Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro?

258 Replies, 52666 Views

Daniel Felipe Escreveu:Mas o Jonas de Mello morreu

Se verdade... se eu fosse a família do Jonas eu vendia a voz dele então, Eternizar
----------
Coordenador geral das edições 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Oscar da Dublagem - Prêmio Yamato, do Anime Friends.
Colaborador das edições 1 e 8.
Me deparei com a IA do Noya, Kumode e cia no canal do ProZD hoje.

[video=youtube;4fWeWTd4aoE]https://www.youtube.com/watch?v=4fWeWTd4aoE[/video]

Me pareceu estranho porque o ProZD é voice actor, não me parece o tipo de coisa que ele acharia legal. E não tem graça nenhuma as piadas traduzidas com IA, é basicamente "AI slop" destilado.
True love will find you in the end.
Bruna Escreveu:Me deparei com a IA do Noya, Kumode e cia no canal do ProZD hoje.

[video=youtube;4fWeWTd4aoE]https://www.youtube.com/watch?v=4fWeWTd4aoE[/video]

Me pareceu estranho porque o ProZD é voice actor, não me parece o tipo de coisa que ele acharia legal. E não tem graça nenhuma as piadas traduzidas com IA, é basicamente "AI slop" destilado.

Então Bruna, acredito que o ProZD talvez nem saiba disso, coisa do próprio Youtube e do recurso de dublagem com IA deles que vem sendo usado por vários canais.

Não sei se você lembra daquela dublagem com IA de O Encantador de Cães que alguns episódios estão recebendo no Youtube, e é a mesmíssima "AI slop", com as vozes de Kumode, Gabriel Noya, Tati Keplmair e Tarsila Amorim. Vários canais no Youtube estão usando esse mesmo recurso com as vozes desses 4 dubladores.

Resta saber é se esses dubladores em questão sabem que isto está acontecendo. O que eu presumo é que os 4 tenham dublado algum projeto cujo contrato tinha alguma letra miúda sobre uso de voz que talvez eles não tenham lido ou entendido, e nisso o Youtube tenha pegado as vozes deles. Se não isso, só devem ter pegado na caruda mesmo.
Vocês tem acompanhado as notícias sobre o Veo3? como Ele consegue gerar falas e vozes artificiais, mais uma ameaça para a dublagem!

Tava navegando pelo YouTube hoje mais cedo e me deparei com esse vídeo cuja dublagem (voice-over, na verdade) foi feita com inteligência artificial. A voz é claramente baseada na do Robson Kumode. Gostaria de saber se o YouTube pediu permissão aos dubladores ou se está usando as vozes deles ilegalmente.
(15-08-2025, 20:58 )LopesMatheus1999 Escreveu:

Tava navegando pelo YouTube hoje mais cedo e me deparei com esse vídeo cuja dublagem (voice-over, na verdade) foi feita com inteligência artificial. A voz é claramente baseada na do Robson Kumode. Gostaria de saber se o YouTube pediu permissão aos dubladores ou se está usando as vozes deles ilegalmente.
Eu já perguntei pro Robson no Instagram sobre isso, mas nunca obtive resposta.
True love will find you in the end.

Isso já foi comentado posts atrás. O recurso de Dublagem Automática do Youtube vem usando as vozes do Robson Kumode, Gabriel Noya, Tati Keplmair e Tarsila Amorim, já há alguns meses. Provavelmente assinaram algum contrato em alguma dublagem que fizeram, que devia ter uma letra miúda ou cláusula ambígua que acabou por permitir o uso de IA nas vozes dos 4 em questão.

Acredito q ele tenha assinado sem querer algum contrato q dizia q a voz dele seria usada pra alimentar IA
Amar não é pecado! 🍃
Vi esses dias o vídeo de um rapaz gringo que foi na Favela da Rocinha e conseguiu acesso a membros do Comando Vermelho, entrevistando alguns para um vídeo. E uma coisa que eu notei, é que as falas em inglês do vídeo, como do rapaz conversando com o guia turístico dele, estão dubladas com inteligência artificial.

E, por mais que ainda existam problemas bem notórios nessa dublagem com IA, como o sotaque mudando do nada (saindo do PT-BR e indo para o PT-PT) e outras coisas, eu confesso que eu só percebi mesmo que era IA justamente quando começaram esses problemas com sotaque, isso já por volta de um minuto de vídeo. Em termos, especificamente falando, de entonação, não é excelente, claro, mas... soa bem menos robótico que outras dublagens em IA que eu já escutei, como aquelas que tem as vozes do Gabriel Noya, Tati Keplmair, Kumode e cia. Ou seja, cai no vale da estranheza, mas, ainda demora um pouco para cair.

O vídeo é esse, do canal Nick Shirley: https://www.youtube.com/watch?v=g8ETMM6cCNA

Sinceramente, acho que é motivo de preocupação.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dublagem para Fanfics Danilo Powers 19 10.481 11 minutos atrás
Última postagem: DubMasterZ
  Opiniões Impopulares Sobre Dublagem Bruna' 3.253 514.515 33 minutos atrás
Última postagem: H4RRY51
  Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz Paseven 760 109.375 35 minutos atrás
Última postagem: H4RRY51
  Alguns recordes na dublagem rodolfoalbiero 571 234.885 41 minutos atrás
Última postagem: Maria Julia Santana
  dublagem com papeis invertidos joselito de oliveira 747 54.114 53 minutos atrás
Última postagem: Julius Rock

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)