Opiniões Impopulares Sobre Dublagem

3253 Replies, 514533 Views

(16-08-2025, 20:52 )SuperBomber3000 Escreveu:
(16-08-2025, 16:08 )Bruna Escreveu:
(14-08-2025, 17:10 )SuperBomber3000 Escreveu:
(14-08-2025, 17:09 )Carlit007 Escreveu: o sucesso dos cortes de ''uma familia da pesada'' mostram o quanto é boa a dublagem da série mesmo com tanto tempo no ar poucas vozes trocaram e as que trocaram foram por motivos que não tinham como reverter

Não acho que essa seja a conclusão ideal a se chegar, mas tudo bem, o espaço é para opiniões impopulares mesmo.

A dublagem de Family Guy tem a consistência de elenco nos núcleos principais um ponto muito positivo, sem sombra de dúvidas. Mas ao mesmo tempo tem outros problemas já discorridos.
É, a qualidade e longevidade do núcleo princípal (ainda mais diante de várias trocas de estúdio) é um grande ponto positivo, e não exonera os problemas da dublagem, mas pelo menos atua como uma "âncora" que nunca deixa a qualidade cair abaixo de um certo ponto. O LC no Peter, por exemplo, pra mim é uma das melhores escalas da história dos desenhos; o cara é tão bom no personagem que ele pode estar falando o texto mais merda de todos os tempos e eu ainda dou risada, porque ele é foda. Imagina se do nada fosse o Glauco? Aí não ia sobrar nada mesmo.

O único do elenco principal que fica meio abaixo dos outros acho que é o Vaccari, e mesmo assim é um trabalho totalmente respeitável de um grande veterano da dublagem brasileira. Alíás, as duas escalas que fizeram pro Brian me causam muito estranhamento, ainda mais levando em conta quem escolheram pra fazer o protótipo do Brian no curta "Larry & Steve"; nesse curta, que mais tarde virou a base pra Family Guy, o dono era feito pelo Carlinhos Silveira, e o cachorro falante pelo Sérgio Moreno. Acho que teria sido muito mais interessante alguém com o perfil vocal do Sérgio ou do Cássius, por exemplo, pra fazer o Brian.

De fato a consistência no núcleo principal é um super ponto positivo. Acho que nenhuma outra produção com mesmo tempo de duração, e sendo contínua até hoje (com temporadas novas todo ano) tem o mesmo nível de consistência que Family Guy. Mas, realmente, o texto é uma porcaria na maior parte das temporadas.

Nesse aspecto da adaptação do texto, como já até foi citado em outras ocasiões, se salvam um pouco mais as 3 primeiras temporadas (Marshmallow), a 10ª até a 13ª (Sigma), e mais recentemente a 21ª em diante (TV Group). Inclusive, até palavrões passaram a ser usados na fase da TV Group em diante, o que é adequado em certo ponto ao desenho. Todo o resto entretanto, é uma tragédia.

Sobre o Brian, você citou o Cassius, e é curioso porque o Cassius dublou o Vinny, cachorro que substituiu temporariamente o Brian lá pela 13ª temporada. É um arquétipo de personagem bem similar, e concordo que seria melhor que o Hélio. No entanto, eu sinto que o Hélio foi mais escalado por semelhança com o César Leitão, do que pensando na escala original do Seth MacFarlane em si, se não, ia ser alguém com um perfil tipo o Cassius ou o Sérgio Moreno, acredito.

Eu sempre tive uma fanfic aleatória na cabeça que, se um dia o Hélio Vaccari fosse substituído no Brian, poderia ser pelo ator Daniel Boaventura (!), pelo fato dele ser fisicamente parecido com o Seth, ter um match de voz idêntico e pelo fato de ambos serem cantores de jazz. Criei essa fanfic se um dia o filme de Family Guy fosse finalmente lançado, dublado e se fosse um filme musical (o Seth já deixou claro que pretende fazer de Family Guy um filme musical), com as músicas dubladas. Aleatório, mas enfim rs
(17-08-2025, 14:05 )H4RRY51 Escreveu: Eu sempre tive uma fanfic aleatória na cabeça que, se um dia o Hélio Vaccari fosse substituído no Brian, poderia ser pelo ator Daniel Boaventura (!), pelo fato dele ser fisicamente parecido com o Seth, ter um match de voz idêntico e pelo fato de ambos serem cantores de jazz. Criei essa fanfic se um dia o filme de Family Guy fosse finalmente lançado, dublado e se fosse um filme musical (o Seth já deixou claro que pretende fazer de Family Guy um filme musical), com as músicas dubladas. Aleatório, mas enfim rs

