Mural dos Dubladores

2277 Replies, 501149 Views

Realmente o pessoal do RJ deixa política de lado na hora de ajudar um colega. Temos os exemplos do Ettore e do Ricardo, de dois extremos políticos e ambos receberam/recebem ajuda.

(02-02-2026, 19:55 )DavidDenis Escreveu:
(02-02-2026, 17:46 )Gabriel Marques Escreveu:
(02-02-2026, 14:23 )DavidDenis Escreveu: No Rio de Janeiro os dubladores de ideologias BEM DIFERENTES convivem de forma mais harmoniosa.

O pior é que eu também já percebi isso.
Basta ver figuras igual o Manolo, Marco Ribeiro, Bruno Rocha, Ricardo Schnetzer, entre outros, sempre continuaram sendo escalados normalmente, independente da ideologia. 
Em SP, a galera parece ser mais radical.
A pessoa mais radical do Rio é a Isis e segue cheia de escalas.

Koschdoski?
(Este post foi modificado pela última vez em: 02-02-2026, 20:18 por Thiago..)
A coisa nas terras cariocas parece mais equilibrada ao não misturar dublagem e política.
Também sou do lado oposto ao dublador Alexandre Marconato, mas seu talento é inegável.
O Ettore e o Marcus Jardym trabalham pouquíssimo, com o segundo constantemente usando as redes sociais dele pra basicamente implorar por trabalho. Perissé também que eu saiba tem viés de esquerda e a gente viu a crise que ele teve nas redes sociais dele por falta de trabalho.
Curiosamente, no caso do Ettore e do Marcus, são caras bem radicais e francos num patamar que nem eu concordo.
Agora, imagina que engraçado seria se eu fingisse ser uma pessoa insana e começasse a dizer que tem uma conspiração direitista pra impedir esses caras de trabalharem.
True love will find you in the end.
Sempre tem aquela chance de realmente estarem evitando dubladores com um viés conservador, mas, vendo como o mercado está atualmente (não tá fácil nem para quem já está a anos trabalhando), não seria o caso de eles só não estarem sendo chamados, e por causa disso inventaram essas teorias da cabeça deles? Nós sabemos que conservadores são meio abublé das ideias.
(03-02-2026, 10:20 )MendesOtavio Escreveu: Sempre tem aquela chance de realmente estarem evitando dubladores com um viés conservador, mas, vendo como o mercado está atualmente (não tá fácil nem para quem já está a anos trabalhando), não seria o caso de eles só não estarem sendo chamados, e por causa disso inventaram essas teorias da cabeça deles? Nós sabemos que conservadores são meio abublé das ideias.
Nem penso tanto "veto por ideologia", mas com o mercado atual com pouco trabalho e cada vez mais fechado, é escalado quem é próximo de quem escala. Mais chances do diretor chamar um amigo do que um inimigo. E você costuma ser amigo de quem pensa como você, de quem tem a mesma ideologia, se esta é a melhor palavra...
----------
Usuário punido com bloqueio com um tempo de expiração de indefinido na Dublapédia - Dublagem Wiki.
(02-02-2026, 22:56 )Bruna Escreveu: O Ettore e o Marcus Jardym trabalham pouquíssimo, com o segundo constantemente usando as redes sociais dele pra basicamente implorar por trabalho. Perissé também que eu saiba tem viés de esquerda e a gente viu a crise que ele teve nas redes sociais dele por falta de trabalho.
Curiosamente, no caso do Ettore e do Marcus, são caras bem radicais e francos num patamar que nem eu concordo.
Agora, imagina que engraçado seria se eu fingisse ser uma pessoa insana e começasse a dizer que tem uma conspiração direitista pra impedir esses caras de trabalharem.
Poisé, e msm o Marconato (e outros) sendo direitista extremo conspiracionista, ele ainda tava em tudo da UniDub e Unisom, por exemplo.

Então, se isso afetou em alguma coisa, foi mínima. claramente a balança pende mais pra um lado, mas não vou entrar em discussao nesss tópico inútil que só serve pra criar treta, q já deveria ter sido fechado de novo há muito tempo
O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius
Um estúdio que eu sei que o Alexandre havia deixado de trabalhar há não muito tempo, era a Media Access Company, acredito que ali por volta de 2024. Na Vox Mundi ele já não trabalhava, mas lá o caso parece ser mais antigo. Acredito que ele também não dublasse na Sigma, pelo menos tem muitos anos que não o escuto em nada de lá.

