Tutorial: Dublapédia

110 Replies, 46096 Views

Lionel23 Escreveu:Se um usuário B identifica um personagem que estava nas outras vozes posto pelo usuário A em determinada produção, ele precisa informar sim para retirar o profissional das outras vozes - isto é, supondo que B tenha, de fato, visto e ouvido a mesma, e não tenha se limitado apenas aos créditos do distribuidor. Pois do contrário deixa o tópico inchado de informações e dobras desnecessárias. Se, hipoteticamente falando, a Glória Ladany estivesse nas outras vozes de A Familia Buscapé, e um outro usuário viu o tópico, estava com a obra em mãos para fazer as adições, e percebeu que ela fez apenas UMA personagem no filme inteiro, ela precisa estar no elenco das outras vozes?

É uma simples questão de organização, pois afinal de contas, nós, como fãs, se damos o trabalho de registrar trabalhos feitos pelos profissionais da voz, pelo estúdio, e etc. E se é para registrar, que seja da maneira correta.

ai que está tem várias produções com muitos dubladores conhecidos e desconhecidos fazendo vozerio, nada impede que um dublador faça uma participação ou mesmo papel importante e também tenha feito vozerio. usando seu exemplo, a Glória Ladany tenha feito uma personagem com falas e participado do vozerio mesmo que alguem não a reconheceu no meio.

dá pra ter certeza que não tenha feito vozerio ou locução em produções com poucos personagens a se dublar, fora isso ao meu ver não se descarta que os dubladores faça pontas e vozerio mesmo que não reconhecidos.
Se uma dublagem atualmente está disponível em outro país, seria melhor incluir o país.

Por exemplo:
Netflix (Estados Unidos)/Star+ (Canadá)

Como eu fiz com os créditos da distribuidora.
Reinaldo Escreveu:ai que está tem várias produções com muitos dubladores conhecidos e desconhecidos fazendo vozerio, nada impede que um dublador faça uma participação ou mesmo papel importante e também tenha feito vozerio. usando seu exemplo, a Glória Ladany tenha feito uma personagem com falas e participado do vozerio mesmo que alguem não a reconheceu no meio.

dá pra ter certeza que não tenha feito vozerio ou locução em produções com poucos personagens a se dublar, fora isso ao meu ver não se descarta que os dubladores faça pontas e vozerio mesmo que não reconhecidos.

mas ai você tá considerando ou melhor, afirmando que determinado dublador fez o vozerio e talvez ele nem tenha feito.

acho o ideal é que a postagem do vozerio seja de dubladores que participaram da produção (com informações de ouvidos ou oficialmente) e que não conseguimos identificar quem eles dublaram na produção e não achismo que o dublador possa ter feito vozerio também, caso contrário vai me dar liberdade ou pra qualquer pessoa postar algum dublador com desculpa que tenha feito vozerio e que no final nem chegou perto da produção.
Uma pergunta: em um SÉRIE MUSICAL como eu devo creditar as vozes cantadas dos personagens? Junto com o elenco de diálogos ou separado?
Gabrielthe100 Escreveu:Uma pergunta: em um SÉRIE MUSICAL como eu devo creditar as vozes cantadas dos personagens? Junto com o elenco de diálogos ou separado?

Eu nunca montei uma série musical antes, mas já contribui com filmes musicais e filmes que tem algum tipo de canção. E geralmente, eu ponho esses dados lado a lado, separados por uma barra, mas identificando a parte falada e a parte cantada. Por exemplo:

Ethan Hawke (Michael Jonas): Eduardo Dascar (dialógos) / Deco Fiori (canções)
Lionel23 Escreveu:Ethan Hawke (Michael Jonas): Eduardo Dascar (dialógos) / Deco Fiori (canções)

Valeu, Lionel23!
Uma dúvida: é possível criar um tópico pra alguma produção dublada pelo celular? Ou apenas pelo computador/desktop?
É preciso saber viver! Smile
Raposita Escreveu:Uma dúvida: é possível criar um tópico pra alguma produção dublada pelo celular? Ou apenas pelo computador/desktop?

Eu sempre crio pelo celular. É só ativar o modo desktop do navegador
LuizTemp12 Escreveu:Eu sempre crio pelo celular. É só ativar o modo desktop do navegador
Ah sim! Obg Luiz! ��
É preciso saber viver! Smile
Como que coloca a imagem na versão branca do tópico?

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Filmes no dublapédia de diretores de cinema Danilo Powers 820 320.444 19 minutos atrás
Última postagem: Danilo Powers
  Atualizações e Pedidos no Dublapédia - 2026 Danilo Powers 317 5.668 7 horas atrás
  Erros no Dublapedia - Versão 2026 Reinaldo 25 1.612 7 horas atrás
  Produções incompletas no Dublapédia SuperBomber3000 94 70.451 17-02-2026, 03:54
Última postagem: DavidDenis
  Dubladores sem página na Dublapédia Computron 313 152.876 22-12-2025, 13:16

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)