Sintetizadores de voz por IA pode ser o fim da dublagem no futuro?

258 Replies, 53447 Views

Reinaldo Escreveu:Pelo que dá a entender nas matérias feitas, o sindicato fez por conta própria e vários dubladores reclararam da decisão depois que saiu na mídia. Deve ter rolado muito $..

Pelo visto deve sair um sub-sindicato disso (se é que isso existe)...

Dunkinho Escreveu:Um monte de referências podem ser perdidas com essa adaptação porque não há historicamente um fluxo migratório de argentinos para o Brasil do mesmo nível que há do México pros Estados Unidos (embora agora isso possa vir a acontecer). E de qualquer forma, o jogo não se passa no Brasil

Se bem que estúdios de dublagens como a All Dub não ligam pra esse tipo de (in)consistência quando se trata de fazer uma dublagem "engraçadinha". Quem entendeu, entendeu.
Locução comercial cada vez mais está indo para o saco, isso é algo que eu tenho notado com muita frequência, cada vez mais é possível ouvir locuções feitas por IA por aí.
Queria saber a opinião do pessoal aqui do fórum... Vocês realmente acreditam que a IA pode extinguir a profissão de dublador?

Eu confesso que tô começando a acreditar.
Thiago. Escreveu:Queria saber a opinião do pessoal aqui do fórum... Vocês realmente acreditam que a IA pode extinguir a profissão de dublador?

Se empresas grandes começarem a usar, tem chances de acontecer, não acredito que todas vão ter cacife pra só utilizar vozes em IA.
Thiago. Escreveu:Queria saber a opinião do pessoal aqui do fórum... Vocês realmente acreditam que a IA pode extinguir a profissão de dublador?

No presente momento, não.

No médio prazo, talvez não (vamos botar aí, uns 10-15 anos).

Acredito também que ainda haverá muita pressão por parte dos profissionais de voz, no Brasil e no mundo em geral, então isso pode gerar um efeito contrário.

Mas no longo prazo, eu acho que sim, como muitas outras profissões provavelmente virão a acabar também. Sinceramente, acho difícil ver nossos netos e bisnetos convivendo com o conceito de dublagem do jeito que convivemos na infância e até hoje. E não somente a dublagem, se olhar outras áreas da arte, não duvido de termos teatro com hologramas e coisas do tipo ao invés de atores reais, por exemplo.

Não estou dizendo que goste dessa perspectiva, mas a acho possível sim.
SuperBomber3000 Escreveu:No presente momento, não.

No médio prazo, talvez não (vamos botar aí, uns 10-15 anos).

Acredito também que ainda haverá muita pressão por parte dos profissionais de voz, no Brasil e no mundo em geral, então isso pode gerar um efeito contrário.

Mas no longo prazo, eu acho que sim, como muitas outras profissões provavelmente virão a acabar também. Sinceramente, acho difícil ver nossos netos e bisnetos convivendo com o conceito de dublagem do jeito que convivemos na infância e até hoje. E não somente a dublagem, se olhar outras áreas da arte, não duvido de termos teatro com hologramas e coisas do tipo ao invés de atores reais, por exemplo.

Não estou dizendo que goste dessa perspectiva, mas a acho possível sim.

Amigo, achei você bem positivista no médio prazo.

Os próprios SAG e o WGA vão ter que renegociar tudo daqui 2/3 anos.
Thiago. Escreveu:Amigo, achei você bem positivista no médio prazo.

Os próprios SAG e o WGA vão ter que renegociar tudo daqui 2/3 anos.

Sim, posso ter sido. Mas realmente imagino que vá haver pressão contrária a isso, o que pode esticar esse prazo de 2-3 anos. É algo que vem sendo debatido no mundo todo, querendo ou não.
Ces viram esse abaixo-assinado?

Algumas páginas que falam sobre dublagem (tipo aquela Dublagem Brasileira) tão divulgando nas redes sociais.

https://twitter.com/dublagembra/status/1...Z5VAqAyRTg

https://www.change.org/p/protect-dubbing...re_initial
Será que Terão que Apelar para o Governo Federal?
Danilo Powers Escreveu:Será que Terão que Apelar para o Governo Federal?

Se fizerem algo será não só pra Dublagem em si mas pra profissionais que usam a voz como cantores, radialistas e outros que também podem ter suas vozes substituídas por IA

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  dublagem com papeis invertidos joselito de oliveira 752 56.874 13 minutos atrás
Última postagem: Gabriel
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.062 3.729.000 46 minutos atrás
Última postagem: Austin
  Retorno da dublagem de Digimon (?) Duke de Saturno 61 6.607 1 hora atrás
Última postagem: Thiago.
  Em busca de vozes maduras, Netflix inicia projeto de dublagem com moradores do Retiro dos Artistas Thiago. 17 2.684 1 hora atrás
Última postagem: Reinaldo
  Nota de Falecimento - Artistas brasileiros da voz Paseven 771 111.997 2 horas atrás
Última postagem: Reinaldo

Usuários navegando neste tópico: 2 Convidado(s)