Mixadores e Direção Criativa: por que não são creditados?

6 Replies, 2841 Views

Por exemplo, eu nunca vi mixador ser creditado aqui no dublapedia. Sim, eu sei que na maioria das produções eles não são creditados pelos canais e muitas vezes nem pelos estúdios, mas quando essa informação existe ela não chega aqui. Levando em conta que é uma parte essencial pra dublagem.

Sobre adaptação criativa, eu nem reclamo muito, até pq quase n existe isso fora da Disney, e se existe ninguém nem credita.

Enfim, queria saber a opinião de vcs.

--------------------------------------

“Tornei-me insano, com longos intervalos de uma horrível sanidade.” - Edgar Allan Poe
acho que depende muito de quem passa a informação nos créditos. tirando a Disney é difícil mesmo colocarem sobre a parte técnica das dublagens, focam mais na artística mesmo.

quando estúdios disponibilizam os créditos eles divilgam a parte técnica também.
Na minha humilde opinião eu acho q a parte da mixagem deveria sim ser creditada aqui no Dublapédia, principalmente quando aparece nos créditos ou quando alguma pessoa envolvida na dublagem acaba divulgando
É preciso saber viver! Smile
Pra mim isso é uma questão de escolha q vai de pessoa por pessoa. Se quiser creditar blz, mas se n quiser tbm n vejo problema.
Seria interessante ver eles sendo creditados no dublapédia, acho que seria um reconhecimento importante a esses profissionais
Nagato Escreveu:Por exemplo, eu nunca vi mixador ser creditado aqui no dublapedia. Sim, eu sei que na maioria das produções eles não são creditados pelos canais e muitas vezes nem pelos estúdios, mas quando essa informação existe ela não chega aqui. Levando em conta que é uma parte essencial pra dublagem.

Sobre adaptação criativa, eu nem reclamo muito, até pq quase n existe isso fora da Disney, e se existe ninguém nem credita.

Enfim, queria saber a opinião de vcs.

Pois bem, mixagem e direção criativa não são areas que são procuradas pelos fãs e nem vejo sentido de colocar essas informações no tópico da produção por ser trabalhoso pra nda a curto, médio e talvez a longo prazo.

Atualmente poucos estúdios divulgam Mixador (se não me engano só 4 ou 5 estúdios), mas essa situação está mais associada a distribuidora e não ao estúdio que envia toda lista de quem trabalhou no projeto a distribuidora e só 2 ou 3 estúdios divulgam direção artistica, pois esse nome é mais associado a disney, mas em outros estúdios tem outros nomes e adaptação criativa está mais associada ao diretor do projeto e aos dubladores e não ao tradutor.

Mas ai te faço uma pergunta, pq em 2 produções que vc postou não possuía pelo menos a informação de mixagem, visto que no streaming consta a informação? acho que a sua resposta vai sanar a sua própria dúvida.

http://dublanet.com.br/forum1/showthread...tando+alto

http://dublanet.com.br/forum1/showthread...+Exorcista
Quando assumi a coordenação geral do Prêmio Yamato, o Oscar da Dublagem, na segunda edição dele, em 2004, coloquei os prêmios de melhores técnico de som e mixador por sugestão do Jorge Barcellos, da Sigma, que nos disse que estes profissionais não eram nunca valorizados.
----------
Usuário punido com bloqueio com um tempo de expiração de indefinido na Dublapédia - Dublagem Wiki.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Escalações Que Não Deram Certo BrunaMarzipan 6.533 1.959.252 6 horas atrás
Última postagem: Julius Rock
  E Se Fosse dublado em São Paulo BrunaMarzipan 12.130 4.009.360 6 horas atrás
Última postagem: Gabriel
  Escalações Que Deram Certo no Passado, Mas Não Funcionam Mais RHCSSCHR 374 74.937 21-02-2026, 21:38
Última postagem: Rodrigo(Dig@o)Di
  Dubladores que não trabalham em determinados estúdios Thiago. 852 346.867 15-02-2026, 17:45
Última postagem: Danilo Powers
  Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro? H4RRY 284 69.450 14-02-2026, 21:43
Última postagem: Wallace

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)