Não entendi essa regra de "não vale se trabalhou no Rio e foi pra SP", acho que só devia valer isso se a pessoa nasceu no Rio como é o caso dos que você citou como exemplo, mas por exemplo, a Denise Simonetto nasceu em Sampa, foi pro Rio pra dublar e depois de uns 5 ou 6 anos voltou a SP aonde está até hoje, e não acho que ela soa paulista, pra mim não soa carioca também não mas talvez mais pra carioca do que paulista, sei lá rs
E pela mesma lógica do tópico, alguém como o Celso Vasconcellos que tinha um carioquês na voz que era quase irritante caberia porque começou em SP.
Maralisi Tartarini também é paulista, nascida em SP, trabalhou algum tempo no Rio mas acho que maior parte da carreira foi em Sampa, e pra mim ela não "soa paulista" de jeito nenhum.
Leda Figueiró é daqui do RS.
Zodja Pereira é de Natal, RN.
Kevinkakaka Escreveu:A Eleonora é pernambucana, e tem o chamado "sotaque neutro" do William Bonner.
Sem os esses extremamente chiados do Rio e os erres retroflexos incômodos de São Paulo.
Engraçado porque os paulistas e cariocas de capital muitas vezes nem fazem esforço pra suavizar o sotaque, mas aí os nordestinos precisam? O sotaque paulista óbvio em animes por exemplo é quase parte da identidade de como o produto é vendido aqui no Brasil.