O Alexandre aparentemente trabalhava muito, relativamente, mas em poucos estúdios. Unidub/Iyuno, Unisom, Macias, DPN, BKS, as vezes aparecia na Centauro e na Dublavídeo, em algumas coisas na Keywords, e na Dubbing & Mix também, e mais um ou outro estúdio que eu tenha me esquecido. Vez ou outra também gravava alguma coisa remota para estúdios do Rio, mas mais esporádico. Acho que é o que dá para dizer, que ele trabalhava bastante sim, mas num grupo mais restrito de estúdios.

No Macias, ele foi substituído já em alguns trabalhos pelo Ricardo Juarez. Na Iyuno, as sequências do que ele fazia ainda vão ser lançadas, mas temos aí nova série de Dragon Ball vindo, e também a segunda temporada de Efeitos Colaterais, em que ele era um fixo secundário.

(03-02-2026, 10:20 )MendesOtavio Escreveu: Sempre tem aquela chance de realmente estarem evitando dubladores com um viés conservador, mas, vendo como o mercado está atualmente (não tá fácil nem para quem já está a anos trabalhando), não seria o caso de eles só não estarem sendo chamados, e por causa disso inventaram essas teorias da cabeça deles? Nós sabemos que conservadores são meio abublé das ideias.

Eu também acho esse um ponto válido. Independentemente da questão do Alexandre, considerando tudo que falam nos últimos anos, o mercado está de fato horrível, depois da pandemia veio uma baixa de volume de trabalho, vários dubladores já comentaram sobre. E a impressão que eu tenho é que, as "panelinhas" em geral se fecharam mais por causa disso. O pouco trabalho que se têm, os diretores/coordenadores acabam priorizando seus contatos mais próximos.

Eu acredito que a política possa sim ter sido um componente nessa questão do Alexandre, mas acho que não foi só isso. Eu sinto que, até em razão dessa questão da IA, hoje existe um sentimento de receio muito forte em relação ao futuro da dublagem, e é geral. Se você perguntar como vai estar a dublagem daqui a uns 5 anos, de verdade, acho que ninguém consegue responder com exatidão sobre. Teoria minha, mas, talvez o Alexandre mesmo possa ter se antecipado em relação a isso, vai saber.
(Este post foi modificado pela última vez em: 03-02-2026, 13:01 por SuperBomber3000.)
(02-02-2026, 20:17 )Thiago. Escreveu: Realmente o pessoal do RJ deixa política de lado na hora de ajudar um colega. Temos os exemplos do Ettore e do Ricardo, de dois extremos políticos e ambos receberam/recebem ajuda.

(02-02-2026, 14:23 )DavidDenis Escreveu: No Rio de Janeiro os dubladores de ideologias BEM DIFERENTES convivem de forma mais harmoniosa.

Basta ver figuras igual o Manolo, Marco Ribeiro, Bruno Rocha, Ricardo Schnetzer, entre outros, sempre continuaram sendo escalados normalmente, independente da ideologia. 

Koschdoski?

Exatamente, ela é bem radical de direita. E todo mundo no Rio sabe disso.
----------
Usuário punido com bloqueio com um tempo de expiração de indefinido na Dublapédia - Dublagem Wiki.
(03-02-2026, 13:33 )DavidDenis Escreveu:
(02-02-2026, 20:17 )Thiago. Escreveu: Realmente o pessoal do RJ deixa política de lado na hora de ajudar um colega. Temos os exemplos do Ettore e do Ricardo, de dois extremos políticos e ambos receberam/recebem ajuda.

Koschdoski?

Exatamente, ela é bem radical de direita. E todo mundo no Rio sabe disso.

Agora que eu vi os posts dela no Facebook (um com Alexandre Gagagarcia e outro sobre um fulano de tal lá). Mais uma da dublagem que abraçou o bolsonarismo (eu ia usar outro termo mas meu advogado avisou que não era uma boa ideia)
Tem uns que foram pra porta do quartel, só não postaram. Tem histórias maravilhosas, como um que pegou pneumonia na chuva ☔️
----------
(Este post foi modificado pela última vez em: 04-02-2026, 09:59 por DavidDenis.)

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Últimos trabalhos que os dubladores fizeram antes de falecer rodineisilveira 369 175.723 23-02-2026, 21:49
Última postagem: Luizzs
  Trabalhos típicos dos dubladores Hades 343 140.623 23-02-2026, 18:51
Última postagem: Gabriel
  Amostra de Vozes de Dubladores MarcosVesiene 332 76.437 23-02-2026, 16:59
Última postagem: Gabriel
  Dubladores com vozes Parecidas - Versão 2.016 Reinaldo 2.382 719.466 22-02-2026, 17:03
Última postagem: Maldoxx
  Você lê quadrinhos imaginando os dubladores? Hades 122 62.562 21-02-2026, 21:41
Última postagem: Davi Barros

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)