Eu lembro de ver um fancast seu de um eventual filme da série, e também acho que ficaria excelente. Na possibilidade de pedirem cantores para o elenco, o Daniel cairia muito bem no Brian.

E como falei antes, hoje em dia, eu acho que um eventual projeto desses, seria sim viável nos cinemas brasileiros. Há 15/20 anos atrás, no entanto, eu já acharia muito mais difícil, em razão de questões que já foram postas em comentários anteriores.
(17-08-2025, 14:11 )SuperBomber3000 Escreveu:
(17-08-2025, 14:05 )H4RRY51 Escreveu: Eu sempre tive uma fanfic aleatória na cabeça que, se um dia o Hélio Vaccari fosse substituído no Brian, poderia ser pelo ator Daniel Boaventura (!), pelo fato dele ser fisicamente parecido com o Seth, ter um match de voz idêntico e pelo fato de ambos serem cantores de jazz. Criei essa fanfic se um dia o filme de Family Guy fosse finalmente lançado, dublado e se fosse um filme musical (o Seth já deixou claro que pretende fazer de Family Guy um filme musical), com as músicas dubladas. Aleatório, mas enfim rs

Eu lembro de ver um fancast seu de um eventual filme da série, e também acho que ficaria excelente. Na possibilidade de pedirem cantores para o elenco, o Daniel cairia muito bem no Brian.

E como falei antes, hoje em dia, eu acho que um eventual projeto desses, seria sim viável nos cinemas brasileiros. Há 15/20 anos atrás, no entanto, eu já acharia muito mais difícil, em razão de questões que já foram postas em comentários anteriores.

Sem contar que o Daniel tem experiência na dublagem e sempre mandou bem.
Não sei se essa opinião é impopular, mas, eu gosto do Guilherme Briggs no Harrison Ford (Só nele jovem, nele velho, realmente não tá).
(Este post foi modificado pela última vez em: 20-08-2025, 09:36 por Vortex.)
(20-08-2025, 06:20 )Vortex Escreveu: Não sei se essa opinião é impopular, mas, eu gosto do Guilherme Briggs no Harrison Ford (Só nele jovem, nele velho, realmente não tá.
Na verdade gostar do Briggs no ator jovem é bem popular. Nele mais velho que seria impopular mesmo…
(20-08-2025, 06:20 )Vortex Escreveu: Não sei se essa opinião é impopular, mas, eu gosto do Guilherme Briggs no Harrison Ford (Só nele jovem, nele velho, realmente não tá).
Só no Han Solo que eu consigo aceitar, pq combina com o personagem. Fora disso, não. Eu não suporto a redublagem de Indiana Jones, por isso.
(20-08-2025, 08:26 )Gabriel Escreveu:
(20-08-2025, 06:20 )Vortex Escreveu: Não sei se essa opinião é impopular, mas, eu gosto do Guilherme Briggs no Harrison Ford (Só nele jovem, nele velho, realmente não tá.
Na verdade gostar do Briggs no ator jovem é bem popular. Nele mais velho que seria impopular mesmo…

Ele no Han Solo na trilogia recente é terrível
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
Não sei se é impopular, mas nunca vi ninguém comentando sobre isso.

