no nordeste, para ser dublador, o cara tem que ter DRT de ator antes. Mas direção é outro ofício, apesar de tudo, mesmo no teatro e na televisão/cinema também, por exemplo.
SuperBomber3000 Escreveu:Sim, e aí no fim ficam duas entidades batendo cabeça (em SP são o SATED e o Sindcine), o que é uma pena.
No caso do exercício da dublagem em si isso é bem estabelecido até por lei, há o DRT e seja no eixo RJ-SP ou no nordeste, para ser dublador, o cara tem que ter DRT de ator antes. Mas direção é outro ofício, apesar de tudo, mesmo no teatro e na televisão/cinema também, por exemplo.

Esse lance de drt de direção sempre lembro da Rayani, a pessoa pode se relacionar com dublador mega famoso, anos dublando (e ninguém conhece a voz) , tem curso de dublagem e no fim vai pros EUA dirigir porque brigou com.meio mundo no Brasil.
SuperBomber3000 Escreveu:Sim, e aí no fim ficam duas entidades batendo cabeça (em SP são o SATED e o Sindcine), o que é uma pena.

Vale destacar que especialmente no cinema e na TV a maioria dos diretores não são atores e não possuem DRT de ator.
É algo muito próprio da dublagem esta exigência de tempo de dublagem
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
(Este post foi modificado pela última vez em: 28-12-2023, 04:12 por DavidDenis.)
A questão é que a dinâmica mudou, tem muito diretor que fala que no passado era até mais "ok" uma pessoa com poucos anos se desenvolver mais rápido e pegar trabalhos maiores em menos anos, visto que existia uma bagagem de teatro maior, os dubladores trabalhavam juntos na bancada e, principalmente: tinha uma quantidade menor de pessoas. O surgimento de pessoas naquele ramo propiciava um melhor "cuidado" por parte de quem já estava trabalhando antes para lapidar o talento de outros tantos como vocês citaram, tal qual o Briggs, Duda Espinoza, Carlos Silveira...

Hoje é muita gente entrando, mas o difícil é ver pessoal com paciência, ética, respeito a quem veio antes, ao mercado, aos acordos e outros tantos que fazem bons profissionais. Atualmente acho o de São Paulo mais fechado, é muito mais fácil que alguns dubladores novatos caiam para trabalhar com profissionais antiéticos, mas, a médio e longo prazo, vejo que alguns acabam sendo "salvos" e trabalham com mais pessoas de confiança. O que ocorre hoje é algo que eu considero necessário não só para a dublagem, mas para trabalhos e prestação de serviço: filtro. Tem que filtrar as pessoas que artisticamente são boas, profissionais que entregam bons trabalhos e que não fazem o diretor gastar horas e horas para acertar uma fala (tem obras que precisam ser entregues em prazos curtos, ficar forçando gente inexperiente só atrapalha a logística do estúdio). Das pessoas que nos últimos anos se firmaram, cito o Vini Estefanuto, Thay Marciano, Caio Freire, Raíssa Bueno e Amanda Tavares. Espero que o Victor Carneiro e a Marcella Almeida também ganhem mais espaços em mais casas e com diretores mais gabaritados, acho o trabalhos deles bons. Confiança não cai da noite pro dia, tem que conquistar o mercado.
DavidDenis Escreveu:Vale destacar que especialmente no cinema e na TV a maioria dos diretores não são atores e não possuem DRT de ator.
É algo muito próprio da dublagem esta exigência de tempo de dublagem

Isso é comum.na Globo, fora disso é praxe buscarem ter DRT pra não terem problemas burocráticos
Gabriel De Oliveira Silva Escreveu:Será que vai rolar Berriel fazendo dobra no Raul Chato Padilla e no Edgar Vivar?
Pf espero que tirem o Berriel desse dois atores.
Reinaldo Escreveu:Isso é comum.na Globo, fora disso é praxe buscarem ter DRT pra não terem problemas burocráticos

Em cinema é muito difícil um diretor com qualquer DRT.

E.voce citou a Globo, mas Record atualmente tá igual.
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dublagem de Boruto e retorno de Naruto Shippuden (?) SuperBomber3000 1.722 346.504 1 hora atrás
Última postagem: SuperBomber3000
  Dublagem de Novelas 2025 Thiago. 246 20.689 4 horas atrás
Última postagem: Moon Knight
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.260 517.221 5 horas atrás
Última postagem: Julius Rock
  Dublagem para Fanfics Danilo Powers 19 10.543 Ontem, 17:14
Última postagem: DubMasterZ
  Alguns recordes na dublagem rodolfoalbiero 571 235.094 Ontem, 16:44
Última postagem: Maria Julia Santana

Usuários navegando neste tópico: 5 Convidado(s)