Eu curto a voz do Júlio Chaves no James Remar, acho ele top 3 do ator fácil, junto com Persy e Lobue
Achou que eu tava brincando?
Sabe, Eu Comparo as Atuais Dublagens com as Atuais Novelas da Globo, Tá Difícil Ter Dubladores de Renome Pois a Maioria dos Elencos de Dublagem São Formados por Dubladores que Eu Nunca Ouvi Falar, Principalmente pra Quem é do Tempo de André Filho Como Eu, Mas o que as Atuais Novelas da Globo Tem a Ver com a Atual Dublagem?, Eu Frequento o Facebook Há Muito Tempo e Vejo Mensagens de Usuários que Reclamam que Só Tem Atores Desconhecidos nas Novelas e que Sentem Falta de um Antônio Fagundes ou de uma Regina Duarte, Eles Querem Nomes de Peso nas Novelas, é Assim Comigo com Relação às Dublagens Atuais, Eu Quero Ouvir Aqueles Dubladores que Marcaram Época e Não Desconhecidos, Mas Infelizmente os Melhores Dubladores Já Morreram ou se Aposentaram Substituídos por Esses Dubladores da Geração Z e Eu Sendo Velho me Recuso a Atualizar, Mas Eu Prefiro Viver dos Grandes Dubladores do que Essas Vozes que me Pergunto: Quem São Essas Pessoas?, Afinal, Eu Só Conheço os Dubladores da Velha Guarda e Essa Geração Nuteflix Nunca Ouviu a Bela Voz do André Filho, Resumindo: é um Choque de Gerações, Mas uma Coisa Digo: Os Dubladores Antigos Eram os Melhores Atores Pois Eles Tinham Duas Coisas que os Atuais Dubladores Não Tem: Alma e Emoção.
Fiscal do Dublanet
(21-08-2025, 16:38 )Danilo Powers Escreveu: Sabe, Eu Comparo as Atuais Dublagens com as Atuais Novelas da Globo, Tá Difícil Ter Dubladores de Renome Pois a Maioria dos Elencos de Dublagem São Formados por Dubladores que Eu Nunca Ouvi Falar, Principalmente pra Quem é do Tempo de André Filho Como Eu, Mas o que as Atuais Novelas da Globo Tem a Ver com a Atual Dublagem?, Eu Frequento o Facebook Há Muito Tempo e Vejo Mensagens de Usuários que Reclamam que Só Tem Atores Desconhecidos nas Novelas e que Sentem Falta de um Antônio Fagundes ou de uma Regina Duarte, Eles Querem Nomes de Peso nas Novelas, é Assim Comigo com Relação às Dublagens Atuais, Eu Quero Ouvir Aqueles Dubladores que Marcaram Época e Não Desconhecidos, Mas Infelizmente os Melhores Dubladores Já Morreram ou se Aposentaram Substituídos por Esses Dubladores da Geração Z e Eu Sendo Velho me Recuso a Atualizar, Mas Eu Prefiro Viver dos Grandes Dubladores do que Essas Vozes que me Pergunto: Quem São Essas Pessoas?, Afinal, Eu Só Conheço os Dubladores da Velha Guarda e Essa Geração Nuteflix Nunca Ouviu a Bela Voz do André Filho, Resumindo: é um Choque de Gerações, Mas uma Coisa Digo: Os Dubladores Antigos Eram os Melhores Atores Pois Eles Tinham Duas Coisas que os Atuais Dubladores Não Tem: Alma e Emoção.

Mas os dubladores da atualidade são tão bons quanto os antigos
Amar não é pecado! 🍃

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dublagem para Fanfics Danilo Powers 19 10.492 30 minutos atrás
Última postagem: DubMasterZ
  Alguns recordes na dublagem rodolfoalbiero 571 234.886 1 hora atrás
Última postagem: Maria Julia Santana
  dublagem com papeis invertidos joselito de oliveira 747 54.118 1 hora atrás
Última postagem: Julius Rock
  Dublagem do novo jogo de South Park SuperBomber3000 170 14.750 1 hora atrás
Última postagem: Bruna'
  Elencos de Dublagem pra Filmes Dublados para Avião Danilo Powers 183 68.555 4 horas atrás
Última postagem: Bruna'

Usuários navegando neste tópico: 3 Convidado(s)